Você sabia que o varejo, precisa se preocupar com muitas coisas que vão além de garantir que sua loja não tenha ruptura e tenha os melhores produtos? Afinal, o varejo é composto majoritariamente por pessoas, sendo necessário ter uma gestão de pessoas eficaz e que contemple seus colaboradores.

Por isso, criamos esse artigo! Nele, vamos te falar qual é a importância da gestão de pessoas no varejo e também mostrar como você consegue deixar seus colaboradores sempre engajados. 

Ficou interessado no assunto? Então acompanhe o nosso artigo e descubra a importância da Gestão de Pessoas no Varejo!

Antes, vamos entender o que é a Gestão de Pessoas!

A Gestão de pessoas é a área da sua empresa que é responsável por ser a administradora dos seus colaboradores. O objetivo da Gestão de Pessoas em sua empresa, é o de valorizar seu capital humano, ou seja, aumentar a satisfação dos seus colaboradores. 

Além disso, a gestão de pessoas trabalhar com a capacitação, o desenvolvimento e o envolvimento das pessoas com a empresa. Dessa forma, podemos dizer que a sua área de Recursos Humanos, é a responsável por selecionar os melhores colaboradores para a sua empresa e, por manter eles engajados e melhorando continuamente. 

Isso permite a evolução da sua empresa e dos colaboradores, que se sentem cada vez mais importantes na organização.

Agora, vamos entender qual é a importância da Gestão de Pessoas no Varejo!

Como falamos acima, a gestão de pessoas é responsável por garantir que seus colaboradores estejam sempre engajados e melhorando continuamente como profissionais. 

Além disso, é o seu RH que auxilia na felicidade dos seus colaboradores. Isso impacta diretamente na maneira como eles atendem seus clientes. Afinal, se um funcionário não está feliz e não dá 100% da sua força de trabalho no dia a dia, seus consumidores percebem isso na maneira como é atendido.

Por isso, é correto afirmar que, a Gestão de Pessoas no Varejo é importante para auxiliar você, a fidelizar seus clientes. Afinal, um consumidor bem atendido e que teve uma experiência de compra positiva, irá voltar a comprar em sua loja e também, irá indicar ela para seus amigos e familiares. 

Dessa forma, quem ganha é você, que acaba ganhando o marketing boca a boca da qualidade dos seus serviços.

Agora, vamos ver como a Gestão de Pessoas pode ajudar na Felicidade do seu Colaborador!

Como vimos, a Gestão de Pessoas no Varejo é importantíssima quando falamos de felicidade do colaborador. Mas, como ela pode ajudar o seu funcionário a se sentir mais motivado e alegre no seu dia a dia? 

Para te ajudar a entender melhor o papel do RH Varejista, separamos os pontos abaixo sobre como ele ajuda o seu colaborador a ser mais feliz no trabalho:

  • Ministrando Treinamentos Corporativos;
  • Criando um Plano de Carreira para todas as áreas do seu Varejo;
  • Promovendo uma melhor Comunicação Interna;

Abaixo, vamos entender melhor sobre essas acoes da Gestão de Pessoas no Varejo!

Ministrando Treinamentos Corporativos

O treinamento é uma das principais ações que a Gestão de Pessoas no Varejo precisa fazer, logo quando contrata um colaborador novo. Afinal, é no treinamento que você consegue guiar seu funcionário a oferecer um atendimento excelente para seu consumidor.

Vale lembrar que não são apenas os colaboradores novos que se beneficiam dos treinamentos. Afinal, ele é uma ótima maneira de manter sempre as melhores práticas enraizadas nos seus colaboradores mais antigos, que podem participar de workshops periódicos em sua área de atuação.

Dessa forma, eles conseguem perceber a importância do seu trabalho e se sentem mais valorizados em sua empresa, aumentando sua felicidade no dia a dia.

Criando um Plano de Carreira para todas as áreas do seu Varejo

O Plano de Carreira é algo que impacta diretamente na felicidade do seu colaborador. Afinal, é com ele que você consegue mostrar que ele tem um futuro em sua empresa, podendo sim, ser promovido e conquistar melhores cargos com o passar do tempo e esforço. 

Por isso, não deixe de ter um plano de carreira que seja acessível para todos os colaboradores e bem explicado. Isso os auxiliará em seu direcionamento no dia a dia de trabalho, sabendo onde melhorar para gerar mais valor para a sua empresa.

Promovendo uma melhor Comunicação Interna

E por último, destacamos a importância de promover uma melhor comunicação interna no varejo! 

Afinal, sabemos que a comunicação é a base para que relacionamentos de qualquer natureza sejam positivos e duradouros. E, se você possui uma rotina de treinamentos e um plano de carreira, caso isso não seja divulgado da melhor maneira, corre o risco de seus colaboradores não saberem de sua existência.

Além disso, com uma comunicação interna eficiente, sua Gestão de Pessoas consegue diminuir os rumores infundados e a famosa rádio peão, responsável por muitas vezes minar a felicidade dos seus colaboradores.

Dessa forma, investir em uma comunicação interna que seja clara e auxilie seus colaboradores no dia a dia, é mais uma ação da Gestão de Pessoas no Varejo que impacta diretamente na felicidade do seu colaborador.

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer mais sobre a Gestão de Pessoas no Varejo? Vale lembrar sempre, que a Gestão de Pessoas é importante para toda e qualquer empresa, de todos os portes.

Sendo assim, fica a dica para que você, que tem um varejo de proximidade, não negligencie essa questão em sua loja. Afinal, com um atendimento bem feito, as  pessoas do bairro em que você atua, com certeza irão se fidelizar ainda mais em sua loja.