Mesmo aqueles que não possuem um veículo próprio conhecem os desafios (e custos) da manutenção de um. Isso é ainda mais complicado para uma empresa que precisa cuidar de uma frota de veículos. Daí a gestão de frotas.

Quer aprender a importância e dicas práticas para fazer Gestão de Frotas? Então acompanhe.

Afinal, o que é Gestão de Frotas?

Uma frota de veículos é fundamental para a logística das empresas em várias situações.

Como por exemplo, transportar funcionários e clientes, mover equipamentos, e principalmente, levar mercadorias de armazéns e Centros de Distribuição para os varejistas.

Gestão de frotas corresponde a uma série de métodos, técnicas e ferramentas, que permitem às empresas reduzir e até mesmo eliminar os riscos que o investimento em seus veículos corre. E assim, aumentar a produtividade de sua operação logística e reduzir custos.

Lembre-se, um veículo é um ativo da empresa! Porém este ativo está sujeito a uma série de riscos. Por exemplo, segundo dados da Firjan, entre 2011 e 2016, o Brasil ultrapassou 100 mil casos de roubo de carga totalizando um prejuízo de cerca de R$ 6,1 bilhões.

Dicas para uma boa Gestão de Frotas

A seguir, você verá uma série de dicas para uma boa Gestão de Frotas, independente do modelo de negócio adotado. Seja uma distribuidora levando mercadorias para outros estados ou empresas com dois ou três veículos para deslocamento de colaboradores, certos cuidados são os mesmos, porém em maior ou menor escala. O objetivo é cuidar bem deste ativo tão peculiar de uma empresa.

  • Seja rigoroso ao selecionar os motoristas;
  • Faça manutenção preventiva nos veículos;
  • Não se esqueça dos gastos regulares;
  • Utilize um Sistema de Gerenciamento de Transporte;
  • Tenha especial atenção a roteirização.

Agora, vamos nos aprofundar em cada uma dessas dicas:

Seja rigoroso ao selecionar os motoristas

Não adianta ter os melhores veículos e rotas se o motorista responsável não for de confiança. O sucesso de uma empresa está na qualidade de seus colaboradores e com os motoristas não seria diferente.

Ao selecionar motoristas, verifique situação da carteira de habilitação, antecedentes e de preferência, inclua um teste prático no processo seletivo.

O Bluesoft ERP, por exemplo, possui funcionalidade de cadastro de motoristas, controle de remuneração deles e várias outras para ajudar na sua gestão.  

Faça manutenção preventiva nos veículos

Manutenção preventiva dos veículos é fundamental para a conservação da mesma, além de garantir uma boa operação. Assim, é possível evitar problemas como quebra de veículos (atraso nas entregas) e até acidentes, que podem danificar mercadorias e até mesmo por vidas em risco.

Além do veículo em si, é preciso estar atento a duração de certos itens, como por exemplo, baterias, amortecedores, pastilhas de freios e etc.

Tudo o que foi planejado e executado na Gestão de Frotas pode ir por água abaixo com mecânicos ruins ou não confiáveis. Por isso, faça uma boa seleção de fornecedores de mecânica ou crie uma equipe interna, mas não negligencie essa etapa.

Uma boa dica é fazer uma lista de itens para verificar antes de sair, principalmente as que necessitam um grande deslocamento.  

Não se esqueça dos gastos regulares

Veículos devem estar sempre em dia com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), além de seguros.

Além disso, em relação a pedágios há vários programas de facilidade que podem ajudar muito a operação. Controle os custos com pedágios unificando pagamentos e evitando perda de tempo do motorista.

Outro ponto: não esqueça das vistorias regulares exigidas pelo DETRAN do seu estado.

Utilize um Sistema de Gerenciamento de Transporte

Um Sistema de Gerenciamento de Transporte, ou TMS (Transportation Management System) é fundamental para uma Gestão de Frotas eficiente.

Esse tipo de sistema tem funcionalidades cruciais para a Gestão de Frotas, como por exemplo:

  • Automatizar processos de distribuição de cargas;
  • Controlar o fluxo de informação;
  • Monitorar e rastrear o transporte;
  • Cadastro dos veículos da frota;
  • Gerenciamento de documentos de transporte;
  • Planejamento de manutenção dos veículos (como por exemplo, gestão de peças e acessórios para manutenção);
  • Rastreamento de frota;
  • Gerar relatórios;
  • E muito mais!

Um sistema TMS quando integrado a um sistema ERP, como o Bluesoft, pode transformar a gestão de transporte na empresa.

Tenha especial atenção a roteirização

O processo de roteirização é a definição das melhores rotas possíveis, sejam em espaços urbanos ou rurais, além de itinerários intermunicipais, interestaduais ou internacionais.

Com a roteirização, as empresas conseguem entregar os pedidos no menor tempo e no caminho mais curto possível. Assim, é possível reduzir custos e aumentar a satisfação dos clientes.

Conclusão

Agora que você conhece os desafios e vantagens de se dedicar ao fazer uma Gestão de Frotas, está na hora de revisar a operação do seu negócio.

Outro ponto interessante é avaliar a necessidade da própria frota. Há modelos de negócios que se ajustam muito bem a tipos de entrega terceirizados, como por exemplo, contratando transportadoras ou até mesmo despachando entregas por Correio.