Com a correria do dia a dia, muitos consumidores acabam buscando por refeições prontas para consumir, que possuam frescor e que sejam cada vez menos industrializadas, mantendo os nutrientes de uma refeição saudável. Visando atender a esse consumidor que busca o equilíbrio entre uma refeição nutritiva e com qualidade, com a correria do dia a dia, surgiu o Food Service em supermercados.

Para termos ideia do tamanho desse mercado, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), nos últimos anos, o Food Service vêm crescendo em média 11% ao ano.

Com um crescimento exponencial, é preciso que o varejista conheça o que é o Food Service, as vantagens de contar com um em sua loja e também alguns formatos que você pode incluir em seu supermercado. Confira!

Antes, vamos entender o que caracteriza um Food Service em Supermercados!

Como falamos anteriormente, a correria do dia a dia fez com que os consumidores busquem se alimentar fora de casa, muitas vezes até no transporte entre trabalho e sua casa. Para termos ideia, segundo a Abrasel, o brasileiro gasta cerca de 32,8% do seu orçamento destinado à alimentação com as refeições fora de casa.

E é nesse cenário que o Food Service entra em cena. Ele é caracterizado pelos estabelecimentos prestadores de serviços alimentícios, englobando nesse rol supermercados, food trucks, lanchonetes, restaurantes… Ou seja, todos os varejistas que possuem negócios para a alimentação fora de casa.

É importante observar que a popularização dos aplicativos de entrega, como iFood e Uber Eats, acabou aumentando a adoção do brasileiro pelo Food Service, sendo o delivery um braço importante da atuação desse setor.

Agora que entendemos o que caracteriza essa categoria, vamos conhecer as vantagens do Food Service para os supermercados.

Vantagens do Food Service em Supermercados!

Conforme falamos acima, o brasileiro está buscando cada vez mais praticidade em seu dia. Logo, o varejista acaba se beneficiando dessa mudança de consumo ao oferecer o food service em seu supermercado. 

As principais vantagens que podemos destacar, são: 

  • A possibilidade do consumidor comprar mais produtos para consumir junto com a refeição, aumentando assim seu ticket médio;
  • Aumento na presença online, estando disponível em aplicativos de alimentação como o Uber Eats e o iFood;
  • Melhora na percepção de valor do seu consumidor, que caso se agrade com o alimento consumido, possui a tendência a comprar recorrentemente em sua loja;
  • Redução de desperdícios, com os alimentos podendo ser preparados com produtos que não foram vendidos e estão próprios para o consumo;
  • Renovação dos produtos oferecidos, proporcionando novas experiências de consumo para o seu shopper.

Agora que entendemos algumas vantagens do Food Service em Supermercados, vamos conhecer dois formatos que estão em alta no varejo nacional.

Dois formatos de Food Service em Supermercados!

Além de conhecer as vantagens do Food Service em Supermercados, é importante que o varejista conheça também alguns formatos dele para suas lojas. Por isso, destacamos os dois formatos a seguir!

Alimentação Natural

A Alimentação Natural é um formato de Food Service que é bastante procurado pela população, apontado inclusive em pesquisas como uma tendência de alimentação da população mundial.

Logo, o mercado de Food Service de alimentação natural não poderia deixar de estar em expansão. Aqui, destacam-se alimentos orgânicos, com baixa ou nenhuma quantidade de industrializados e também, que contenham os macro nutrientes necessários para o corpo humano.

Podemos destacar como exemplo de Food Services naturais, pratos feitos para pessoas veganas, com ingredientes locais, que não contenham açucar ou lactose, entre outras opções.

Grab and Go

Já o Formato Grab and Go engloba o sentimento de velocidade que o consumidor precisa para maximizar o seu dia. Nesse ponto, podemos destacar a importância do varejista preparar pratos prontos com base nos dados coletados de quais possuem maior saída. 

Além disso, outro formato de alimentação que acaba servindo para esse propósito, são os lanches como os Wraps, ou então, os Bowls de uma determinada refeição, como os pokes, prato típico da culinária havaiana.

Esse tipo de produto normalmente é pronto para o consumo e acompanham talheres descartáveis, sem a necessidade de o consumidor esquentar o alimento, ou então precisar higienizar a embalagem após o uso.

E aí, o que achou de conhecer melhor sobre o Food Service em Supermercados? É importante lembrar sempre que sua adoção pelo varejista precisa ser feita com calma, afinal, estamos falando de alimentos altamente perecíveis e que precisam ser consumidos no mesmo dia. 

Portanto, lembre-se sempre de levar em conta os riscos que o seu negócio pode ter com as perdas no food service, evitando a produção exacerbada de alimentos que podem acabar não sendo consumidos no dia.