Seja bem vindo ao Papo express da Bluesoft, Sistema de Gestão para o Varejo na nuvem, e hoje Wilson Souza fala sobre os produtos FMCG ou bens de consumo rápido

Os FMCGs ou fast moving consumer goods são aqueles produtos que são vendidos rapidamente e com um custo relativamente baixo. Os exemplos incluem bens não duráveis, tais como alimentos embalados, bebidas, artigos de higiene pessoal, medicamentos de venda livre e outros consumíveis.

Muitos FMCGs têm uma vida útil curta, como resultado da alta demanda do consumidor ou porque o produto deteriora-se rapidamente. Como carne, frutas e vegetais, produtos lácteos ou cozidos, que são altamente perecíveis. Outros bens, como alimentos pré-embalados, refrigerantes, chocolate, doces, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza, têm altas taxas de rotação. Sendo que as vendas às vezes são influenciadas por feriados e estações.

Outra característica dos FMCGs está relacionada as embalagens. Esses produtos exigem que os sistemas de logística e distribuição utilizem embalagens secundárias, e as vezes terciárias, maximizando a eficiência e durabilidade do bem, para a proteção e vida útil do produto.

Embora a margem de lucro feita por esses produtos seja relativamente pequena (mais ainda para os varejistas), eles geralmente são vendidos em grandes quantidades gerando um lucro acumulado substancial para a empresa. Ou seja, um caso clássico de negócios de baixa margem e alto volume.

Assista ao vídeo. =D