O Fluxo de Caixa Projetado é um dos instrumentos mais interessantes para gestores e empresários. Ele é uma projeção do Fluxo de Caixa que ajuda na tomada de decisão, como por exemplo, definir orçamentos e gerenciar prazos.

Mas primeiro, precisamos entender o que é fluxo de caixa, que diferentemente do balanço financeiro, não tem nada a ver com lucro ou prejuízo. Ele, na verdade, é um método que ajuda o gestor a ter o controle total sobre a sua empresa.

Sendo assim, o fluxo de caixa projetado será uma projeção baseada em informações formadas pelas entradas e saídas de dinheiro da empresa em um determinado período.

Criar esse histórico é de extrema importância, afinal, o gestor terá todas as informações necessárias para se planejar e evitar que sua empresa fique exposta e vulnerável a uma série de problemas financeiros, principalmente relacionados a imprevistos e investimentos.

Isto porque, a curto prazo, ele pode ajudar os gestores da área com melhores datas para o pagamento de fornecedores e melhor definição de datas de vencimento.

Já a longo prazo, a ferramenta ajuda no planejamento das atividades financeiras de uma empresa, no planejamento de investimentos, na permissão de um maior e melhor controle da saúde financeira e facilita a análise de liquidez do negócio.

Uma vez que, segundo dados divulgados pelo Sebrae, em 2021 3% das micro e pequenas empresas fecham antes de completar cinco anos de atividade no Brasil, chegando a quase 30% no caso dos Microempreendedores Individuais (MEIs).

De acordo com os pesquisadores, um dos principais motivos para o fim desses empreendimentos é a falta de planejamento e gestão financeira.

Com isso concluímos que, uma vez que o Fluxo de Caixa Projetado serve para identificar possíveis faltas e sobras de dinheiro no caixa da empresa, em um período, ele se torna importantíssimo para o controle da organização financeira dentro de um negócio.

Atualizado em: 19/05/2022