A ABRAS está participando ativamente na revisão da Norma Regulamentadora 12 nos Anexos VI NR12 (Padaria e Confeitaria) e do Anexo VII (Açougue e Mercearia).

A Norma Regulamentadora 12 especifica e define os princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos. Acesse o post e saiba mais.

 

Nos dias 30 e 31 a ABRAS participa da reunião de revisão da NR 12 que trará alterações para garantir ainda mais a segurança dos  trabalhadores que utilizam equipamentos na fabricação de produtos.

As alterações refletirão também nos Anexos VI (Padaria e Confeitaria) e do Anexo VII (Açougue e Mercearia), e será importante o acompanhamento das novas medidas, pois atingirá os supermercadistas que em sua maioria possuem esses setores.

Principais objetivos da NR 12

  • Adequar as máquinas existentes no local de trabalho
  • Boas práticas em segurança de trabalho
  • Prevenir doenças
  • Reduzir acidentes

Para cada setor existem uma infinidade de especificações que precisam ser adequadas, vale a leitura de cada Anexo correspondente ao setor existente no ramo de sua atividade.  Nesse link você poderá consultar todos os anexos.

Infrações

O não cumprimento das especificações pode trazer multa de até 5.000 UFIR. O valor da UFIR em 03/2016 é de R$ 3,0023.

Alguns procedimentos

  • Elaborar processo de trabalho a ser seguido pelos trabalhadores antes do inicio da utilização das máquinas e após o término do trabalho.
  • Capacitar os trabalhadores com treinamentos sobre o manuseio das máquinas
  • Realizar manutenção preventiva nas máquinas para minimizar eventuais acidentes
  • Montar o check-list de utilização de acessórios, manter a supervisão em dia
  • Realizar treinamentos periódicos para conscientização de correto manuseio das máquinas

Máquinas dos anexos VI e VII

Os procedimentos de segurança no anexo VI e VII envolvem as máquinas abaixo, onde no anexo é discriminado detalhadamente as instruções que precisam se adequar.

Anexo VI Anexo VII
Amassadeiras Serra fita – para corte de carnes em varejo.
Batedeiras Fatiador de bifes
Cilindro de Panificação Amaciador de bife
Modeladoras Moedor de carne – Picador
Laminadora Fatiador de frios
Fatiadora de Pães
Moinho para Farinha de Rosca

 

Atualizações das medidas

Ainda não há uma relação de alterações que estão sendo discutidas, acompanharemos as atualizações e as divulgaremos em nosso portal, fique ligado!

Até a próxima!