Criada nova modalidade de pagamento de duplicatas a pagar, Adiantamento de Pagamento à Fornecedores, esta nova modalidade de pagamento é para duplicata que serão geradas na finalização do pedido de compra. Pode ser utilizada para pagamentos adiantados do valor total do pedido, ou para adiantamentos parciais (sinal).

A quitação deste tipo de duplicata, será na forma de abatimento na duplicata de pagamento. Ao confirmar o recebimento da nota de compra vinculada com pedido que possui o tipo de pagamento adiantado, a duplicata de adiantamento criada ao fechar o pedido será automaticamente utilizada como um abatimento da duplicata a pagar referente a nota fiscal.

No contrato de fornecimento, foi incluída a opção para informar que o Tipo de Pagamento é “Pagamento Adiantado“, conforme imagem abaixo.
As demais informações do contrato de fornecimento, deverão ser incluídas, pois o mesmo será utilizado como referência para criar a duplicata no Recebimento de Mercadorias, especialmente em casos em que o adiantamento é parcial.

Ao criar um Pedido de Compra, utilizando o contrato que seja do tipo de pagamento adiantamento, na finalização do pedido será exibida uma tela com os valores das duplicatas para cada loja, que serão geradas com base no valor do pedido, conforme imagem abaixo. Você deverá informar o valor do adiantamento e data de vencimento da duplicata de adiantamento.

Ao clicar em Fechar Pedido, será exibida um pop-up avisando sobre a criação das duplicatas a pagar, conforme imagem abaixo.

Se houver a necessidade de reabrir o pedido de compra, ao finalizar o mesmo, serão exibidas as duplicatas geradas anteriormente, conforme imagem abaixo. Você poderá cancelar as duplicatas, se necessário, e criar outras com outros valores, caso o valor do pedido mude (com o tanto que as duplicatas geradas na primeira vez que o pedido foi fechado não estejam pagas).

A duplicata de adiantamento poderá ser paga como qualquer outra duplicata a pagar, com qualquer forma de pagamento disponível.

No Contas a Pagar, constam as Duplicatas de Pagamento de Adiantamento geradas referente ao Pedido de Compra, conforme imagem abaixo.

Será preciso quitar a duplicata de pagamento de adiantamento, assim será criada uma duplicata a receber, para que a mesma seja incluída como Abatimento, podendo compensar o valor do pagamento.

No Contas a Receber , constará a duplicata de compensação, gerada através da quitação da duplicata de pagamento, conforme imagem abaixo.

No processo do Recebimento de Mercadorias não houve mudanças.

Após o recebimento da nota fiscal de compra, será criada a duplicata de pagamento normalmente, já vinculando o abatimento (referente ao adiantamento), conforme imagem abaixo.

Para a Quitação da Duplicata de Pagamento, insira em um borderô de pagamento, conforme é o processo atual das demais duplicatas.
Caso o valor da duplicata gerada através da nota fiscal menor ou igual do que o adiantamento gerado ao fechar o pedido, a duplicata de compensação será quitada através da quitação da duplicata de pagamento. No borderô constará o valor da fatura e os abatimentos, assim fazendo com que o valor total líquido a pagar seja zero (0), conforme imagem abaixo.

Na tela de Editar duplicata de pagamento, poderá ser feita a quitação da mesma, somente para este tipo de duplicata terá a opção Compensar Duplicata, conforme imagem abaixo.

Na tela de Aceite da duplicata de pagamento, poderá ser feita a quitação da mesma, somente para este tipo de duplicata terá a opção Compensar Duplicata, conforme imagem abaixo.

Release R31

Em caso de dúvidas, deixe um comentário ou entre em contato com nossa equipe de suporte.