papo-express

No Papo Express de hoje, Gleyci Souza fala sobre o fim dos boletos sem registro.

Muitas empresas, principalmente as de e-commerce, acabam optando pelo uso dos boletos sem registro devido a facilidade e o menor custo. Porém, os boletos sem registro causam atualmente um grande número de fraudes que trazem prejuízos tanto para as empresas quanto para os bancos. Visando diminuir o número de fraudes e também aumentar a transparência dos pagamentos, a Federação Brasileira de Bancos anunciou o fim da modalidade de boletos sem registro até o fim de 2016.

O grande diferencial da modalidade de boletos registrados é que todas as operações realizadas passam pelo controle do banco, desde a emissão do boleto até a liquidação e até mesmo o cancelamento ou alterações, o que permite um controle maior. Outra vantagem, é que uma vez que um boleto é registrado ele se torna um documento oficial. Com isso, caso ele não seja pago após a entrega do produto ou prestação do serviço, ele poderá ser protestado em cartório. O que não é possível para boletos sem registro.

Essa novidade, porém, tem deixado muitos empresários preocupados especialmente com relação ao aumento de custos devidos as taxas que são cobradas sobre cada operação de um boleto registrado. Especialmente para as empresas de e-commerce, onde os boletos são frequentemente escolhidos como forma de pagamento.
Caso o empresário não queira sofrer com o aumento das despesas com boletos, mas também não queira ter as suas vendas prejudicadas, algumas alternativas podem ser oferecidas aos clientes, como por exemplo: opção de parcelamento sem juros no cartão de crédito, integrações com internet banking para pagamento à vista, geração de faturas, entre outros.

O prazo de migração das carteiras de cobrança simples para a modalidade registrada termina em dezembro de 2016, iniciando as operações a partir de janeiro de 2017. Até lá, o empresário poderá tomar as melhores decisões para adequação do seu negócio e evitar qualquer surpresa desagradável.
Incluir Comentário
Iniciar atuação
Adicionar
Assista ao vídeo. =D