[:pb]O faturamento do setor atacadista distribuidor cresceu em termos nominais 5,12% em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2015. Em relação a dezembro, houve queda de -13,85%. Em termos deflacionados, o faturamento ainda mantém tendência negativa, embora com menor intensidade. Na comparação com janeiro de 2015, a retração foi de -5,05%; em relação a dezembro, -14,93%. A pesquisa mensal da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), apurada pela FIA (Fundação Instituto de Administração), leva em consideração o faturamento de um conjunto representativo de empresas que fornece números preliminares sobre o setor.

A base fraca de comparação – em janeiro de 2015 o faturamento do setor havia apresentado retração de -5,12% em relação ao mesmo mês de 2014 – permitiu um resultado nominal positivo, indicando que o setor começou 2016 mantendo o ritmo de recuperação iniciado em dezembro, com a sazonalidade das festas de fim de ano. “Há uma combinação de fatores na economia que preocupa a cadeia de abastecimento. O desemprego em um patamar expressivo e a renda do trabalhador sendo corroída pela inflação fazem com que o consumidor mantenha alto o nível de desconfiança”, afirma o presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho.

Pesquisa da Kantar Worldpanel, divulgada recentemente, revela que, para driblar as incertezas, a população diminuiu a frequência de idas aos pontos de venda e recorreu à redução do volume e às trocas entre marcas. A mudança no hábito de consumo tem como objetivo garantir a compra de itens que passaram a integrar a cesta ao longo dos últimos anos. Como forma de reduzir os gastos, os brasileiros têm deixado de ir a restaurantes e ampliaram o consumo de algumas categorias dentro do lar. Neste cenário, cresceu a oferta de promoções em todas as cestas.

“A capacitação do pequeno varejo nunca foi tão importante quanto agora. Fortalecer esse elo da cadeia de abastecimento, garantindo sua sobrevivência e profissionalização, é caminhar para a superação da crise. A ABAD é a entidade que representa os agentes de distribuição que, por sua vez, atendem mais de 1 milhão de varejistas”, afirma José do Egito.

ENACAB

Um esforço conjunto, focado na capacitação, com ações que vão além das palestras técnicas e das usuais ações de relacionamento, está sendo cuidadosamente conduzido pela entidade. Em 2016, acontece o ENACAB – Encontro Nacional da Cadeia do Abastecimento. O evento, que inclui a 36ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, será realizado em São Paulo entre os dias 8 e 10 de agosto. “A maciça presença do varejo neste evento nacional será o grande diferencial e está atraindo, desde já, os olhares da indústria e dos agentes de distribuição de todo o país. Por isso, acreditamos que o ENACAB será um divisor de águas para o setor”, conclui José do Egito.

Fonte: Newtrade[:en]Optimized-atacarejo-bb

O faturamento do setor atacadista distribuidor cresceu em termos nominais 5,12% em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2015. Em relação a dezembro, houve queda de -13,85%. Em termos deflacionados, o faturamento ainda mantém tendência negativa, embora com menor intensidade. Na comparação com janeiro de 2015, a retração foi de -5,05%; em relação a dezembro, -14,93%. A pesquisa mensal da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), apurada pela FIA (Fundação Instituto de Administração), leva em consideração o faturamento de um conjunto representativo de empresas que fornece números preliminares sobre o setor.

A base fraca de comparação – em janeiro de 2015 o faturamento do setor havia apresentado retração de -5,12% em relação ao mesmo mês de 2014 – permitiu um resultado nominal positivo, indicando que o setor começou 2016 mantendo o ritmo de recuperação iniciado em dezembro, com a sazonalidade das festas de fim de ano. “Há uma combinação de fatores na economia que preocupa a cadeia de abastecimento. O desemprego em um patamar expressivo e a renda do trabalhador sendo corroída pela inflação fazem com que o consumidor mantenha alto o nível de desconfiança”, afirma o presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho.

Pesquisa da Kantar Worldpanel, divulgada recentemente, revela que, para driblar as incertezas, a população diminuiu a frequência de idas aos pontos de venda e recorreu à redução do volume e às trocas entre marcas. A mudança no hábito de consumo tem como objetivo garantir a compra de itens que passaram a integrar a cesta ao longo dos últimos anos. Como forma de reduzir os gastos, os brasileiros têm deixado de ir a restaurantes e ampliaram o consumo de algumas categorias dentro do lar. Neste cenário, cresceu a oferta de promoções em todas as cestas.

“A capacitação do pequeno varejo nunca foi tão importante quanto agora. Fortalecer esse elo da cadeia de abastecimento, garantindo sua sobrevivência e profissionalização, é caminhar para a superação da crise. A ABAD é a entidade que representa os agentes de distribuição que, por sua vez, atendem mais de 1 milhão de varejistas”, afirma José do Egito.

ENACAB

Um esforço conjunto, focado na capacitação, com ações que vão além das palestras técnicas e das usuais ações de relacionamento, está sendo cuidadosamente conduzido pela entidade. Em 2016, acontece o ENACAB – Encontro Nacional da Cadeia do Abastecimento. O evento, que inclui a 36ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, será realizado em São Paulo entre os dias 8 e 10 de agosto. “A maciça presença do varejo neste evento nacional será o grande diferencial e está atraindo, desde já, os olhares da indústria e dos agentes de distribuição de todo o país. Por isso, acreditamos que o ENACAB será um divisor de águas para o setor”, conclui José do Egito.

Fonte: Newtrade[:]