Entregar cada vez mais rápido é uma corrida constante no varejo digital, porém, no setor alimentício, são esses detalhes que te diferenciam de outros concorrentes na hora da tomada de decisão.

Um bom delivery te fará ganhar muitos pontos de satisfação dos seus consumidores, já que, eles terão uma visão de que sua empresa presta um bom serviço e valoriza uma entrega bem feita e dentro do prazo.

Podemos ter como exemplo as varejistas norte-americanas, que estão na corrida para oferecer entregas quase instantâneas para as compras de supermercado e ocupar espaços em um setor que cresceu 54% no ano passado, segundo a eMarketer.

Esse movimento vem se espalhando no setor em resposta a um mercado competitivo. Muito conhecido na logística, o last mile é a última etapa do processo de transporte, ele pode ser definido como o período de tempo entre a aprovação do pedido feito pelo cliente até a entrega de fato em seu endereço.

Atualmente, essa disputa é mais forte em Nova York. Afinal, buscando competir com Amazon e DoorDash, que contam com entregas na região em até duas horas, startups como Gorillas, Fridge No More e Jork se desafiam a oferecer um serviço de delivery mais rápido, oscilando entre 15 minutos após a aprovação da compra.

A primeira empresa a aderir a este método foi a Fridge No More, que abriu dois centros de distribuição no Brooklyn no final de 2020 para entregar centenas de SKUs (Stock Keeping Unit) no pico da pandemia. 

Atualmente, a empresa está expandindo sua operação para o sul da ilha de Manhattan, possuindo um total de oito CDs que são responsáveis por entregas em um raio de uma milha (1,6km), muitas vezes feitas com bicicletas elétricas.

Sendo assim, todo o armazém é organizado para que cada pedido seja preparado e despachado em no máximo 4 minutos.

Além disso, pensado para evitar rupturas, o aplicativo da Fridge No More é atualizado simultaneamente com a posição do estoque da dark store que fará a entrega. Ou seja, quando um item que o cliente costuma comprar é reabastecido, o consumidor é avisado por uma mensagem de push. 

Porém, antes de oferecer entrega no mesmo dia, você, varejista, deve considerar quatro coisas:

  • Você pode pagar?

A entrega no mesmo dia definitivamente aumentará seus custos de envio e exigirá operações mais desenvolvidas. Seus clientes estão dispostos a pagar o custo adicional ou você quer subsidiá-lo?

Uma maneira simples de reduzir o custo de entregas no mesmo dia é utilizar transportadoras regionais, que geralmente são mais econômicas.

  • Quão rápido você pode preparar os pedidos?

Empresas que oferecem entrega no mesmo dia costumam fazer preparações em grupo, colocando o mesmo item em diversos pacotes para reduzir o tempo de viagem. 

Se sua fila de pedidos já é pequena e os consumidores não estão pedindo os mesmos produtos, pense em como o envio no mesmo dia reduzirá ainda mais a eficiência da equipe de embalagem que terá que procurar cada pedido em um local diferente.

  • Você tem meios de entrega suficientes?

Independente do meio de transporte usado para o envio dos seus produtos, o espaço é competitivo e encontrar vagas de última hora em entregas feitas no mesmo dia pode ser um problema.

  • O que seus clientes valorizam?

Ter um bom conhecimento de sua base de clientes pode ajudar muito a determinar se a entrega no mesmo dia vale a pena. 

A redução do prazo de entrega torna o atendimento do pedido muito mais difícil, o que pode resultar em promessas não cumpridas, prejudicando a confiança do cliente com a sua empresa.

Sendo assim, caso você opte por uma entrega comum, é possível oferecer frete grátis ou de menor custo, rastreamento preciso e consistência na entrega.

Por isso, antes de bater o martelo, conheça os prós e os contras para que você tome uma decisão que melhor se adapte à sua base de clientes.

Conclusão

Boas opções de prazo de entrega, frete e rastreamento e pontualidade são fatores essenciais para o sucesso da sua pós-venda.

Por isso, sua empresa deve considerar contar com um bom sistema de gerenciamento, capaz de organizar dados em tempo real e garantir que todas as entregas sejam feitas no tempo esperado, e com o menor custo possível. 

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