Muitos segmentos de mercado precisam saber o que é armazenagem na ponta da língua, não só o varejista. É a partir desse conceito que um negócio pode ter lucro ou prejuízo, de acordo com como trabalha seus produtos ou mercadorias.

Preparado para aprender, de uma vez por todas, o que é armazenagem? Então acompanhe!

Afinal, o que é Armazenagem?

Para quem não é do ramo supermercadista, o termo armazenagem é somente guardar mercadorias em um armazém. Mas os varejistas possuem uma visão mais completa, indo além de guardar itens dentro de um depósito.

Armazenagem é a denominação genérica e ampla que inclui todas as atividades de um ponto destinado à guarda temporária e à distribuição de materiais (depósitos, almoxarifados, centros de distribuição, etc.). E estocagem é uma das atividades do fluxo de materiais no armazém e o ponto destinado à locação estática dos materiais.

Dentro de um armazém podem existir vários pontos de estocagem, ou seja, a estocagem é uma parte da armazenagem.

É necessário perceber que existem diferenças entre as funções da armazenagem e as de um armazém. A armazenagem consiste em receber os materiais, estocá-los e expedi-los quando solicitado. Já o armazém é o local e a estrutura disponível para a armazenagem.

Armazenagem: crucial para a operação de qualquer negócio

Segundo Reinaldo A. Moura, O propósito de qualquer armazém é fornecer o material certo, na quantidade certa, no lugar certo e no momento certo.

Podemos destacar algumas funções importantes quanto a armazenagem:

  • Aproveitar o máximo do espaço;
  • Acesso fácil a todos os itens;
  • Técnicas de endereçamento de estoque;
  • Operadores logísticos treinados;
  • Métodos de controle de estoque como FIFO;
  • Técnicas de paletização;
  • Tecnologia como computadores, scanners de mão e outros hardwares;

Além de abranger a circulação e preservação de materiais, a armazenagem visa agilizar a entrega de produtos para os clientes, reduzir os desperdícios de tempo e de uso do espaço e, desta maneira, aumentar os lucros da empresa.

Armazenagem ao longo da história

Historicamente, o termo armazenagem foi empregado somente há alguns anos, referenciados por volta de 1953. Anteriormente era chamado de almoxarifado.

No final da década de 1960, empresas de grande porte nos Estados Unidos deram importância ao controle de material. Na década de 70 cresceram os armazéns e na década 80 surgiu a filosofia de estoque zero, o conceito Toyota para controle de inventário. Até um pouco antes do final da primeira guerra mundial o método de movimentação de materiais mais comum nos armazéns era manual.

Combatendo o Custo de Armazenagem

Tão importante como compreender o que é armazenagem é buscar formas de reduzir os custos de armazenagem de um negócio. A margem de lucro de uma empresa pode residir nesses custos logísticos.

Isso, pois problemas de estoque podem acarretar em perdas quando o produto não é encontrado para a reposição ou mesmo perece.

Conclusão

O Bluesoft ERP possui diversas funcionalidades para ajudar o processo de armazenagem na sua empresa. Por exemplo, fazer o cadastro de Endereçamento Logístico do produto e fazer o controle de estoque através do Operador LogísticoCentro de Distribuição ou Locais de Estoques.

Quer receber dicas de gestão e os últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.