Todo bom administrador sabe que um dos principais pontos de uma boa gestão é o controle dos custos e despesas. Porém, será que você conhece os tipos de custos?

Afinal, o que são tipos de custos?

Tipos de custos são gastos realizados com bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços para comercialização. Em outras palavras, são os custos para desempenhar a atividade-fim da empresa e sua principal fonte de receita.

Sem o controle de custos, despesas e perdas dificilmente a empresa terá um bom resultado. Seja atingindo o planejado ou até mesmo minimizando prejuízos e imprevistos.

Quais são os tipos de custos existentes?

Há várias tipos de custos, porém vamos nos conhecer estes:

  • Custo de produção;
  • Custos diretos;
  • Custos indiretos;
  • Custo de reposição;
  • Custo fixo;
  • Custo variável;
  • Custo padrão;
  • Custo médio.

Agora, vamos nos aprofundar em cada um deles:

Custo de produção

É obtido pelo somatório dos custos advindos do consumo de bens e serviços para que um outro bem ou serviço seja produzido. Podemos classificar ainda o custo de produção em duas situações:

  • a priori: o custo é estimado antes que o processo produtivo.
  • a posteriori: o custo é obtido após o processo produtivo.

Custos Diretos

São os custos diretamente ligados aos produtos. Por exemplo: compra de mercadoria, frete, entre outros.

Esse tipo de custo é aquele conseguimos mensurar de forma objetiva diretamente a produção do bem ou serviço.

Custos Indiretos

Custos que são necessários para obter produtos, porém não estão diretamente relacionados. Esse tipo de custo é o mais difícil para controle e o que precisa de mais atenção.

Como por exemplo: pagamento de funcionários, custo de energia elétrica para produção, custo de armazenagem, etc.

Custo de reposição

É um método de custo que usamos como critério de avaliação os custos futuros das novas aquisições não observando os custos históricos dos itens consumidos.

Podemos considerar o termo em inglês NIFO sigla para Next in first out, ou seja, o próximo produto a entrar o primeiro a sair.

Custo fixo

São os gastos operacionais que ocorrem independente da produção. Em outras palavras, que permanece inalterado independente do nível de utilização de sua capacidade de produção

Como exemplo: Salário fixo ou mensal do administrativo, depreciação de máquinas e equipamentos, parte fixa da conta de energia elétrica, etc.

Custo variável

Caracterizam-se pelos gastos diretamente relacionados à produção de um bem ou serviço, ou seja, só ocorrem quando existe a produção destes.

Como exemplo, podem ser citados: matéria-prima e salário do pessoal da área produtiva.

Custo padrão

É a determinação antecipada dos componentes do produto, em quantidade e valor, apoiada na utilização de dados de várias fontes, com validade para determinado espaço de tempo.

Custo médio

Esse tipo de custo é o admitido pela nossa legislação fiscal brasileira para apuração e mensuração dos custos de estoque.

Devem ser obtidos a partir de médias, custos dos estoques totais divididos pelas quantidades, ou seja: compras em quantidades e valores, adicionados ao estoque em valor e quantidade, somando-se e dividindo para chegar em nova média de valores e totalizando as novas quantidades.

Como trabalhar com os diversos Tipos de Custos

Veja nos diferentes tipos de custos como pode ser feita uma avaliação de cada um para conseguir melhorar a gestão deles. Quando falamos em melhorar a gestão, queremos dizer analisar melhor como podemos não só reduzir, mas também investir melhor em determinado custo e com isso torna uma estratégia para posteriormente outros custos serem reduzidos automaticamente.

Um exemplo podemos citar: Nos custos indiretos você observou que a partir de um determinado período o custo começou a aumentar, e identificou que esse custo que é devido a uma manutenção, neste caso o administrador deve parar e analisar: Comprar um novo equipamento será mais rentável neste momento ou melhor eu continuar tendo esse custo de manutenção por mais um tempo?

Outro exemplo: Contrato um funcionário para realizar a execução de serviços, de inicio contratei devido ao salário ser abaixo do mercado ou não mantive o anterior devido ao salário estar alto, porém, todos meus clientes reclamaram e tivemos que refazer o serviço. Nesse caso o custo com o retrabalho não compensou não manter o empregado antigo com salário alto, pois o custo ficou maior depois.

Análises nesse sentido em todos os custos ajudará à você ter uma dimensão não só no momento mas no futuro conforme a operação da empresa ocorrer, por isso é muito importante entender todos os tipos de custos, para assim saber onde aumentá-lo (investimento) e claro sem dúvida também diminuí-los quando observar que eficiência da sua empresa esta aumentando.

Conclusão

Esperamos ter ajudado a entender um pouco sobre os tipos de custos. Se tiver dúvidas e sugestões fique a vontade para comentar!

Que tal ficar por dentro dos últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.