Então é Natal!

Você deve estar se perguntando: Como assim “é Natal”?! Ainda estamos em novembro!

Porém, quando se fala em negócios no varejo, o natal já chegou e, cuidado, se você não se atentar, ele vai passar tão rápido que seu negócio nem vai perceber tanto assim.

O Natal, como todos já sabemos, é a época mais importante para o setor varejista. Esperamos ansiosamente pelo grande aumento de vendas que geralmente ocorrem neste período. Porém esperar aqui pode ser o maior erro.

Como assim?!

Apenas esperar que as vendas sejam melhores seria um erro, pois esquecemos do que podemos deixar de vender.

As vendas aumentam neste período, é fato, entretanto, se não houver planejamento e ações, o aumento nas vendas pode ser um engano, pois pode esconder o fato de que poderia ter sido bem melhor contando as vendas perdidas.

Então segue algumas dicas para aumentar o sucesso dos negócios neste período tão importante e minimizar as vendas perdidas:

Garanta seu estoque

A procura por produtos aumenta consideravelmente neste período. Tomar iniciativas que garantam o estoque necessário é importante para não ocorrerem perdas de venda.

Trabalhe em conjunto com a indústria associando cobertura de estoque e prazo médio de pagamento. Negocie com eles preços melhores e compras significativas. Utilize todas as ferramentas do seu ERP para medir vendas realizadas e perdidas no Natal anterior e assim tenha um estoque preparado. Também devemos ter cuidado com os prazos de pagamento para não comprometer o fluxo de caixa.

Mude o visual da loja

Crie na loja uma atmosfera do Natal. Uma loja decorada podem atrair mais clientes neste período e alavancar as vendas.

Promoções especiais

Crie promoções especiais de Natal e divulgue o máximo possível na região. Cupons de descontos e vale presentes são alternativas interessantes neste período.

É interessante também trabalhar outros itens do mix que não estão sendo trabalhados pelos seus concorrentes. É indispensável então fazer algumas pesquisas de concorrentes.

Trabalho X Motivação

Não se pode pensar em aumento de vendas e sucesso nos negócios sem seus colaboradores.

A carga de trabalho deve aumentar muito neste período. Então todo trabalho motivacional será sempre bem vindo. Invista em treinamentos de cunho motivacional e recompense os melhores funcionários.

Realize também treinamentos de atendimento ao público. Um bom atendimento é muito importante para fidelizar o cliente.

Além disso, oriente os colaboradores a não confundir agilidade com pressa. Agilidade no atendimento é bom, mas a pressa pode ser um ponto negativo na qualidade deste atendimento.

Boas Festas e Boas vendas!!