Umas das grandes preocupações das redes varejistas é fazer a armazenagem correta dos produtos, sendo a fácil localização de um produto no estoque um ponto crucial dessa armazenagem correta.Um grande aliado em fazer com que essa localização seja simples e eficaz é o endereçamento logístico.

O papel do endereçamento logístico no estoque é muito importante. Um bom endereçamento é aquele que qualquer pessoa que entre no estoque consiga localizar o item. Além de ajudar na localização, também contribui para um bom controle do estoque, pois quando um item se concentra em um único lugar fica muito mais fácil controlar a entrada e a saída do mesmo.

Veja como funciona o endereço logístico e como deve ser aplicado.

O endereço logístico dentro de um estoque pode ser entendido da mesma forma que identificamos as residências e ou moradias, atráves de ruas, números de casas e ou edifícios, andares e números de apartamentos, sendo aplicado da seguinte forma: corredores (ruas), módulos ou colunas (edifícios/casas), nível (andar) e vão ou sequência (apartamento).

Podemos colocar que a forma como é utilizado a localização das posições de armazenamento, deixa simples e de fácil entendimento, pois faz parte da vida das pessoas.

Segundo João Alves Neto, (Diretor da Planner Etiquetas Especiais) Um princípio importante no conceito de endereçamento de armazéns é evitar o uso de letras. Estas são limitadas, confusas e não fazem uma referência direta de localização em nossa mente. Por exemplo, se uma pessoa estiver na rua 4 e precisar direcionar-se até a rua 14, imediatamente ela sabe que precisará deslocar-se dez ruas. Mas, se estiver na rua “D” e precisar ir até a rua “O”, quantas ruas terá de deslocar-se? O cálculo fica muito mais demorado. (fonte)

Como é classificado cada componente do endereço:

Endereçamento-logistico

Corredor:   É identificada como Rua. A rua ou corredor não pode ter repetição, deve ser único dentro da mesma área.

Módulo: É identificada como Colunas. Os módulos ou colunas também são chamados como a simbologia de prédios/edifícios, pois de forma como é o endereçamento de uma cidade, cada rua (corredor) tem prédios (módulos) dos dois lados. Pode-se usar a mesma ideia como é nas cidades ou bairros, identificando um lado do corredor com número par e o outro com impar.

Nível: Corresponde aos andares de um prédio (módulo). É interessante fazer a inclusão de númeração do nível mais baixo para o mais alto, como é atualmente em um prédio.

Vão: Podemos também chamar de apartamento, pois o vão fica dentro de cada nível, podendo haver um ou diversos apartamentos.

Abaixo um exemplo de como ficaria o endereço logístico:

modelo-endereco-log

Uma dica importante: Mantenha produtos mais populares e com maior giro em áreas de destaque no estoque. Ao mesmo tempo, verifique se os que tenham menos giro não estejam ocupando posições privilegiadas, assim o tempo de deslocamento dentro do estoque não seja ampliado na procura dos produtos com alto giro.

Quer aprender mais sobre Endereçamento Logístico?

Que tal ficar por dentro dos últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.

endereçamento logístico CTA