O que é SCAN?

SCAN refere-se ao Sistema de Contingência do Ambiente Nacional – é a alternativa de emissão da NF-e quando a SEFAZ do estado está indisponível. Nesta modalidade de contingência o DANFE pode ser impresso em papel comum e não existe necessidade de transmissão da NF-e para a SEFAZ de origem mesmo quando cessarem os problemas técnicos que impediam a transmissão. Além do uso de série específica reservada para o SCAN (série 900-999), o Sistema de Contingência do Ambiente Nacional depende de ativação da SEFAZ de origem, o que significa dizer que o SCAN só entra em operação quando a SEFAZ de origem estiver com problemas técnicos que impossibilitam a recepção da NF-e;

O SCAN somente tratará NF-e emitidas com numeração nas séries 900 a 999. Esta regra aplica-se a todos os serviços (autorização, cancelamento, inutilização e consulta situação da NF-e). Com esta restrição elimina-se a possibilidade de que, após a recuperação de uma falha, uma mesma NF-e tenha sido autorizada pelo SCAN e pela SEFAZ origem. Da mesma forma, a SEFAZ origem não autorizará, cancelará ou inutilizará numeração de NF-e nestas séries reservadas ao SCAN. A exceção a esta regra é o serviço de consulta à situação da NF-e, uma vez que a SEFAZ origem poderá responder à consulta de situação das NF-e das séries 900-999 que estejam em sua base de dados.

A recepção das NF-e pelo SCAN é ativado pela UF interessada e uma vez acionada passa a recepcionar as NF-e de série 900 a 999 dos emissores credenciados para emitir NF-e na UF. Eventualmente um emissor credenciado recentemente pode não estar autorizado a emitir NF-e no SCAN caso o Cadastro Nacional de Emissores não tenha sido atualizado pela UF interessada.

Ocorrendo a indisponibilidade, a SEFAZ origem acionará o SCAN para que ative o serviço de recepção e autorização de NF-e em seu lugar. Finda a indisponibilidade, a SEFAZ origem acionará novamente o SCAN, agora para desativar o serviço. A desativação do serviço de recepção e autorização de NF-e pelo SCAN será precedida por um período de 15 minutos, em que ambos os ambientes estarão simultaneamente disponíveis, de forma a minimizar o impacto da mudança para o Contribuinte.

Inicialmente, o acionamento para ativação/desativação será baseado em interação humana, entre a operação da SEFAZ origem e a operação do SCAN. Apenas o serviço de recepção e autorização de NF-e pelo SCAN seguirá a sistemática de ativação/desativação. Os demais serviços (cancelamento, inutilização, consulta status de NF-e e consulta status do serviço) ficarão permanentemente ativos. Com isso o Contribuinte poderá, a qualquer momento, executar os cancelamentos, inutilizações e consultas necessárias à manutenção da integridade da sequência de numeração das emissões de NF- e nas séries reservadas ao SCAN.

Após a recuperação da falha pela SEFAZ origem, as NF-e recebidas pelo SCAN (séries 900 a 999) serão transmitidas pelo Ambiente Nacional para a SEFAZ origem, de forma que, como as demais NF-e, elas ficarão disponíveis para consulta nos dois ambientes.

Fluxo do SCAN

Fonte: Manual de Integração – Contribuinte versão 4.0.1-NT2009.006

Agora o sistema Bluesoft agora pode enviar nota fiscal eletrônica via SCAN, veja como:

Ao enviar uma nota fiscal eletrônica para a SEFAZ em um momento de indisponibilidade , o sistema automaticamente verificará se o SCAN está disponível. Mas caso o usuário não possuir permissão para emitir nota no SCAN, será exibida a seguinte mensagem:

 

 

Tendo a permissão, será solicitado ao usuário, se ele deseja enviar a NF-e:

Permissão: 1634 – Enviar Nota Fiscal Eletrônica pelo SCAN

 

Ao clicar no sim, o sistema irá verificar se existem séries cadastradas entre 900 e 999, caso não existam, será solicitado que se cadastre:

 

 

Ao clicar no cadastrar, o sistema irá para a tela de cadastro de contador de nota fiscal, nesta tela o usuário deverá cadastrar:

 

 

Enviar nota fiscal após cadastrar a série 900

 

Ao clicar no enviar, o sistema irá mudar a série e o número da nota fiscal e a mesma será enviada para a SEFAZ.

Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe de Suporte.

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