Devido à frequentes dúvidas sobre como realizar pagamentos diretos (DOC/TED) através do sistema Bluesoft, estamos criando este pequeno guia para facilitar à instrução do procedimento. Pagamento direto é o nome do produto bancário que permite que uma empresa faça pagamentos por meio de transferência bancária (DOC/TED) através de EDI (trocas de arquivos eletrônicos) com um Banco.

Utilizando essa ferramenta é possível pagar um borderô com uma ou mais duplicatas através de um depósito em conta bancária (DOC/TED) com sistema Bluesoft em qualquer Banco conveniado sem a necessidade de utilizar softwares específicos do banco ou de terceiros.

O Sistema Bluesoft envia arquivos eletrônicos para os Bancos através uma VAN. VANS são empresas responsáveis pela troca de arquivos eletrônicos entre diferentes empresas, nesse caso, a VAN recebe os arquivos da Bluesoft e entrega aos Bancos, e também recebe arquivos de retorno dos Bancos e entrega a Bluesoft. Essa troca de arquivos é realizada através de meios seguros.

Para realizar um DOC/TED através do sistema Bluesoft você deve seguir esse procedimento:

1. Certifique-se em seu banco, com seu gerente de contas, que o produto Pagamento Direto (DOC/TED) está habilitado, e que o banco está pronto para receber arquivos de pagamento através de uma VAN de sua preferência. Cada banco pode ter uma denominação diferente para este serviço, no Banco Bradesco, por exemplo, o serviço é chamado de PagFor.

2. Certifique-se de que a Bluesoft foi informada de que a Conta Bancária deverá ser habilitada para fazer pagamentos através de EDI.

3. Cadastre o convênio bancário no produto pagamento. O seu banco deverá lhe fornecer um código que é o número de convênio, ou número de perfil. Cadastre seu convênio em “Cadastros / Financeiros / Convênios Bancários“.

4. Certifique-se de o banco, a agência, e conta bancária da loja e do favorecido do depósito estão cadastrados. O cadastro de contas bancárias pode ser realizado em “Cadastros / Básicos / Contas Bancárias.”

5. Crie o Borderô de Pagamento Direto. Em “Financeiro / Contas a Pagar / Borderôs a Pagar / Criar Borderô a Pagar”. Mesmo que você envie o agendamento para o banco imediatamente, este só realizará o pagamento na data informado no campo “Data de Pagamento”. Isso permite que você agende pagamentos com antecedência.

 

6. Selecione o período das Duplicatas a serem pagas, e o Favorecido do DOC/TED:


7. Selecione as duplicatas que deseja pagar através do Borderô. Note que um Borderô de Pagamento Direto equivalente a um DOC/TED para um único favorecido. Se você deseja realizar depósitos para diferentes favorecidos ou contas bancárias, será preciso criar um borderô de pagamento direto para cada favorecido.

8. Confirme as Informações para criar o Borderô, e escolha a Conta Bancária do Favorecido.

8.Autorize o envio do Pagamento par ao Banco em “Financeiro / EDI / Pagamentos / Autorização de Agendamentos”. Basta buscar o borderô de pagamento direto pela data de pagamento, e então autorizar para que o Sistema Bluesoft transmita o agendamento de pagamento ao Banco.

9. Pronto! Agora basta aguardar o retorno do banco de confirmação, e de liquidação. Em regra geral o banco confirma o recebimento do agendamento de pagamento na mesma data da autorização, e informa sobre a liquidação do dia do pagamento. Consulte a situação do agendamento em “Financeiro / EDI / Pagamentos / Consulta Analítica de Agendamentos”.

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com nosso suporte.