A Páscoa é, depois do Natal, a data é a mais aguardada pelo varejo e, segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados), o setor supermercadista deve registrar crescimento real em torno de 2% nas vendas de Páscoa deste ano.

Diante deste quadro, é necessário preparar sua loja para usufruir o máximo desse crescimento. Segue então algumas dicas:

Atendimento ao cliente e divulgação

Neste período, o movimento nas lojas aumenta, há produtos novos em estoque e novos colaboradores recém-contratados.

Os colaboradores devem estar bem treinados para atender as necessidades do seu público, inclusive, os funcionários temporários. Assim será possível até mesmo fidelizar os clientes, criando assim relacionamentos duradouros com os mesmos.

Procure deixar os principais produtos deste período à vista e de fácil acesso aos clientes, aumentando assim as chances de venda. Crie estruturas onde os ovos de Páscoa fiquem acima da cabeça dos clientes.

Prepare sua loja de forma que a decoração remeta à Páscoa.

Crie ações de divulgação através dos canais digitais e as mídias sociais. Com certeza esta iniciativa vai aumentar as vendas e atingir um maior número de clientes.

Aumento de vendas de outras categorias

No que se refere a Páscoa, a ideia geral é o aumento de vendas de ovos de chocolate. De fato, esse é o item que mais vende no período. Entretanto, essa sazonalidade pode influenciar de forma positiva outras categorias.

Uma forma de aumentar as vendas de outras categorias é preparar o ponto de venda para sortir bem as gôndolas e atrair o público.

Também poderá criar terminais e ilhas de vendas com produtos que historicamente vendem mais neste período como bebidas, azeites, peixes e outros tipos de chocolates.

Cuidado com os pedidos de compra

Devido a existência de produtos sazonais, todo cuidado é pouco no momento do pedido de compras. Itens como os ovos de páscoa, principalmente, não terão rotatividade pós-sazonalidade, então é imprescindível que a compra seja assertiva. Assim será possível evitar sobra de estoque após as vendas de Páscoa.

Convém lembrar também que o departamento comercial precisa conhecer bem os fornecedores de pescados com os quais vai negociar. O gestor comercial deverá exigir laudos técnicos da empresa que demonstrem o controle de qualidade.

Recebimento de mercadorias

O ideal é que a recepção dos itens evite horários mais quentes do dia evitando assim a deformação de mercadorias produzidas com chocolate, como os ovos de páscoa que necessitam ser armazenados em uma temperatura abaixo de 22 graus e umidade abaixo de 60%.

É necessário cuidados no momento do recebimento da mercadoria. Neste momento, os produtos devem ser manuseados com muito cuidado, evitando choques e priorizando a integridade do item que esta sendo recebido, evitando a quebra e a deteriorização.

Qualquer falha no recebimento destas mercadorias pode comprometer estoque, gerando perdas significativas.

Gestão de Estoque

No que se refere a gestão de estoque é imprescindível a previsão de demanda (provável quantidade vendida) através de análises do mercado e vendas anteriores. Uma má previsão de demanda gerará um estoque muito cheio gerando assim perdas financeiras por não ter aproveitado o período da sazonalidade.

Mesmo com uma demanda prevista, é necessário também um controle rígido do giro de estoque durante o período onde qualquer anormalidade seja rapidamente identificada. Assim será possível abastecer o estoque antes da ruptura, no caso de giro muito alto, ou se for o caso,  se o giro for menor que o esperado, será possível realizar promoções, sorteios e outras ofertas para aumentá-lo.

Redução de perdas

O varejo trabalha com margens reduzidas. Diante deste fato, é muito importante reduzir ao máximo as perdas de mercadorias.

Com o aumento de vendas existe uma tendência a ocorrer ruptura, que nada mais é que a falta de mercadoria disponível para a venda. Se um cliente busca um produto e não o encontra, a tendência é buscar em um concorrente, gerando assim perda de venda. É necessário investir na tecnologia de forma que os dados necessários para prevenir a ruptura sejam usados. A forma de calcular uma cobertura de estoque, deve levar em conta a sazonalidade do produto e a venda média de páscoas anteriores.

Outro fator importante que gera perdas, e que costuma crescer muito neste período, é a existência de furtos internos e externos. A prevenção de furtos pode ser realizada com treinamentos constantes dos colaboradores em atendimento preventivo, criação de normas e procedimentos e investimento em segurança interna e monitoramento.
Seguindo estas dicas, com certeza vocês terão ótimos resultados neste período tão importante.

Boas vendas!! Boa Páscoa!!