Aqui no blog, nós já falamos sobre como se preparar para as sazonalidades e para a black friday. Logo, faltava falar sobre uma das datas que mais aquece o varejo supermercadista: o natal!

Por isso, destrinchamos algumas dicas para te mostrar como preparar sua loja para o natal. Analise nossas sugestões e veja se elas fazem sentido para sua operação e seu público.

Confira abaixo, as dicas que trouxemos para vocês!

  1. Capriche na decoração de sua loja;
  2. Não esqueça de mudar o layout do seu e-commerce também;
  3. Invista na divulgação de suas ofertas;
  4. Ofereça um atendimento ao cliente diferenciado;
  5. Se for possível, ofereça frete grátis e rápido;
  6. Foque nas promoções de produtos;
  7. Analise a possibilidade de criar descontos progressivos;
  8. Que tal investir em uma embalagem especial de natal?;
  9. Planeje muito bem o seu estoque para a data;
  10. Crie uma ilha especial para produtos natalinos;
  11. Feche negócio com seus principais fornecedores;
  12. Conte com um ERP de qualidade para te ajudar a gerenciar suas lojas.

Abaixo, vamos destrinchar melhor cada uma dessas dicas!

Capriche na decoração de sua loja

O primeiro passo para entrar no clima natalino não podia ser diferente: caprichar na decoração interna e externa de sua loja! 

Afinal, os clientes que avistam a loja decorada, ganham um incentivo a mais para entrar, nem que seja apenas para ver a decoração.

Além disso, as decorações de natal atraem a criançada, que também irão pedir para os pais para entrar na loja. 

Logo, uma simples ida ao mercado pode se tornar em algo para se fazer em família.

Não esqueça de mudar o layout do seu e-commerce também

Se você capricha na decoração de sua loja física, obviamente que não iria deixar de lado o seu e-commerce, correto? Afinal, isso mostra para o consumidor que também estamos no clima natalino e, pode estimular ele a fazer novas compras.

Além disso, não deixe de investir na criação de categorias específicas de natal, como, por exemplo, “Produtos para uma ceia perfeita” e de kit’s.

Isso instiga os consumidores a comprarem mais, uma vez que facilita sua navegação pelo site, um fator-chave para a satisfação deles.

Invista na divulgação de suas ofertas

Algo que não poderia ficar de fora das nossas dicas para o natal, é na divulgação das ofertas, não é mesmo? 

Afinal, uma boa divulgação é essencial para que sua campanha de natal tenha êxito. Uma vez que essa é a época do ano em que os supermercados estão concorrendo entre si para ver quem atrai mais o consumidor.

Por isso, invista em divulgações nas mídias tradicionais e também no marketing digital. Para que sua campanha seja efetiva, crie um plano de marketing que engloba a segmentação de promoções de acordo com os dados que você tenha, o envio de e-mails marketing, criação de anúncios nas principais redes sociais e divulgação no ponto de venda e entorno. 

Um lembrete importante, é o de alinhar toda a comunicação da estratégia promocional. Afinal, com o conceito da omnicanalidade ganhando cada vez mais força, é preciso que todas as campanhas estejam alinhadas.

Se for possível, ofereça frete grátis e rápido

Oferecer somente o frete grátis não é mais um diferencial para seus clientes. Atualmente, é preciso ter um frete rápido e gratuito. 

Vemos o exemplo da Amazon nos Estados Unidos, que entrega muitas vezes o produto no mesmo dia. E, é natural que os consumidores brasileiros também busquem esses benefícios. 

Apesar de a entrega no mesmo dia ser algo ainda distante de nossa realidade, garantir que as compras irão chegar com uma boa folga, ou antes do natal é essencial. 

Afinal, seu cliente não ficaria nada satisfeito de receber seus produtos na véspera do natal, com pouco tempo hábil para preparar eles. 

Por isso, caso você não consiga garantir a entrega até o natal, vale deixar bem claro na comunicação isso. Assim, seu cliente não irá se frustrar e também não ficará bravo por não ter seu pedido entregue.

Foque nas promoções de produtos

Um dos principais pontos do seu planejamento, tem que ser a decisão dos produtos que serão promocionados no final do ano.

Nesse ponto, vale analisar as vendas desse mesmo período no final do ano passado e ver quais foram os produtos com maior saída e, criar um plano para que não haja ruptura em suas gôndolas para eles. 

E, para te ajudar nesse desafio, é de suma importância que você tenha todos os dados de sua loja. Desde o estoque, itens expostos em gôndola e previsão de vendas. Por isso, não deixe de contar com uma plataforma de B.I., como o Bluesoft Intelligence.

Veja aqui, 10 benefícios do B.I. para Supermercados!

Analise a possibilidade de criar descontos progressivos

As famosas promoções de “leve 3, pague 2!” são sempre uma boa oportunidade para aumentar suas vendas e liberar o seu estoque, caso o produto em oferta esteja com grande volume estocado.

Além disso, esse tipo de promoção é ótimo para liberar o seu estoque para o ano seguinte, deixando-o pronto para a renovação que o novo ano pede.

Que tal investir em uma embalagem especial de natal?

Outra das nossas dicas para preparar a sua loja para o natal, que parece não fazer a diferença, é investir em uma sacolinha personalizada.

Isso pode parecer algo besta, mas faz a diferença para o seu cliente. Afinal, é comum no Brasil as pessoas utilizarem as sacolinhas para carregar outras coisas depois de chegar em casa. 

E, a sua sacolinha personalizada irá se destacar das demais. Isso criará uma lembrança no seu cliente, que ficará com sua marca na cabeça.

Além disso, vale investir na venda de sacolas retornáveis (a famosa sacola de feira) personalizadas para seu cliente, com a temática do natal. 

Essa também é uma forma de manter sua marca sempre em contato com seu cliente e de gerar valor para ele, uma vez que ele irá utilizar a sacola quando for a feira, ou realizar alguma compra no supermercado, por exemplo.

Planeje muito bem o seu estoque para a data

Um planejamento bem-feito, engloba reforçar o seu estoque para as festividades de final de ano. Afinal, de que adianta criar ótimas promoções, se o seu estoque se esgotar rapidamente?

Por isso, é importante saber quais são os produtos com maior saída, as preferências do seu consumidor e reforçar o seu estoque de acordo com as mercadorias escolhidas.

Vale sempre destacar a importância de reforçar os produtos com maior venda histórica, como as bebidas, as carnes, e os ingredientes que normalmente são utilizados no preparo da ceia em seu estado.

Crie uma ilha especial para produtos natalinos

Criar uma ilha dedicada para os produtos de natal, é essencial para facilitar a vida do seu consumidor e também aumentar suas vendas.

Afinal, isso economiza tempo do seu cliente, que irá escolher os principais produtos para a ceia, como o Peru, Chester, Espumante, etc, de forma rápida.

Com isso, sobra mais tempo para que ele veja as outras gôndolas de sua loja, sem focar nos principais itens do jantar.

Feche negócio com seus principais fornecedores

De que adianta você ter todo o planejamento para as festividades pronto, se o seu fornecedor não for de confiança e não te entregar os produtos na data acordada? 

Além disso, garantir os melhores acordos para seus consumidores, é essencial para aumentar suas vendas nessa época. Por isso, realize uma boa negociação com o seu fornecedor e tente oferecer um desconto bom para eles.

Afinal, ela permite que você não reduza sua margem de lucro. 

Além disso, para te ajudar melhor nesse ponto, confira o post que fizemos com 9 Dicas para fazer a seleção dos seus fornecedores e negociar melhor!

Conte com um ERP de Qualidade para te ajudar a gerenciar suas lojas

E, para finalizar as nossas dicas para preparar a sua loja para o natal, não podemos deixar de destacar a importância de você ter um ERP de qualidade para ajudar no gerenciamento de suas lojas, como o Bluesoft ERP.

Afinal, com esse tipo de Software as a Service (SaaS), temos todos os dados necessários para operar melhor nossa loja. Um bom exemplo, é com os dashboards que nos mostram a previsão de demanda de lojas. 

Ele possibilita tomar decisões que visam o aumento das vendas, como, por exemplo, promoções, reforçar estoques, etc. 

Logo, quando temos um bom sistema de gestão empresarial (ERP) é possível contar com funcionalidades que permitem o aumento das vendas de forma sustentável. O Bluesoft ERP, por exemplo, oferece em seu módulo de Business Intelligence (BI), por exemplo:

Por isso, conte sempre com a melhor plataforma para coleta e gestão de seus dados. Ela te oferece um ganho enorme e permite que suas promoções sejam cada vez mais assertivas.

Conclusão

Legal entender como os pequenos detalhes fazem a diferença para o público, não é mesmo? E com essas dicas para te ajudar a preparar a sua loja para o natal, fica mais fácil de atrair o seu público.

Além disso, vale sempre lembrar da importância de realizar o seu planejamento para as festividades de final do ano com antecedência. 

Sendo assim, você garante os melhores preços com os fornecedores e também consegue treinar a sua equipe da melhor maneira, ficando 100% preparado para atender o seu público da melhor forma!