Entender o desempenho financeiro da sua empresa é algo de grande importância para fazer planejamentos e assim estar sempre um passo à frente nas estratégias de negócio. Para isso, uma gestão financeira de qualidade é primordial.
Saiba como garantir a eficiência da sua gestão financeira:

A gestão financeira é feita através de um ciclo constante que se dá basicamente através dos seguintes passos: registrar, analisar, realizar e planejar.

Registrar

Uma boa gestão financeira começa através do registro de todas as movimentações. Esse processo pode parecer trabalhoso e exige muita disciplina, porém é muito importante porque é o que fornecerá as informações necessárias para os passos seguintes. Quanto mais detalhados forem os registros, melhor será a visualização exata do fluxo do dinheiro da empresa, isto é, de onde ele vem e para onde ele vai.

Dados importantes que devem ser registrados:

  • Contas a Pagar: pagamentos a prazo, despesas recorrentes (água, luz, etc);
  • Contas a Receber: recebíveis a longo prazo, receitas, etc;
  • Caixa: registro de toda movimentação de entrada e saída realizada no dia
  • Banco: registro de movimentações bancárias do dia, conta corrente, taxas bancárias, transferências, entre outros.

Analisar

Uma vez que você tenha todos os registros de movimentações, é possível observar o comportamento do dinheiro e com isso identificar problemas como gastos desnecessários, assim como identificar onde os lucros são gerados.

A principal ferramenta para análise é o fluxo de caixa, que mostra todas as movimentações de entrada e saída passadas e até mesmo futuras, podendo ainda classificá-las por períodos ou por tipos de movimentações, que podem facilitar a análise fornecendo um nível mais detalhado de informação. Com base nessa análise, será possível tomar decisões estratégicas para otimizar as finanças. A análise correta somada ao registro regular das movimentações também ajuda a evitar surpresas, permitindo que o gestor se antecipe a possíveis problemas ou evite um desperdício.

Dados importantes que podem ser analisados nessa etapa:

  • Crédito e Cobrança: pagamentos e recebimentos de longo prazo, empréstimos tomados e concedidos, políticas de cobrança, etc.
  • Aplicação de recursos financeiros: análise da necessidade de obter recursos financeiros como empréstimos e análise de melhores opções de investimentos.

Realizar

Com base no resultado da análise, é possível tomar ações preventivas ou corretivas sobre os problemas encontrados para evitar perdas, bem como tomar medidas que otimizem as receitas, como investimentos. Ou seja, a Realização consiste em colocar em prática as decisões que foram tomadas nos passos anteriores para manter as finanças em dia.

Planejar

Após realizar as medidas necessárias para as questões mais imediatas, é possível dar início a planejamentos estratégicos de prazos maiores tendo como base o objetivo da empresa, levando em conta onde a empresa deseja estar em um determinado tempo.

Neste passo, é necessário tentar prever o que acontecerá futuramente com as finanças da empresa, tomando como base o comportamento que foi observado através dos passos anteriores. Esse planejamento pode começar tendo em vista prazos não tão longos e depois aumentar gradativamente. Esse planejamento definirá um conjunto de ações ou mudanças a serem realizadas ao longo do período que foi planejado para atingir um resultado esperado.

Esse ciclo deve se repetir constantemente, quanto mais vezes ele for executado, mais precisas serão as informações e consequentemente, mais certeiras serão as decisões tomadas e os planejamentos feitos. Portanto, mais eficiente será a gestão financeira. O ciclo poderá ser iniciado em qualquer etapa, tendo sempre em foco a melhoria contínua das suas finanças.

Algumas ferramentas podem facilitar a gestão financeira, uma delas é o uso de um software de gestão.

O Bluesoft ERP atende hoje a todas as necessidades para facilitar a sua gestão financeira. Permitindo a integração dos módulos de Tesouraria, Contas a Pagar e Contas a Receber com os demais módulos do sistema (como compras e vendas) gerando registros automáticos que podem diminuir o tempo gasto com registros manuais, além de oferecer relatórios como o fluxo de caixa que serão utilizados na análise.

Além disso, a Bluesoft também oferece a seus clientes o Bluesoft Intelligence que gera diversos tipos de dashboards de visão estratégica, capazes de oferecer embasamento para os planejamentos e tomadas de decisões pelos gestores.