2020 foi o ano do e-commerce, não é mesmo? Afinal, a pandemia da COVID-19, acelerou a implantação desse tipo de tecnologia nos supermercados. E, uma das consequências disso, é que muitas marcas ainda estão aprendendo a trabalhar com o e-grocery. Por isso, se torna cada vez mais necessário, materiais com dicas para o e-commerce varejista dar certo em 2021!

Na Bluesoft, nós antevemos esse movimento  no nosso Material sobre as Tendências de Tecnologia para o Varejo em 2021. Além disso, vimos grandes varejistas apostando cada vez mais no e-Grocery! Se nos EUA, a Amazon já fez esse movimento há uns anos, no Brasil, a recente notícia que a Magazine Luiza comprou a VipCommerce, buscando se tornar ‘o seu Supermercado Online!’, movimento ou mercado. 

Por isso, para te ajudar a não ficar para trás, quando falamos de e-commerce, criamos esse artigo. Nele, te damos 4 Dicas para ter sucesso no seu e-commerce em 2021.

4 Dicas para o E-Commerce em 2021!

Conforme falamos acima, o e-commerce está em plena expansão no Brasil! E essa afirmação não é atoa, afinal, segundo dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie, o e-commerce no Brasil teve uma expansão de 73,88%, faturando 83,68% a mais do que em 2019. 

Além disso, segundo o Portal Pequenas Empresas, Grandes Negócios, aplicativos de Supermercado Online, registraram um crescimento de até 400% em 2020!

E, tendo esse cenário grande de expansão do e-Grocery no Brasil,, as dicas que nós, da Bluesoft, te damos para ter sucesso em 2021, são:

  • Invista no Marketing Digital de seu e-commerce;
  • Seja Efetivo no Cadastro de Produtos;
  • Ofereça uma experiência de compra marcante;
  • Tenha um aplicativo ou site mobile first;

Abaixo, vamos entender melhor sobre as dicas para o e-commerce em 2021!

Invista no Marketing Digital de seu E-Commerce

Tão importante quanto a qualidade dos produtos que você possui, é você ter uma divulgação efetiva do seu supermercado online. 

Por isso, investir na estratégia de marketing digital, que engloba a divulgação em redes sociais, anúncios na internet e que usa técnicas de SEO, é o mínimo para que seu e-commerce tenha sucesso.

 Vale lembrar que é importante que você tenha um profissional especializado em marketing digital. Afinal, ele te auxiliará a ter a melhor divulgação possível.

Além disso, divulgue seu canal de compras no seu site principal, suas redes sociais e crie publicidades para colar em suas lojas. Outra dica, é divulgar na rádio da loja, WhatsApp do Supermercado, ou, em embalagens dos seus produtos de marca própria ou sacolas.

Seja efetivo no cadastro de produtos efetivo

Cadastro de Produtos é um dos temas mais importantes nos dias de hoje quando falamos de comércio. Ele passa por toda a operação do varejo, a logística, nas vendas no PDV e em coisas muito estratégicas, como o pricing, por exemplo. 

O grande desafio quando falamos em cadastro de produtos é ter dados consistentes e certificados. O trabalho deve ser feito a seis mãos, varejo, indústria e tecnologia.

Ter dados qualificados é fator estratégico para melhorar a precificação, aprimorar a exposição das mercadorias, detectar novas oportunidades e ampliar a lucratividade.

No caso do e-commerce as operações também são otimizadas, pois, ter uma base única e certificada agiliza processos, e aumenta a confiança na marca.

Um cadastro de produtos efetivo, auxilia você, supermercadista, a contar com fotos em alta definição no seu e-commerce e também com a descrição completa do produto em sua página.

Dessa forma, você garante que a experiência do seu consumidor seja positiva. Afinal, com um site bonito e bem ilustrado, o consumidor sente mais segurança de que suas compras serão realizadas corretamente, se livrando de fraudes. 

Além disso, dedique um tempo para falar a quantidade de cada item, inclua a tabela nutricional na descrição e deixe claro quando um produto é diet ou light, afinal, alguém que não busca por esses produtos, pode comprar eles por engano e se frustrar.

Para entender melhor sobre a importância do cadastro de produtos para o seu e-commerce, confira o nosso podcast sobre o assunto, abaixo!

Ofereça uma experiência de compra marcante

Esse, é um ponto primordial e que faz toda a diferença. Afinal, quando você, como consumidor, acessa a um site com uma experiência de compra ruim, reage como? Todos saímos e procuramos um concorrente! No supermercado online, isso não é diferente.

Por isso, invista bastante na criação de um site que tenha uma boa velocidade de carregamento. Além disso, é importante que ele seja usual e simples, possuindo uma comunicação fácil e intuitiva. 

Além disso, trabalhar com  listas/categorias de compras é algo que pode economizar o tempo do cliente garantir boas vendas para o seu supermercado. Afinal, quem é que não gosta de ter a sua vida facilitada quando irá comprar os itens para um churrasco, por exemplo?

Por isso, dedique um tempo para criar listas/categorias como “Hortifrúti”, “churrasco do final de semana”, “hora da pipoca”, entre outras. Isso irá melhorar a experiência de compra do seu usuário.

Esses são fatores determinantes para oferecer uma boa experiência de compra para o seu consumidor e ver seus resultados aumentarem cada vez mais.

Tenha um aplicativo ou site mobile-first

Não ter um aplicativo de sua loja online ou um site criado em mobile-fist é um erro que irá te custar muitas vendas. Afinal, hoje em dia, realizamos diversas coisas com nossos smartphones, inclusive compras. 

Segundo pesquisa realizada pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box, em 2020, o número de pagamentos realizados via smartphones subiu de 85% para 91%! Logo, você precisa garantir que seu site seja amigável e que a experiência de compra no mobile, será igual a do desktop. 

E, caso você não tenha esse problema em sua loja, você precisa se atentar em criar comunicações que sejam amigáveis, tanto no Desktop, quanto no Mobile. Por isso, crie banners que se adaptem bem ao smartphone. 

Além disso, tenha cuidado com a quantidade de informação que essas peças terão, afinal, é muito desconfortável ter que dar zoom a todo momento no celular para ler algo.

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer nossas 4 Dicas para o E-Commerce em 2021? É importante que você veja, como todas elas se complementam com um objetivo comum: melhorar a experiência de compra do seu consumidor!

Afinal, é necessário que você consiga quebrar todas as barreiras que o seu consumidor possui, mostrando para ele como o e-commerce de supermercados é bom e pode agilizar o seu dia a dia, o auxiliando a ganhar mais tempo para curtir com a família ou até mesmo para colocar aquela série em dia. 

E, se você quiser saber mais Dicas para o e-commerce em 2021, baixe gratuitamente o nosso material sobre o assunto aqui!