Uma das tendências do varejo que nós destacamos nos últimos anos, era algumas ações que o varejo podia fazer para melhorar a experiência do consumidor no momento de compra, visando aumentar o tempo gasto em loja.

Porém, a pandemia do COVID-19 nos criou a necessidade do distanciamento social e, criou hábitos de consumo. Isso gerou diversas dificuldades para os varejistas, acostumados a criarem uma experiência de compra que os faça ter cada vez mais vontade de ficar na loja. 

Por isso, uma das perguntas que vemos surgindo no meio, é como melhorar a experiência de compra do cliente em tempos de pandemia. Logo, visando auxiliar os varejistas a entenderem melhor esse novo consumidor e a melhorarem a sua experiência, criamos esse artigo.

Nele, nós damos algumas dicas que você pode fazer para melhorar a experiência do seu cliente na pandemia, mas que podem sim, serem úteis para o pós-pandemia. Confira!

Dicas para melhorar a experiência do cliente na pandemia

Como falamos acima, melhorar a experiência do cliente em tempos de pandemia, é fundamental para que o seu negócio consiga se manter. Por isso, precisamos reforçar o atendimento ao cliente, seja à distância ou presencialmente, passando sempre segurança para que ele consuma de forma tranquila.

No varejo, isso é ainda mais importante, afinal, o segmento trata diretamente com os consumidores finais. Logo, é necessário que a sua equipe se destaque com um atendimento que seja próximo e abrangente com o seu cliente, visando o seu retorno. Dessa forma, você consegue fidelizar ele em sua loja, fazendo com que ele sinta vontade de voltar a comprar com você.

Por isso, destacamos as dicas abaixo para te ajudar a melhorar a experiência do seu cliente na pandemia. Elas são: 

  • Criar um protocolo de Higiene das suas lojas;
  • Disponibilizar materiais de higiene para seus clientes;
  • Seguir as diretrizes implementadas pelo governo local;
  • Respeitar o Distanciamento Social;
  • Investir e oferecer um canal de venda que seja omnichannel;

Abaixo, vamos entender melhor sobre essas dicas para melhorar a experiência do cliente na pandemia!

Criar Um Protocolo De Higiene Das Lojas

Além da higienização dos consumidores e colaboradores, é essencial que você tenha um protocolo de higienização de suas lojas. Por isso, invista em desinfetar o chão de suas lojas constantemente.

Não se esqueça também de que todos os locais devem ser higienizados, como as araras de roupas, prateleiras com produtos e o próprio produto. Até a sacola que o consumidor irá levar a compra, se possível, deve ser higienizada. 

Uma medida que você pode tomar, é a de higienizar a sacola na hora. Isso mostra ainda mais cuidado e passa mais segurança para o seu consumidor.

Disponibilizar Materiais de Higiene para seus clientes

Disponibilizar materiais de higiene é fundamental para passar mais segurança para o seu consumidor. Por isso, se possível, ofereça uma pia com sabão e água logo na entrada de seu estabelecimento. Caso não seja possível, ofereça sempre álcool 70º.

Além disso, impedir que os consumidores sem máscara entrem na loja é algo fundamental, afinal, ela é uma das proteções que temos contra o vírus. Caso você consiga, oferecer uma máscara descartável na entrada pode ser uma saída, além de mostrar para o seu consumidor, como você se preocupa com sua segurança.

Seguir as Diretrizes do seu Governo Local

Seguir as diretrizes de segurança impostas pelo governo local, além de ser a primeira medida que você precisa analisar antes de reabrir o seu comércio, é importante para que o seu consumidor se sinta seguro em comprar de sua loja.

Por isso, analise a cartilha que o governo criar e, se possível, faça além. Outra medida que você consegue tomar para mostrar para o seu cliente que você está protegendo ele, é o de informar as medidas tomadas por seu estabelecimento.

Logo, invista na comunicação visual de sua loja, mostre as medidas de higiene que vocês seguem. Isso com certeza irá fazer com que o consumidor se sinta mais seguro e consiga realizar a sua compra.

Respeitar o Distanciamento Social

Apesar da reabertura do comércio não essencial, o distanciamento social também deve ser respeitado. Afinal, segundo as autoridades de segurança do planeta, ele é um dos responsáveis pelo achatamento da curva de contágio do COVID-19.

Por isso, respeite a distância de 2 metros entre os clientes e colaboradores. Além disso, para facilitar para o seu consumidor, crie marcações no chão de loja indicando esses dois metros, igual à maioria dos supermercados está fazendo.

Investir E Oferecer Canais De Venda Omnichannel

O grab and go está em alta nos países da europa e EUA. E no Brasil isso não é diferente. 

Por isso, você pode investir em canais de venda Omnichannel que oferecem para o seu consumidor mais comodidade, permitindo que eles saiam de casa e entrem na loja apenas para retirar a sua compra.

Uma dica é a de disponibilizar esses canais sempre priorizando o mobile, afinal, segundo o Opinion Box, 85% dos consumidores de e-commerces realizam as compras pelos dispositivos móveis.

Logo, oferecer uma experiência de compra que seja agradável e simples, faz toda a diferença para fidelizar ele. Por isso, não negligencie esse passo e alie ele a um atendimento excelente, ele pode ser o grande diferencial da sua marca para o concorrente.

Caso queira entender mais sobre o e-commerce para supermercados, baixe gratuitamente o nosso material sobre o assunto, aqui!

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer algumas das nossas dicas para te ajudar a melhorar a experiência do seu cliente em tempos de pandemia? 

É importante que você tenha em mente que, você deve se adequar ao que o seu consumidor mais busca. Por isso, uma saída para entender como oferecer mais comodidade para ele, é a de realizar pesquisas sobre o assunto. 

Dessa forma, você garante estar atendendo o que o seu público mais deseja, aumentando assim a satisfação dele ao realizar suas compras em sua loja.