Algo que está tendo bastante espaço na mídia, são as autuações realizadas pelo Procon nos estabelecimentos, como os supermercados. Por isso, para te ajudar a não ser pego de surpresa e também, para mostrar para o seu consumidor, a seriedade de suas lojas, criamos o Blogpost a seguir. Nele, vamos conhecer 4 dicas para evitar as autuações do Procon. Confira!

Antes, vamos entender melhor o que é o Procon e qual é o seu papel!

O Procon, ou Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, é, segundo o próprio blog do órgão: “Trata-se de um órgão administrativo de poder executivo municipal e/ou estadual destinado à proteção e defesa dos direitos e interesses dos consumidores. A função do Procon é a orientação dos consumidores, mas também é a mediação de conflitos nas relações de consumo e fiscalização dessas relações de consumo.”.

Logo, podemos concluir que o Procon tem como missão, auxiliar o consumidor e ser o órgão responsável por fiscalizar práticas comerciais desleais, que sejam fraudulentas ou enganosas, garantindo assim um ambiente justo para empresas e consumidores.

E, agora que você já sabe o que é o Procon, vamos conhecer as 4 dicas para evitar as autuações desse órgão em seu supermercado.

Agora sim, vamos para as 4 Dicas para evitar as autuações do Procon

Antes das 4 dicas, temos um ponto para atentar você, supermercadista. Tenha sempre em mãos e de fácil acesso, o exemplar do Código de Defesa do Consumidor. Afinal, esse documento é a primeira coisa que os fiscais irão te pedir.

Agora sim, vamos entender melhor como você evita as autuações do Procon. Por isso, separamos as dicas abaixo, para você colocar em prática nas suas lojas. Elas são:

  • Realize o fracionamento correto dos produtos perecíveis;
  • Faça a higienização correta da sua loja;
  • Mantenha sempre o controle do Shelf Life dos seus produtos;
  • Não precificar seus produtos de forma abusiva;

Abaixo, vamos destrinchar melhor cada uma dessas dicas!

Realize o fracionamento correto dos produtos perecíveis

O primeiro passo para evitar as autuações do Procon, é o de realizar o fracionamento correto dos produtos perecíveis. Apesar de ser algo já realizado pelos supermercados, segundo o Procon, alguns cuidados são necessários para que você fique em conformidade. Listamos melhor eles, abaixo:

  • Demonstre sempre de maneira adequada e visível para o cliente a embalagem e marca do produto que foi fracionado no expositor. Ex: Mussarela Marca X, fracionado em 28/04/2020, Valido até: 01/05/2020;
  • Evite realizar o fracionamento de grande quantidade do produto exposto. Essa prática é recomendada porque ao fazer essa prática, você corre o risco de perder a qualidade do produto. Além disso, você descumpre as principais normas da ANVISA e, ainda pode sofrer prejuízos decorrentes de perdas por conta da validade. Veja mais sobre a Gestão de Produtos Perecíveis, no vídeo abaixo:
  • Demonstrar no expositor  a data de fracionamento/ abastecimento, qual o intervalo de abastecimento e qual a data de validade do produto após o abastecimento. Aqui o intuito é obedecer às normas da ANVISA e não lesar o consumidor;
  • Realize o controle e a medição das temperaturas dos expositores de alimentos de forma recorrente. Se possível, tenha um expositor com a temperatura digital visível para os consumidores, afinal, isso passa maior segurança para seus clientes;
  • Realize a manutenção preventiva dos equipamentos expositores e de manipulação dos alimentos, isso evita que você tenha que realizar alguma manutenção de última hora, gerando gastos maiores e ficando sem um refrigerador em funcionamento;
  • Reforce as boas práticas de higiene e uso correto dos EPIs para os colaboradores que manipulam os alimentos. Veja mais detalhes sobre esse assunto, no vídeo abaixo:

Faça a higienização correta de sua loja

Realizar a higienização correta da sua loja já é algo fundamental, não é mesmo? E, isso é ainda mais importante em tempos de COVID-19. Por isso, não deixe de realizar a higienização correta do chão de sua loja, das prateleiras, caixas, etc. 

Além disso, é importantíssimo manter a limpeza dos locais de armazenamento de produtos perecíveis. Afinal, eles podem sim ser contaminados por conta de uma má higienização. E, para te ajudar nesse quesito, confira o post do Blog da Apas, sobre o assunto!

Mantenha sempre o controle do Shelf Life dos seus produtos

O Shelf life, ou vida útil, é o tempo que um alimento preparado permanece fresco, saudável. Ou seja, é o período que alimentos, bebidas e outros produtos perecíveis possuem antes de serem considerados inadequados para o consumo.

Ele começa a partir da sua data de fabricação e depende de diversos fatores. Podemos listar como os fatores intrínsecos, os ingredientes, os nutrientes e conservantes utilizados em seu processo de produção.

Já como os fatores extrínsecos, podemos citar as condições de higiene, armazenamento, e até mesmo o tipo de embalagem utilizada. Além disso, questões como a umidade, a contagem microbiana durante o processamento do alimento e a maneira como ele é distribuído também se encaixam nesse fator.

Confira o vídeo abaixo para entender melhor sobre o Shelf Life dos produtos e, clique aqui para descobrir como um Sistema de Gestão te ajuda a realizar o controle do tempo de vida das mercadorias do seu supermercado. 

Não precificar seus produtos de forma abusiva

A precificação é algo muito difícil de se fazer, afinal, ela precisa ter o equilíbrio perfeito entre lucratividade e preços atrativos para seus consumidores. E, em tempos de Coronavírus, muitos consumidores têm notado um aumento nos preços dos produtos nas gôndolas.

Por isso, é de extrema importância não realizar uma precificação abusiva dos seus produtos. Afinal, o aumento abusivo no preço de produtos é uma infração, segundo o artigo 39 da Lei Federal nº 8.078/90, do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Por isso, realizar uma precificação que não seja abusiva, é uma das formas de evitar as autuações do Procon. E, para te ajudar nesse desafio, separamos alguns materiais. Eles são: 

  • O nosso vídeo sobre Precificação Inteligente: 
  • O nosso infográfico sobre os 7 Diferenciais que uma equipe de Precificação oferece para o seu supermercado, disponível gratuitamente aqui! 
  • Além disso, é necessário praticar gestão de Pricing, realizando pesquisas nas empresas concorrentes a fim de entender como o mercado se comporta em relação aos preços dos produtos e traçar uma estratégia de precificação atrativa. Porém, é necessário que ela não esteja nem muito abaixo e nem muito acima dos índices de mercado. 
  • Identifique quais são os produtos KVI (Key Value Items), ou seja, itens em que o consumidor tem boa noção de preço, alto giro de vendas e grande presença no ticket médio da empresa. São eles os principais itens que você precisa se atentar ao realizar a precificação, para evitar problemas com o Procon!
  • Além disso, ainda é importante frisar que os produtos do seu supermercado precisa ter os rótulos e as etiquetas em língua portuguesa. E, fique atento também a deixar bem claro as formas de pagamento aceitas por sua loja e qual é a política de trocas do seu estabelecimento. 

Conclusão

Esperamos que tenha ficado clara a importância de evitar as autuações do Procon e também como realizar essa proteção. 

Além disso, todas as dicas que trouxemos nesse artigo, são boas práticas que com certeza, farão o consumidor ter uma boa imagem do seu supermercado, tornando-se em um cliente recorrente!