Um varejista enfrenta uma das preocupações diárias relacionadas às perdas financeiras que podem ocorrer, mesmo durante períodos de grande movimentação de vendas.

Essas perdas geralmente resultam de controles internos inadequados e da falta de gestão efetiva na área financeira das empresas.

Portanto, é importante que você conheça os processos que estão causando prejuízos para sua empresa. Isso só é possível quando você acompanha o funcionamento de cada serviço e equipamento disponível em sua rede.

Com o objetivo de ajudá-lo a minimizar os impactos financeiros e operacionais decorrentes das perdas, criamos este artigo. Nele, apresentamos 4 dicas para diminuir suas perdas financeiras por meio do monitoramento.

4 Dicas para você diminuir suas perdas financeiras com o monitoramento

Como você lida com as perdas financeiras da sua empresa? Se esse índice ainda é considerado alto, é hora de revisar as ações que estão sendo feitas e realizar as mudanças necessárias para reverter esse cenário. 

Além disso, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em 2019 as perdas impactaram 1,82% do faturamento bruto das empresas. 

E, tendo esse cenário em mente, as dicas que nós, da Bluesoft, te damos paradiminuir suas perdas financeiras, são:

  • Acompanhe os pontos de controle;
  • Faça uma boa gestão de vendas;
  • Acompanhe o seu volume de compras;
  • Use um sistema automático de auditoria.

Abaixo, vamos entender melhor sobre essas dicas para diminuir suas perdas financeiras com o monitoramento!

Acompanhe os pontos de controle

A partir do momento em que você identifica os processos que tem uma tendência maior a causar riscos, é preciso definir como os acompanhamentos e monitoramentos devem ser feitos. 

Assim você pode listar a quantidade de incidentes por seção e o nível de risco que cada uma delas apresenta para o empreendimento conforme o potencial de perda financeira.

Faça uma boa gestão de vendas

Fazer uma boa gestão de vendas ajuda a controlar o volume de saída dos produtos e com isso criar uma previsão de demanda com base no seu histórico. 

Essas informações também contribuem para analisar o fluxo do estoque e preparar o setor para fazer compras mais assertivas, sem sobras ou ausências de itens.

Acompanhe o seu volume de compras

Em alguns casos, é comum que o fornecedor ofereça algum tipo de desconto conforme o volume de compras. Mas, o ideal é não ficar baseando sua estratégia nessa ideia, principalmente em termos de produtos com um valor de médio para baixo. 

Prestar atenção na quantidade de solicitações que são feitas aos fornecedores pode evitar que sejam adquiridos mais produtos que o necessário para o período definido.

No entanto, mesmo acertando na quantidade, é essencial monitorar o percentual de Shelf Life dos produtos recebidos nas lojas. E isso é algo que muitos supermercados deixam de fazer. Para isso, você pode contar com um ERP que consiga realizar o cálculo de Shelf Life logo no recebimento de suas mercadorias, como o Bluesoft ERP

Use um sistema automático de auditoria

Usar um sistema automático de auditoria é uma opção eficaz para diminuir os desperdícios financeiros, pois permite que m relatório de análise de risco seja consultado enviado pelo próprio sistema para o seu e-mail, identificando os erros, os setores que fazem parte e o tamanho das perdas. 

Assim, o usuário tem o controle de todos os pontos falhos em um painel de monitoramento e pode analisar os detalhes a qualquer momento do dia, independente do lugar.

Esse tipo de ferramenta facilita e torna a rotina mais prática, já que, com as informações de diversos departamentos centralizadas, a realização da troca de dados fica mais ágil.

Por exemplo, quando falamos de estoque, o setor de compras possui todas as informações de composição do armazém, como as quantidades de cada produto, e, assim, sabe se é o momento de solicitar um novo pedido ao fornecedor.

Conclusão 

Ao analisarmos anteriormente, percebemos que a recorrência de perdas no estoque é um problema que prejudica não apenas a rotina de uma empresa, mas também pode gerar consequências graves para o negócio.

Por isso, é fundamental que a empresa tenha uma estratégia bem alinhada para controlar e melhorar os processos relacionados ao estoque.

Além disso, é importante sempre lembrar da necessidade de utilizar mais tecnologia para ajudar em todos esses tópicos que foram apresentados. Afinal, essa é uma das maneiras mais eficazes de lidar com esse índice.