Fundamental para qualquer negócio, oferecer um bom atendimento para seus clientes, que seja acolhedor e de forma atenciosa, é crucial para aumentar sua satisfação e, consequentemente, sua fidelização. Afinal, junto a uma estrutura de loja incrível, essa é uma das maneiras de se criar uma experiência marcante para o seu consumidor.

No varejo, isso é ainda mais importante, afinal, o segmento trata diretamente com os consumidores finais. Logo, é necessário que a sua equipe se destaque com um atendimento que seja próximo e abrangente com o seu cliente, visando o seu retorno.  

E, em tempos de pandemia, como a do COVID-19, precisamos reforçar o atendimento ao cliente. E, seja à distância ou presencialmente, é necessário passar sempre segurança para que ele consuma de forma tranquila, não é mesmo?

Por isso que, pensando em te ajudar a criar uma experiência marcante para o seu consumidor, criamos esse artigo. Nele, te mostramos algumas dicas de como você consegue fazer isso. Confira!

Dicas para Criar uma Experiência Marcante para o seu Consumidor

Oferecer um atendimento excepcional durante sua compra

Se antes da pandemia do COVID-19, muito se discutia sobre os movimentos do varejo para aumentar o tempo de loja dos consumidores, atualmente, ter uma experiência de compra fluída e rápida, se tornou algo de muito valor para os consumidores. 

Além disso, observamos também um aumento no número de compras via e-commerce no varejo supermercadista, que teve um crescimento de 96% na quantidade de novos varejistas que adotaram o comércio eletrônico. Logo, tornou-se cada vez mais necessário que você consiga se diferenciar do seu concorrente de maneira positiva.

Por isso que, tornou-se cada vez mais importante oferecer um atendimento cada vez mais personalizado e que atenda as necessidades do seu cliente. 

E, além disso, é necessário também que o seu estabelecimento seja transparente com as ações de segurança tomadas durante a pandemia, permitindo que os consumidores se sintam mais seguros e confortáveis durante suas compras. Você consegue ver o que os varejistas estão fazendo no Brasil e no mundo aqui!

Porém, como realizamos essa personalização do atendimento à distância, é um das grandes dúvidas que normalmente quem vende online possui. E, para te ajudar a personalizar o atendimento ao seu cliente, à distância, separamos 4 dicas para que você consiga fazer isso da melhor maneira. Elas são:

  • Conheça o seu cliente;
  • Invista em sua Experiência;
  • Tenha uma área de Customer Experience;
  • Esteja sempre aberto aos feedbacks;

E, caso queira entender mais ainda sobre e-commerce para supermercados, confira o nosso e-book que te ajuda a preparar a sua operação em 2021!

Invista no Layout de suas lojas

O objetivo principal do layout de loja é permitir que o shopper circule livremente pelo PDV, passe mais tempo na loja e acabe comprando mais produtos. Enquanto a fachada e a vitrine atraem o cliente para dentro da loja, é o layout que vai instigá-lo a ficar.

O ponto de vendas deve estar preparado para receber e satisfazer qualquer tipo de shopper, por exemplo, o que gosta de olhar as gôndolas com calma, o que tem pressa, o que busca promoções, o que tem foco na qualidade, o que busca uma determinada marca e muito mais!

Em outras palavras, um layout bem-planejado possibilita maximizar as vendas por metro quadrado do PDV.

Além disso, um bom layout de loja atua na redução de custos operacionais do varejo e aumento da lucratividade, ou seja, impacta diretamente na produtividade de uma unidade.

Se quiser entender melhor sobre a importância do Layout para a sua loja, confira o e-book que fizemos sobre o assunto aqui!

Invista em tecnologias de pagamento Contactless para seus consumidores

A demanda por diferentes experiências de compra já existia por parte dos consumidores, mas após a pandemia o setor varejista vem passando por inúmeras mudanças. E, a adoção de tecnologias contactless pelo varejo com certeza é uma das principais mudanças que os consumidores anseiam.

Se na China, isso já é comum, ainda estamos nos adaptando a essa forma de pagamento. Porém, com a adoção do PIX e de carteiras digitais, como o PicPay e o AME Digital, isso vem se tornando mais comum no Brasil.

Além disso, o varejo supermercadista ainda consegue implementar diversas tecnologias que evitam o contato entre consumidor e atendente, automatizando ainda mais o processo de vendas em suas lojas. O self-checkout é uma das que vem ganhando mais adoção. E não é para menos, afinal, segundo a ABRAS, essa tecnologia reduz o tempo gasto no caixa de 20% a 30%!

Outra tecnologia que vem sendo implementada, mas ainda gradualmente, é a do RFID. A tecnologia RFID é usada para que você não precise escanear os produtos que deseja comprar, assim, você pode apenas tirar os itens escolhidos de prateleira que o check-out é feito automaticamente. Ao sair do estabelecimento você encontrará um resumo de tudo o que foi comprado com uma solicitação de aceite.

Além de dar liberdade para o seu cliente, o RFID também é muito útil na hora de fazer o seu inventário, já que nessas lojas seu estoque acaba sendo muito rotativo. E, com essa tecnologia, você tem certeza de que as contagens foram feitas de forma correta, já que cada produto possui um número único de identificação. Isso torna o processo mais rápido e assertivo.

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer algumas das nossas dicas para criar uma experiência marcante para o seu consumidor? É importante notar que aliando um atendimento excelente ao que ele busca em tecnologia, você consegue oferecer essa experiência incrível de compra. 

Além disso, vale lembrar que você não deve focar somente no atendimento presencial, uma vez que o e-commerce está em plena expansão no Brasil. Por isso, invista também em oferecer uma experiência de compra fluída online para o seu consumidor não sentir a diferença entre a loja física e a online.