Manter o seu estoque bem organizado e otimizado é algo importantíssimo para todas as empresas. Afinal, sabemos que não dar a devida atenção para esse ponto pode ser uma das causas dos problemas financeiros que você poderá enfrentar. Excesso de produtos, alto índice ruptura e também perdas, são alguns dos índices que gerenciar melhor o seu estoque te ajuda a diminuir. 

Por isso que, pensando em ajudar o varejista nesse desafio, criamos o texto a seguir. Nele, te damos 4 dicas para gerenciar melhor o seu estoque. Confira!

Antes, vamos entender o que é o gerenciamento de estoque

Essencial para uma administração competente, o gerenciamento de estoque é uma atividade que fornece diversos benefícios para sua empresa. Os principais que podemos destacar, são:

  • Diminuir seu índice de ruptura;
  • Evitar prejuízos por perda;
  • Não ter estoque parado
  • Ter um controle apurado da loja;
  • Entender quais são os produtos com maior e menor saída;
  • Possuir o controle dos itens a vencer, conseguindo realizar a venda deles antes da perda;
  • Definição da melhor data de compra com os fornecedores;

Acima de tudo, monitorar os principais indicadores, como as causas das perdas, o índice de ruptura das suas lojas, seu giro de estoque, o índice de shelf-life dos seus produtos, seu valor de entrada e de saída, entre outras coisas, são extremamente importantes para realizar o controle do seu estoque.

Portanto, isso evita que você tenha gastos desnecessários. Além disso, garante que a sua loja tenha sempre o produto que o seu cliente procura, gerando mais valor para ele que irá sempre se lembrar que o que ele busca, você possui. 

Viu como é importante realizar o controle efetivo do seu estoque? E, já que relembramos a sua importância, vamos as 4 Dicas para Gerenciar Melhor o seu Estoque!

Agora sim, vamos as 4 dicas para gerenciar melhor o seu estoque

Conforme falamos acima, um bom gerenciamento de estoque é algo imprescindível para a saúde do seu supermercado. Por isso, além de contar com uma equipe dedicada para realizar essa tarefa em sua loja, é fundamental aliar a inteligência humana, com mais tecnologia. 

E, para ajudar você a maximizar o seu controle de estoque, destacamos 4 dicas. Elas são:

  • Contar com previsibilidade de vendas;
  • Integrar o seu estoque com outras áreas;
  • Acompanhe de perto seus KPIs de Estoque;
  • Conte com um ERP para gerenciar o seu estoque com base em dados.

Abaixo, vamos entender melhor sobre essas dicas!

Contar com previsibilidade de vendas

Ter uma previsão da demanda que o seu supermercado precisa ter para o próximo mês, por exemplo, é fundamental para não encher o seu estoque e também, para contar com um setor de compras estratégico.

E, para ter previsibilidade de vendas, é necessário analisar o histórico de compras dos seus clientes e, o comportamento dele durante o ano. Além disso, vale considerar também as sazonalidades e outros fatores externos, que acabam contribuindo para o aumento e a queda nas compras. 

Isso permite que você repasse os dados de vendas e de estoque para sua área de compras, que consegue negociar preços melhores para produtos que você sabe que terá bastante procura. Isso permite que você crie promoções com mais assertividade, não comprometendo suas margens de lucro.

Para entender mais sobre esse assunto, baixe gratuitamente o e-book que fiemos em conjunto com a Smarket, sobre “Como Melhorar Margens de Lucro com Promoções”.

Integrar o seu estoque com outras áreas

Integrar o seu estoque com outras áreas de sua empresa, como o seu setor de compras e precificação é fundamental para garantir maior eficácia em seu supermercado. Afinal, esses setores possuem relação direta entre si, influenciando diretamente o sucesso do seu negócio.

Por isso, contar com ERP Cloud, é fundamental para realizar essa integração da melhor maneira. Com o Bluesoft ERP, por exemplo, os gestores possuem a visão de todos os departamentos, conseguindo consultar as informações necessárias para que suas decisões sejam tomadas com base em dados.

E, ter essa visão macro de suas lojas, é fundamental para evitar, por exemplo, o aumento de sua ruptura, identificar a causa das perdas, e entender qual é o seu giro de estoque, que são informações importantíssimas para gerenciar da melhor maneira seu supermercado.

Acompanhe de perto seus KPIs de Estoque

A administração de estoque é uma atividade extremamente sensível. Isso, pois estoque em excesso representa um custo para a empresa, enquanto estoque baixo pode gerar ruptura.

Para chegar no ponto ideal de estoque de qualquer produto é preciso uma boa gestão de compras, relacionamento forte com fornecedores, além de eficiência no recebimento de produtos e reposição.

Além disso, estar atento aos indicadores de estoque é fundamental para não ser pego de surpresa ou pior, perder vendas. Os principais KPIs de Controle de Estoque que precisamos monitorar, são:

  • Cobertura de Estoque;
  • Acuracidade de Inventário;
  • Retorno de Margem Bruta sobre Estoque (GMROI);
  • Percentual de Estoque Indisponível;
  • Prazo Médio de Estocagem;
  • Giro de Estoque;
  • Stock Out.

Essas informações permitem que os gestores consigam tomar suas decisões se baseando em dados. Logo, você consegue diminuir as chances de erro em estoque para quase zero, aumentando sua lucratividade e transformando essa área do seu supermercado em algo estratégico para seu.

Conte com um ERP para gerenciar o seu estoque com base em dados

Contar com um sistema de gestão (ERP) é importantíssimo para que você consiga gerenciar o seu estoque com base em dados!

Com o Bluesoft ERP, por exemplo, você possui diversas funcionalidades que com certeza irão te ajudar muito nessa tarefa. Além disso, você também consegue acompanhar seus números onde você estiver, com nossos aplicativos, que coletam os dados em tempo real diretamente do seu ERP.

Além de realizar a gestão do seu supermercado de ponta a ponta, um sistema, como o Bluesoft ERP possui funcionalidades que certamente farão a diferença no seu negócio. Essas funcionalidades são:

  • Controle do seu estoque máximo e mínimo;
  • Cálculo do Shelf-Life do lote do produto em seu recebimento;
  • Previsibilidade de vendas;
  • Controle da ruptura de suas gôndolas, via App ou Coletor;
  • Dashboard de seus produtos separado por loja;
  • Sistema de prevenção de perdas, que te avisa conforme os produtos vão chegando próximos de seu vencimento se ele terá a saída necessária para não ter perda;
  • Acompanhamento em tempo real das suas vendas, estoques e rupturas;
  • Muito mais funcionalidades;

Viu como um Sistema de Gestão te ajuda a gerenciar da melhor maneira o seu estoque? Por isso a importância de contar com um software ERP para esse desafio. Isso economiza o tempo dos seus colaboradores e te traz mais confiança, uma vez que você consegue realizar o acompanhamento em tempo real de tudo o que acontece em seu supermercado!

Conclusão

Espero que tenha essas dicas te ajudem a entender melhor a importância de gerenciar bem o seu estoque. Além disso, seguir as melhores práticas do mercado, e contar com um bom sistema de gestão para o seu supermercado, que facilita a integração entre seus times é ideal para melhorar ainda mais o gerenciamento do seu estoque.Além disso, para te ajudar a melhorar cada vez mais a gestão do seu supermercado, separamos o nosso e-book com  12 Práticas Para Melhorar a Gestão da sua rede Varejista! Clique aqui para baixar e melhorar cada vez mais a sua loja.

logistica lean