Fundamental para qualquer negócio, oferecer um bom atendimento para seus clientes, que seja acolhedor e de forma atenciosa, é crucial para aumentar sua satisfação e, consequentemente, sua fidelização. Porém, uma das dúvidas que pode surgir, é como você consegue fortalecer o relacionamento com o seu cliente.

No varejo, isso é ainda mais importante, afinal, o segmento trata diretamente com os consumidores finais. Logo, é necessário que a sua equipe se destaque com um atendimento que seja próximo e abrangente com o seu cliente, visando o seu retorno.  

E, em tempos de pandemia, como a do COVID-19, precisamos reforçar o atendimento ao cliente, seja à distância ou presencialmente, passando sempre segurança para que ele consuma de forma tranquila.

Portanto, para que ele se lembre do seu supermercado na próxima compra, criamos esse artigo. Nele, te mostramos 4 Dicas para você fortalecer o relacionamento com o seu cliente. Confira!

4 Dicas para você fortalecer o relacionamento com o cliente

Como falamos acima, proporcionar uma experiência positiva para o seu cliente no momento da compra, é uma boa maneira de iniciar esse relacionamento. 

E, você consegue fazer isso tornando o seu ambiente mais acolhedor, com instalações adequadas, agilidade no atendimento, uso de equipamentos modernos e principalmente fazendo com que ele sinta confiança nos serviços e produtos que está recebendo.

Isso é fundamental para conquistá-lo definitivamente, além de aumentar a credibilidade do estabelecimento não apenas com aquele cliente, mas também com outros que ouviram boas recomendações.

E, agora que sabemos da importância de ter um ambiente acolhedor, vamos conhecer mais 4 Dicas para você fortalecer o relacionamento com o cliente. Elas são:

  • Conheça o seu cliente;
  • Tenha uma área voltada para o sucesso do cliente;
  • Tenha tecnologias que auxiliem em sua experiência de compra;
  • Seja transparente;

Abaixo, vamos entender melhor sobre essas dicas!

Conheça o seu cliente

Uma das primeiras ações para fortalecer o seu relacionamento com o cliente, é a de conhecer ele. Afinal, quando a empresa realiza esse passo muito bem feito, fica muito mais fácil encontrar as estratégias certas para encantá-lo e fidelizá-lo. 

Para isso, você pode contar com o seu CRM e com o seu Software de B.I. para te ajudar a conhecer melhor o seu consumidor.

Porém, o primeiro passo, antes de partir para essa fidelização, é o da criação do seu Público-Alvo. E, para realizar ele da melhor maneira, uma grande aliada sua são as perguntas! Alguns exemplos que podemos utilizar são:

  • Quem são as personas que terão contato com o seu negócio?
  • Quais são seus costumes e hábitos de consumo?
  • Qual problema elas querem resolver com a sua solução?
  • Quais são as principais objeções que elas podem te dar?

Esses são alguns exemplos de perguntas que você consegue fazer, para aprofundar o seu conhecimento sobre o seu cliente. Além disso, outra maneira de conhecer o seu cliente ideal, é criando a sua persona.

A Persona é um tipo de representação fictícia de um consumidor ideal para o seu produto ou serviço. No entanto, para a criação dela, tudo deve ser baseada em dados reais relacionados a observação de comportamentos e características demográficas dos clientes, assim como motivações, preocupações, objetivos e desafios.

Vale destacar que, dentro das estratégias de marketing, a Persona de uma empresa não precisa ser, obrigatoriamente, única, sendo possível criar mais de um tipo de cliente ideal para o mesmo empreendimento.

Tenha uma área voltada para o sucesso do cliente

Como falamos no início deste artigo, investir na experiência do cliente, é um dos pilares para que você consiga fortalecer o seu relacionamento com ele. Por isso, ter uma área voltada para o sucesso do seu cliente, é algo primoridial! 

O customer Experience, ou CX, é o conceito que utiliza algumas estratégias que visam melhorar a experiência do cliente no uso de algum determinado produto ou serviço. 

A consultoria Beyond Philosophy tem uma definição excelente para Customer Experience (CX). Segundo eles:

Experiência do Cliente (CX) é uma percepção do cliente sobre sua interação racional, física, emocional, subconsciente e psicológica com qualquer parte de uma organização. Essa percepção afeta os comportamentos do cliente e cria memórias que impulsionam a fidelidade do cliente e afeta o valor econômico que uma organização gera.(tradução livre)

Quando pensamos na relação entre clientes e empresas, automaticamente queremos que ela seja, no mínimo, satisfatória.

Por isso, vem diminuindo o número de clientes que se baseiam exclusivamente no preço de um produto e serviço para decidir sua compra. A cada dia cresce a importância dada a uma boa experiência e isso, desde as primeiras conversas até o pós-venda.

Afinal, de acordo com uma pesquisa realizada pela Neoassist, 68% dos consumidores do Brasil pagariam até 20% a mais para ter um bom atendimento!

Além disso, 65% dos consumidores que responderam à pesquisa, disseram ter uma visão positiva da empresa quando eles conseguem resolver seus problemas sozinhos, utilizando as informações disponibilizadas pela companhia. 

Por isso que, no atendimento ao cliente à distância, é importantíssimo investir na personalização dele. Dessa forma, você consegue fortalecer cada vez mais o relacionamento entre supermercado e cliente.

Tenha tecnologias que auxiliem em sua experiência de compra

A terceira dica para fortalecer o relacionamento com o seu cliente, é a de investir em tecnologias que auxiliem a sua experiência de compra! Afinal, de nada adianta ter uma loja tecnológica que não converse com o seu público-alvo, não é mesmo?

Por isso que, em um supermercado, por exemplo, em meio a pandemia do COVID-19, duas tecnologias se sobressaíram: o e-commerce e as tecnologias sem contato, ou touchless.

As soluções de self-checkout e pagamento se contato tem se familiarizado. Afinal, isso traz comodidade ao cliente que escaneia os produtos a medida que compra, depois paga com o celular e não precisa passar em um checkout.

Já o e-commerce, para termos ideia, o Grupo Pão de Açúcar teve uma alta de 80% nos pedidos esse ano. 

É interessante ver que, quando a tecnologia faz sentido para o consumidor, ele irá utilizar. Isso reforça a importância de você conhecer o seu consumidor, oferecendo o que ele busca, fortalecendo seu relacionamento com ele.

Seja transparente

E, a nossa última dica para fortalecer o seu relacionamento com o cliente, é o de ser transparente!

Afinal, tendo em vista o contexto de 2020, com a necessidade de reforçar a higienização das lojas, carrinhos e caixas, é necessário que você comunique isso para o seu cliente, sendo bem claro!

Isso é importante porque, conhecendo os protocolos de segurança do supermercado, a população consegue perceber o cuidado do varejista com ela, tendo mais confiança e segurança para realizar suas compras.

Essa atitude de noticiar mais sobre os protocolos de segurança é muito positiva, porque, de novo, ela passa tranquilidade para a população, algo muito importante para que eles façam suas compras com menor risco de contágio, fortalecendo assim, o relacionamento com o seu cliente.

Conclusão

Legal conhecer essas dicas para te ajudar a fortalecer o relacionamento com o cliente, não é mesmo?Afinal, o atendimento ao cliente no varejo é algo importantíssimo e, em tempos de pandemia, vêm se tornando ainda mais importante. 

Apesar de não parecer, todas essas pequenas atitudes fazem parte do oferecer um atendimento excepcional para o seu consumidor, de maneiras que ele fique cada vez mais contente em comprar de sua loja.

Apesar de não parecer, todas essas pequenas atitudes fazem parte do oferecer um atendimento excepcional para o seu consumidor, de maneiras que ele fique cada vez mais contente em comprar de sua loja.