Seja bem vindo ao Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema em Nuvem Especializado em Redes Varejistas e hoje eu vou falar sobre a mudança no comportamento do consumidor para essa Páscoa 2018

O comportamento do brasileiro está ditando novas “regras” para o consumo de chocolate na Páscoa. Logicamente que os ovos de chocolate têm seu mercado cativo, mas sem os volumes do passado. E isso acaba mudando todo o jogo: desde a produção da indústria até as compras do varejo.

A Páscoa sempre será importante para o brasileiro pelo seu significado religioso e também pela magia que entrega às crianças, porém além da crise econômica outras razões explicam a mudança no consumo de chocolate pela população.

Dentre elas, o shopper hoje se preocupa com o consumo excessivo de açúcar por seus filhos e também com os gastos exagerados com presentes e o desperdício de comida nada educativo. Somado a isso as lojas especializadas tornaram-se concorrentes fortes dos supermercados e para ajudar os chocolates em tablete e bombom ganharam espaço graças ao baixo desembolso e campanhas em redes sociais.

Resumo: a indústria reduziu produção como um todo e aumentou a oferta de ovos com menor gramatura, mais baratos, e com brinquedos menores.

Algumas estratégias adotadas por alguns supermercados são:

Trabalhar com marcas de ovos alternativas e mais acessíveis ao público. Expor os chocolates em pontos extras, em pontas de gôndola e na entrada das lojas. Elevar o sortimento das Barras de Chocolate e caixas de bombom, essas barras oferecem margem maior e não exigem queima de preço ao final da sazonalidade.

Lembre-se A Páscoa é bastante tradicional nos supermercados. Quando a data se aproxima, os clientes querem ver a loja decorada. Por isso, em momentos de queda nas vendas, é preciso fazer bons acordos comerciais e usar a criatividade para preparar a exposição dentro da sua loja.

Assista ao vídeo. =D