Muito necessário para a competitividade dos supermercados, a propaganda pode ser o diferencial de sua loja para a do concorrente. Afinal, é ela que te ajuda a aumentar suas vendas, atrair novos clientes e fidelizar os antigos em tempos de crise.

Por isso, para te ajudar nesse desafio de aumentar suas vendas, criamos o texto a seguir. Nele, destacamos 7 dicas de marketing para supermercados que certamente te ajudarão a alavancar suas vendas. Confira!

Antes de tudo, você tem um planejamento?

Um dos primeiros passos para se ter uma estratégia de marketing eficiente, é contar com um planejamento do que será feito durante o ano.

Por isso, vale fazer um estudo do seu público, mapear quais serão as datas sazonais abordadas, os canais que você atuará, os formatos de comunicação (vídeo, e-mail marketing, redes sociais, panfletos, etc), entre outros pontos. 

Além disso, é importante alinhar esse posicionamento com todos do supermercado. Dessa forma, conseguimos ter uma equipe preparada e que esteja a par do que está acontecendo dentro da loja em que trabalha.

Afinal, essa é uma forma de garantir que o seu cliente sinta que sua equipe está preparada e a par de tudo o que está acontecendo e pronta para atendê-lo caso ele tenha alguma dúvida.

Agora sim, vamos às 7 dicas de marketing para supermercados

Agora que você já sabe que precisa ter o seu planejamento em mãos para aumentar o fluxo de clientes em seu estabelecimento, vamos às 7 dicas de marketing para supermercados que citamos no início deste artigo. Elas são:

  • Aproveite o marketing sensorial;
  • Invista em oferecer uma experiência de compra incrível para seus clientes;
  • Não se esqueça da psicologia dos preços;
  • Aproveite as zonas quentes e frias de sua loja;
  • Invista nas sazonalidades;
  • Tenha uma presença online;
  • Conte com o que há de melhor na tecnologia para supermercados;

Abaixo, vamos entender melhor cada uma dessas dicas!

Aproveite o Marketing Sensorial

Quando falamos sobre Marketing Sensorial, estamos falando sobre sensações. Afinal, sabemos que nosso cérebro é um grande memorizador de sensações. 

Por isso que investir em oferecer um corredor aromatizado é uma técnica de marketing utilizada por alguns supermercados para induzir a compra pela lembrança. Afinal, quando lembramos de algum alimento que comemos na infância ou que temos um apreço especial, é quase certo que iremos comprar por conta da nossa memória afetiva.

Além disso, também é possível utilizar algumas técnicas do marketing visual para incentivar as compras de determinados alimentos, visto que, antes de os comermos de fato, somos atraídos visualmente por eles.

E, além desses dois caso que te mostramos anteriormente, investir na degustação de produtos é um ótimo impulsionador de compras. Afinal, quando provamos o produto, sentimos aquele gostinho de “quero mais!”, o que pode acabar fazendo com que seu consumidor leve mais por impulso. 

E por último, mas não menos importante, vale destacar que o tamanho do carrinho também influencia na quantidade de itens que uma pessoa compra. 

Afinal, se ela vê que ele está cheio, tem a percepção de que está levando muitos itens, indo direto ao caixa ou revendo suas compras. 

Por isso, invista em carrinhos e cestas maiores. Assim, é possível cortar esse tipo de percepção de seus consumidores.

Invista em oferecer uma experiência de compra incrível para seus clientes

Investir em oferecer, cada vez mais, uma experiência de compra positiva para o seu consumidor é o que faz a diferença e traz recorrência para ele em sua loja.

E nesse ponto, os menores detalhes fazem a diferença. Por isso, invista em oferecer um ambiente limpo, com os produtos sempre bem higienizados, colaboradores utilizando luvas e toucas na padaria e açougue, prateleiras organizadas, entre outros pequenos pontos que certamente farão com que seu cliente perceba o cuidado de sua loja com a limpeza e o bem-estar de quem frequenta ela.

Além disso, contar com uma música ambiente que seja calma e relaxante. Afinal, quando estamos ouvindo uma música que seja lenta, a tendência é que nossa movimentação seja mais tranquila, aumentando o tempo de permanência na loja.

Não se esqueça da psicologia dos preços

Trabalhar com a psicologia dos preços, é uma das estratégias de neuromarketing mais antigas que existem. Afinal, saber precificar de maneira correta e que te traga mais lucro é essencial para seu supermercado.

Por isso temos a psicologia dos preços. Ela é uma estratégia que busca influenciar a decisão final do consumidor, com base na apresentação dos preços dos produtos. 

E é por causa dela que vemos valores como R$49,99 ao invés de R$50,00. A explicação, é que nosso cérebro começa a ler as coisas da esquerda para a direita e, ao ver o primeiro dígito na casa dos 40 reais, pensa, de forma automática, que seu produto é mais barato. Mesmo que a diferença seja irrisória, como vimos no exemplo de apenas 1 centavo.

Além disso, existe a estratégia de destacar diferentes preços para um mesmo produto. Ela induz a compra por impulso, pelo simples fato de o seu consumidor acreditar que está economizando, o que de fato é verdade. 

Para que esse tipo de oferta dê certo, invista em comunicar ela em sua loja de maneira correta, dando bastante destaque para o preço novo.

Aproveite as zonas quentes e frias de sua loja

Como sabemos, dentro das lojas, existem as áreas que atraem mais os clientes e outras que necessitam de um trabalho melhor, para se tornarem mais atrativas. Elas são as zonas quentes e frias de seu estabelecimento.

De forma bem simples, podemos falar que as Zonas Quentes são as áreas que chamam mais a atenção do seu consumidor, recebendo maiores visitantes. Por sua vez, as Zonas Frias, são aquelas que dificilmente despertam o interesse do shopper, precisando de mais trabalho de propagando para terem maior fluxo de pessoas.

Alguns exemplos de Zonas Quentes são:

  • Parte central das gôndolas;
  • Pontas de gôndola;
  • A partir de 4 m depois da entrada da loja;
  • Ilhas baixas;
  • Corredores largos;
  • Prateleiras na altura dos olhos;
  • Entre outras.

Agora, vamos para alguns exemplos de Zonas Frias:

  • Entradas e saídas das lojas;
  • Prateleiras próximas ao chão ou acima da campo de visão do shopper;
  • Início e fim de gôndolas;
  • Atrás de pilhas altas, balcões, colunas, portas de acesso, etc;
  • Corredores estreitos;
  • Próximo do ponto de retirada de carrinhos ou cestinhas;
  • Áreas próximas dos caixas;
  • Entre outros lugares. 

Agora que entendemos o que são as zonas quentes e frias de sua loja, é importante saber como trabalhar com elas. 

Nas Zonas Quentes, vale incluir os produtos que você tenha maior margem de lucro. Além disso, trabalhar na apresentação desses produtos e gôndolas é essencial para que seu consumidor não perca o interesse em seus itens. 

Já para as Zonas Frias, o ideal é criar ações para melhorar a exposição delas. Por isso, invista em visual merchandising, o que facilita a atração para o shopper.

Outra boa dica, é aproveitar as sazonalidades e incluir os itens promocionados nas zonas frias. Dessa forma, os clientes terão um motivo a mais para visitar essas partes em seu supermercado.

Invista nas sazonalidades

As sazonalidades são as datas que acabam influenciando nas vendas do varejo. Afinal, são nos dias próximos a elas que vemos o aumento da procura por alguns produtos e serviços específicos.

Podemos destacar como exemplo das sazonalidades, as estações do ano, datas comemorativas, como, por exemplo, o dia das mães, dia das crianças e o natal e, eventos como alguns festivais famosos, olimpíadas e copa do mundo.

E, como pudemos perceber, essas datas são simples de mapear. Por isso, invista um tempo para definir em quais delas você irá atuar e, conheça no vídeo abaixo, algumas dicas para aproveitar as datas sazonais da melhor maneira!

Tenha uma presença online

Não podemos deixar de destacar a importância que estar presente na internet possui, não é mesmo? Seja através das redes sociais ou do seu site, é importante que esses ambientes estejam sempre atualizados e reflitam exatamente a cultura de sua loja.

Afinal, quando um cliente busca por informações suas online, é fundamental que ele tenha uma experiência de uso boa em seu site e, encontre o que ele precisa em sua rede social.

Além disso, vale sempre destacar que é importantíssimo contar com um e-commerce para seu supermercado. E, para te ajudar a entender como implementar um e-commerce para o seu supermercado, baixe o nosso e-book “E-Commerce para Supermercadistas” e saiba o que é necessário para ter sucesso nesse mercado. 

Conte com o que há de melhor na tecnologia para supermercados

E na última das nossas dicas de marketing para supermercados, te lembramos que oferecer o que há de melhor em tecnologia em sua loja, é essencial para implementar suas vendas e, melhorar ainda mais a experiência de compra do seu consumidor. 

Por isso, investir em tecnologias como o mapa de calor e o Self-Checkout fazem a diferença. Com a primeira, por exemplo, é possível mapear toda a jornada do seu consumidor e entender quais são as áreas que mais chamam atenção do seu cliente. 

Isso permite que você consiga aumentar a exposição de um produto que você queira vender, por exemplo. Dessa forma, conseguimos saber onde realizar as promoções, por exemplo.

Já o Self-Checkout, é ideal para aqueles clientes que buscam por praticidade e agilidade. Afinal, com essa tecnologia, seu consumidor entra, pega suas compras, passe no caixa e realize o pagamento sem a interferência de nenhum funcionário. 

Além desses dois exemplos de tecnologia, é sempre bom estar atualizado com as tendências do que é importante no varejo, não é mesmo?

Por isso, baixe o nosso e-book com as Tendências Tecnológicas para Supermercadistas em 2019, conheça as novidades e veja o que é economicamente viável de implementar em seu supermercado!

Conclusão

Legal conhecer essas dicas de marketing para supermercados e ver a importância delas para aumentar suas vendas e melhorar cada vez mais a experiência de compra dos seus consumidores, não é mesmo? 

Além disso, é sempre importante contar com uma forte presença online. Afinal, dessa forma, conseguimos aumentar a fidelização dos nossos clientes, que sempre que precisarem de algum item, se lembrarão de nossa loja.

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