No 12 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Supermercado ou Dia do Supermercadista.

Considerada atividade essencial da economia, em 2020, o supermercado tornou-se ainda mais presente e relevante na vida da população brasileira. O dia nacional do supermercado celebrado no dia 12 de novembro, porque justamente nesta data, em 1968, a Lei 7.208 definiu e regulamentou a atividade supermercadista no País. Nesse mesmo ano foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e de lá para cá, a data passou a ser comemorada.

A Bluesoft tem orgulho de poder contribuir e fazer a diferença positiva na vida das pessoas deste setor por meio da tecnologia. Mais uma vez queremos parabenizar todos os Supermercados pelo Dia Nacional do Supermercado, neste 12 de novembro, e reafirmamos o nosso compromisso de trabalhar pelo crescimento econômico e institucional do setor supermercadista, provendo sistemas integrados que facilitam o dia-a-dia desse setor tão importante para a economia brasileira.

Aproveitamos o momento para entrevistar quatro clientes supermercadistas. Murilo Gouveia do Trimais Supermercado, Sérgio Leite do Supermercados Compre Bem, Rogério Munhoz do Máximo e Luciano Tome do Supermercados Ayumi.

Confira as repostas:

MURILO GOUVEIA, TRIMAIS SUPERMERCADO

“ O sentido para nós do dia do supermercado é a representação de uma categoria que trabalha para o povo. Hoje em dia um dos maiores desafios está ligado a grande transformação do hábito de consumo, maturidade organizacional do segmento e a busca por soluções em conjunto da cadeia toda. 2021 será mais desafiador. Ainda devido às crises existentes no mundo, como manter tudo em equilíbrio para beneficiar sempre o consumidor final? Como podemos minimizar os impactos para o consumidor final? “


SERGIO LEITE, SUPERMERCADOS COMPRE BEM

” Assim como outras datas comemorativas esta data serve para nos relembrar a importância do seguimento que atuamos, bem como fazer uma reflexão sobre as conquistas e desafios que temos. O seguimento de supermercados, qualquer que seja seu formato (Super, Hiper, Atacarejo, Vizinhança) precisa pensar em como equilibrar o respeito ao trabalhador, atendimento ao cliente a um baixo custo operacional, visto que toda ineficiência na cadeia necessariamente reflete nos preços e os anos que temos pela frente promete ser muito desafiadores”


ROGÉRIO MUNHOZ, MÁXIMO

” Importante data para homenagear um setor de participação essencial na economia, gerando muitos empregos e renda. Em especial, nesse ano de pandemia, pudemos sentir ainda mais a importância e o comprometimento do setor para garantir o abastecimento de alimentos para todas as famílias, onde o maior desafio nesse ano foi se adaptar as diferentes realidades de mercado vividas um espaço de tempo tão reduzido. Para o ano de 2021, temos alguns desafios a enfrentar, principalmente em função das consequências econômicas causadas pela pandemia. Para tanto é muito importante ter total controle da empresa, revisando todos os processos internos com o objetivo de melhorar a produtividade e consequentemente a competitividade no varejo alimentar. Será um ano de muitas oportunidades e é necessário estar atento as mudanças dos hábitos de consumo.


LUCIANO TOME, SUPERMERCADOS AYUMI

” É uma data muito importante para o setor, foi o dia da lei que regulamentou a atividade supermercadista no país, trazendo mais profissionalização e crescimento para o segmento, mais oportunidade para empresários e profissionais da área assim como mais qualidade no atendimento para os clientes.
Um dos maiores desafios hoje em dia é tornar a experiência de compra, tanto do físico quanto no online, extraordinária. E fazer isso acontecer, envolve todos os setores da empresa. Os consumidores estão cada vez mais exigentes nesse sentido e nós aqui do Ayumi entendemos isso como um diferencial desde as grandes redes até o mercado de bairro. São muitas as novas bandeiras que estão surgindo, mas muito provavelmente, as que não investirem na experiência de compra do cliente, não se destacarão das demais.
O mercado é promissor, principalmente no online. As pessoas nunca vão parar de consumir. Podem diminuir o número de idas ao supermercado, mas o ticket médio aumenta. Com a pandemia muitas redes tiveram que se reinventar, muitas começaram a operar no online e isso é um caminho sem volta. E o online nos dá mais dados para estudo desses clientes, perfil e cesta de compras. Integrá-lo ao ponto físico é essencial para se conectar ainda mais com o consumidor e então atende-lo da melhor forma possível para que sua experiência de compra seja realmente extraordinária e que ele se torne um cliente fan da marca. “


Confira um vídeo que fizemos sobre esse assunto:

DADOS DO SETOR

2019

Mesmo em um ano de instabilidade econômica, a análise apontou que o setor supermercadista brasileiro faturou R$ 378,3 bilhões em 2019, representando um crescimento nominal de 6,4% em relação ao ano anterior, o que significa 5,2% do PIB brasileiro. O setor encerrou o ano passado com 89,8 mil lojas e 1.881,8 milhão de funcionários diretos, gerando 28,7 mil vagas de emprego no País.
Fonte: Abras

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