O principal objetivo da DFC é fornecer informações relevantes sobre os pagamentos e recebimentos de uma empresa, efetuados durante um determinado período.

As informações dos Fluxos de Caixa de uma empresa são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade da entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades de liquidez.

Na Demonstração dos Fluxos de Caixa, as movimentações das disponibilidades são divididas em 3 grupos distintos:

  1. Atividades operacionais: as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades diferentes das de investimento e de financiamento;
  2. Atividades de investimentos: referentes a aquisição e a venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa.;
  3. Atividades de financiamentos: resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no endividamento da entidade, não classificadas como atividade operacional.

De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 03 (R2) e a NBC TG 3, a DFC poderá ser apresentada de duas formas distintas: o método direto e o método indireto.

Se for pelo Método Direto, a apuração se dará através da contrapartida das contas de caixa e equivalentes. Neste caso, para os lançamentos de partida simples, primeiramente serão identificadas de forma automática as contrapartidas através de um método que leva em consideração a sequência de lançamentos, a data, o valor, etc. Nesse processo, pode ocorrer de não associar corretamente as contrapartidas de alguns lançamentos. Se o sistema não conseguir identificar alguma contrapartida, emitirá um relatório e assim os valores apurados poderão ser ajustados através da rotina de Manutenção de Valores.

No relatório da DFC pelo Método Direto, se houver contas com lançamentos de contrapartida de caixa/equivalentes que não estejam vinculadas a nenhuma conta da estrutura DFC, estas serão listadas agrupadas sob os títulos “Outras Entradas” e “Outras Saídas”. Elas devem ser vinculadas as suas respectivas contas na estrutura DFC e deve ser efetuada nova apuração de valores para que o relatório seja reimpresso corretamente.

Contábil > Gestão da DFC

Na opção de Gerenciar Modelo DFC  pode-se Criar/Editar um modelo da DFC, adicionando ou removendo contas contábeis em itens pertencentes aos grupos citados anteriormente  (Atividades operacionais, Atividades de investimentos e  Atividades de financiamentos).

tela_inicial

Gestão da Demonstração dos Fluxos de Caixa

Um ponto importante a ser ressaltado é que uma conta contábil não pode ser incluída mais de uma vez no mesmo modelo.

Já na Demonstração dos Fluxos de Caixa, pode-se selecionar um modelo construído previamente para visualização dos saldos somados de suas contas contábeis. O primeiro item Saldo Inicial é soma do saldo inicial da competência selecionada das contas equivalentes de caixa. O saldo final é a diferença entre o Saldo Inicial e as movimentações das contra-partidas equivalentes de caixa.

tela_relatorio_simples.png

Relatório da Demonstração dos Fluxos de Caixa

Como explicado anteriormente, no método direto, a DFC é composta pelas contas contábeis das contra-partidas equivalentes à Conta Caixa, por isso, caso uma conta desse tipo não tenha sido associada a nenhum grupo do modelo ela será exibida no grupo Outras Entradas ou Outras Saídas.

Para visualizar as contas que estão nos grupos Outras Entradas e Outras Saídas, basta selecionar a opção Detalhar Outras Entradas e Outras Saídas.

Outras Entradas e Saidas

Outras Entradas e Saidas

Para visualizar quais são as Contas Contábeis que são consideradas como Equivalentes à Conta Caixa, basta acessar a opção Contas Contábeis Equivalentes à Conta Caixa.

Contas Equivalentes de Caixa

Contas Equivalentes de Caixa

A tela da Demonstração do DFC  também pode ser acessada pelo caminho abaixo

Contábil > Demonstrativos > Demonstrativo DFC

Nessa opção existe uma pequena diferença, na parte superior direita junto ao link de permissões um outro ícone é habilitado. Este por sua vez permite o acesso direto a tela de Gestão da DFC

tela_relatorio_grifada

Ícone de acesso direto a Gestão da DFC

Para saber mais sobre como criar um modelo da DFC, acesse o portal de ajuda http://ajuda.bluesoft.com.br.
Release R100.08

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com a nossa equipe de suporte