Você sabe como o Desperdício de Alimentos acaba impactando negativamente o seu consumidor e o seu supermercado? É importante que o varejista veja esse problema como responsabilidade de todos na cadeia de suprimentos, desde o produtor até o consumidor.

Mas, como o varejista consegue atuar para diminuir o desperdício e tentar educar um pouco o consumidor, visando diminuir isso? Foi pensando em te ajudar com essa questão que criamos esse artigo.

Nele, te mostramos o que é o Desperdício de Alimentos, como o supermercadista pode atuar visando diminuir esse número e também como ele impacta seus resultados. Confira!

Antes, vamos entender como é o cenário de Desperdício de Alimentos!

Conforme falamos acima, o desperdício de alimentos é algo que deve ser visto como responsabilidade de todos na cadeia de suprimentos. Mas, como sabemos qual é o impacto dele no mundo?

Segundo uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, no mundo, há um desperdício de 1,3 Bilhão de toneladas de alimentos, anualmente. Para termos ideia desse impacto, esse número corresponde a cerca de 1/3 de todo o alimento produzido.

E, agora trazendo para o cenário nacional, no Brasil, desperdiçamos 26,3 milhões de toneladas de alimento por ano! Fazendo um comparativo com a quantidade de brasileiros que passam fome (14 milhões), esse número seria suficiente para satisfazer nutricionalmente, 11 milhões de habitantes, segundo estudo realizado pela ONG Akatu.

O desperdício de alimentos além de consumir recursos e ter impacto social e ambiental, corrói as margens do varejo, encarecendo os alimentos e dificultando o acesso aos mesmos! Todos perdem com isso.

Diminuir os desperdícios de alimentos de sua rede, vai muito além da responsabilidade social, e impacta diretamente no lucro do varejista. Afinal, um produto que não é desperdiçado e é vendido gera resultados.

Agora, vamos entender como o Supermercadista pode atuar diminuindo o desperdício de alimentos

Ok, já vimos como isso impacta o supermercadista, mas como ele pode atuar para diminuir seu índice de perda e, consequentemente, diminuir o desperdício de alimentos em sua loja? O primeiro passo, seria o de conhecer bem a sua operação e, realizar uma comparação do seu índice de perdas, com seus números do ano passado ou entre lojas.

Além disso, existem algumas ações que você pode fazer para diminuir seu desperdício. Elas são:

  • Ter mais controle do seu estoque;
  • Revisar seus processos operacionais;
  • Educar o consumidor;

Abaixo, vamos entender melhor sobre essas ações!

Ter mais controle do seu estoque

Destacamos o controle de estoque como uma das maneiras para diminuir o desperdício de alimentos em seu supermercado, pois ele utiliza a logística, para evitar as perdas.

Afinal, para ter maior controle do seu estoque, você pode aproveitar e utilizar as tecnologias disponíveis, e aplicar as melhores práticas de gestão. Assim você consegue ter um estoque mais assertivo e estratégico.

Dessa maneira, você diminui o desperdício e a ruptura do seu varejo, tendo mais equilíbrio e, consequentemente, aumentando seu lucro. Além disso, com um estoque bem dimensionado, seus produtos são mais frescos e melhores para o consumidor, aumentando ainda sua percepção de qualidade.

Isso faz com que o seu consumidor tenha sempre o melhor produto em sua casa, mais fresco e com maior durabilidade, evitando desperdiçar eles.

Revisar seus processos operacionais

Quando falamos sobre revisar seus processos operacionais, essa prática é importante para que você diminua seu desperdício, principalmente quando falamos da categoria de FLV que são muito perecíveis.

Além disso, revisando seus processos operacionais, você consegue padronizar rotinas, reduzir custos e modernizar a gestão estratégica das informações de seu supermercado. Dessa forma, você reduz o tempo das atividades operacionais, conseguindo destacar colaboradores para analisar a qualidade dos produtos de sua operação.

Outro processo que precisa ser implementado ou revisto, é com relação às doações de alimentos. Afinal, se você tem previsibilidade de vendas e sabe que esses alimentos não serão vendidos, faz mais sentido você doar para quem precisa, evitando jogar eles direto no lixo.

Educar o consumidor

Educar o seu consumidor é algo importante para diminuir o desperdício de alimentos. Para termos uma ideia, segundo um estudo realizado pela Embrapa, o desperdício de alimentos de uma família média por ano no Brasil, é de 130kg!

Logo, é necessário mostrar para seu consumidor, a importância de evitar que esse alimento vá para o lixo, afinal, ele impacta diretamente sua renda. Além disso, o varejista consegue educar o consumidor e mostrar para ele que os alimentos que não possuem o melhor aspecto estético, também possuem qualidade.

Um exemplo vem diretamente da França, onde uma rede supermercadista lançou a campanha “Inglorious Fruits & Vegetables”, que possuem menor valor, mas a mesma qualidade. Abaixo, temos o vídeo da campanha!

Outro exemplo que trouxemos, é o do Carrefour, que em sua iniciativa Act for Food, criou a campanha “Únicos”, que conta com a mesma ideia da campanha francesa, de vender alimentos de qualidade, com preço menor. Você consegue ver mais dessa iniciativa, aqui!

Conclusão

Legal entender como você, supermercadista, pode atuar para diminuir o desperdício de alimentos, não é mesmo?

É importante que o varejista entenda que esse problema atinge a toda a cadeia de suprimentos e impacta diretamente em seus números. Além disso, se você quiser entender melhor sobre o assunto, você pode conferir o episódio do nosso podcast abaixo, em que tratamos esse assunto de maneira mais explicada!