Olá seja bem vindo ao Papo express da Bluesoft, Sistema de Gestão para o Varejo na nuvem, e hoje Larissa Ruana fala sobre Deflação.

A deflação é a descida total do preço dos bens e dos serviços num longo período de tempo. A deflação é uma realidade inversa a inflação e há uma redução prolongada do índice de preços no consumidor. Na inflação há uma subida generalizada dos preços dos bens e serviços, causada pelo aumento de moeda circulante.

A deflação também difere da desinflação. A desinflação equivale ao ritmo moderado do aumento de preços num processo inflacionário. Caso a inflação baixe de 5% ao mês para 2%, por exemplo, encontra-se uma situação de desinflação.

A deflação pode ser causada pela redução da procura de certos produtos ou serviços, pela oferta maior, ou então pelo menor volume de moeda em circulação. E ao contrário do que se possa pensar, numa situação de deflação as empresas e os consumidores adiam as suas compras, com o intuito de serem beneficiados pela baixa dos preços no futuro, o que leva a economia a estagnar.

Assista ao vídeo. =D