Atualmente, todos os pedidos gerados pelo módulo de Pedido de Compra, tem por padrão um local de entrega definido, que é a própria loja. Isto quando a distribuição é do tipo DSD (Distribuição loja a loja). No entanto, agora o sistema permitirá que seja definido um operador logístico como novo local de entrega. Esse novo formato difere dos tipos de distribuições já existentes. O tipo  XD (Cross Docking), define um local de entrega padrão para todas as lojas do pedido. O tipo de Distribuição CD (Centro de Distribuição), define que o local de entrega das mercadoria é o próprio Centro de Distribuição, no entanto permite que seja definido a quantidade que será enviada para cada loja.

O novo formato, permitirá um local de entrega diferente para cada loja participante do pedido. Exemplo:

Dado um pedido que possui várias lojas:

* A loja 01 pode ter definido como local de entrega a própria loja;

* A loja 02 pode ter definido como local de entrega o operador logístico ou uma loja de operação logística;

* E assim sucessivamente.

 

Com esta nova definição, será possível agilizar a operação de recebimento e armazenagem no operador logístico.

Uma vez definido o local de entrega no pedido, como sendo um operador logístico, a loja proprietária da mercadoria deve emitir uma nota de remessa de mercadoria para armazenagem em terceiro, para o operador logístico e este por sua vez, deverá efetuar o lançamento desta nota fiscal no sistema, com o intuito de gerenciar o estoque das mercadorias de terceiros em seu poder.

 

Sabemos que neste processo, são necessárias três operações:

* Entrada da nota fiscal de venda, emitida pelo fornecedor, na loja;

* Remessa para armazenagem em terceiros, emitida pela loja;

* Entrada de mercadoria para armazenagem de terceiros, lançada pelo operador logístico.

Essas operações já são realizadas no sistema, porém de forma manual, etapa por etapa.

Sabendo que na prática, a mercadoria é enviada diretamente para o operador logístico, para facilitar esta operação, ao efetuar o lançamento da nota fiscal de venda no recebimento de mercadorias, se o local de entrega do pedido utilizado no lançamento, referir-se ao operador logístico, e for selecionado a opção Lançamento Conjugado em Operador Logístico, o sistema automaticamente emitirá a nota fiscal de remessa para armazenagem em terceiro e também efetuará o lançamento desta nota de remessa no operador logístico. Com isto, será feita as três operações de uma só vez, agilizando o processo de recebimento e armazenagem da mercadoria. Veja a seguir a operação passo a passo:

 

Primeiro passo – Definição do local de entrega no pedido de compra:

 

Ao criar um pedido de compra, deve-se selecionar o tipo de distribuição DSD (Distribuição loja a loja). Veja exemplo a seguir:

 


 

No fechamento do pedido, na tela de manutenção de datas de entrega, será exibida uma nova opção para definir o local de entrega. Por padrão virá selecionado a loja de origem do pedido, podendo ser alterado, caso necessário. Veja exemplo a seguir:

 

 

Neste combo de seleção de local de entrega, serão exibidos apenas os operadores logísticos e a loja de origem. Não será permitido definir um local de entrega para um outra loja que não seja um operador logístico, pois para essa operação, deve-se usar o tipo de distribuição XD (Cross Docking).

 

Segundo passo – Recebimento de mercadorias com Lançamento Conjugado em Operador Logístico:

 

Feito o pedido, no recebimento de mercadorias, na tela de vinculo de pedido de compra, os pedidos serão exibidos por local de entrega, sendo necessário selecionar o local de entrega desejado antes de selecionar o pedido.

Ao selecionar um pedido, cujo local de entrega é a própria loja, o sistema manterá o comportamento atual. Caso seja selecionado um pedido, cujo local de entrega é um operador logístico, o sistema exibirá uma opção de Lançamento Conjugado em Operador Logístico, que por padrão virá selecionada, caso o usuário tenha permissão. Veja exemplo a seguir:

 


 

No fechamento desta nota fiscal, o sistema exibirá uma tela, informando que o local de entrega da mercadoria é um operador logístico e que foi selecionada a opção Lançamento Conjugado em Operador Logístico, sendo necessário a emissão da nota de remessa de armazenagem. Veja exemplo a seguir:

 


 

Após selecionar a série e o número da nota fiscal, clique no botão Confirmar. Em seguida clique na opção SIM, para finalizar o processo.

Nesta operação, o sistema realizará os seguintes lançamentos:

  • Confirmação da nota fiscal de entrada emitida pelo fornecedor;
  • Emissão da nota fiscal de remessa para armazenagem em terceiros;
  • Entrada da nota de remessa para armazenagem, no operador logístico.

 

Se o operador logístico for um terceiro, o sistema realizará apenas as duas primeiras etapas, desconsiderando a última, visto que o operador logístico não é uma loja.

 

Vale lembrar que, uma vez que selecionado um pedido de um determinado local de entrega, não será permitido selecionar outro pedido, cujo local de entrega é diferente.

 

Observação: Caso seja selecionado um pedido, cujo local de entrega é um operador logístico, porém seja desmarcada a opção Lançamento Conjugado em Operador Logístico, na confirmação da nota fiscal, o sistema não emitirá a nota de remessa de armazenagem e consequentemente não efetuará a entrada no operador logístico.

Para alterar o Local de Entrega da mercadoria na tela de fechamento do pedido, é necessário ter a permissão 1529 (Pedido – Alterar Local de Entrega).

Para efetuar o Lançamento Conjugado em Operador Logístico no recebimento de mercadorias, é necessário ter a permissão 1528 (Lançamento Conjugado em Operador Logístico).