Um grande momento para o varejo, são as datas sazonais. Normalmente mapeadas durante a confecção do planejamento, é preciso todo um planejamento para esses dias, uma vez que elas demandam uma atenção especial.

Por isso, a gente criou algumas dicas para que você consiga se preparar da melhor forma para esse período. Confira!

Mas antes de tudo, o que são essas datas sazonais?

As datas sazonais são aquelas que influenciam as vendas do varejo com o aumento da procura por alguns produtos e serviços específicos.

Períodos como as estações do ano, datas comemorativas, como por exemplo o dia das mães, dia das crianças e o natal e, eventos como alguns festivais famosos, olimpíadas e copa do mundo.

Como vimos, como essas datas são possíveis de mapear com uma boa antecedência. Por isso preparar o seu comércio para elas é fundamental para que o seu faturamento não seja afetado.

Como eu consigo aproveitar melhor essas datas sazonais?

Antes de tudo, mapear quais datas possuem relação com o seu segmento de negócio é fundamental para não gastar esforços em algo que não vai te trazer retorno.

Por isso, separamos essas 7 dicas, para que você aproveite elas ao máximo. Confira:

1 – Prepare o seu estoque para as datas escolhidas

Assim que você identificar quais datas terão campanhas exclusivas, o primeiro passo é preparar o seu estoque adequadamente para elas. Por isso, é importante saber quais são os produtos com maior saída, as preferências do seu consumidor e ampliar o seu estoque de acordo com o produto escolhido.

Por exemplo, nas festividades juninas, se você identificar que há muita saída nas paçocas, pé de moleque e pipoca, prepare o seu estoque para atender essa demanda, evitando rupturas.

2 – Conheça o público das datas sazonais

É sempre importante ter em mente que o público que visita suas lojas nas datas sazonais, difere um pouco do público recorrente. Esse consumidor normalmente busca comprar algo para presentear alguém ou aproveitar alguma promoção de produtos específicos dessas datas.

Por isso, temos alguns desafios nesse passo, que é agradar o novo consumidor de acordo com suas expectativas, seja para presente ou para algum produto sazonal.

3 – Planeje suas ações de marketing

Para garantir que o volume de suas vendas fique de acordo com suas expectativas, é necessário investir em ações de marketing.

Com base no calendário criado lá no seu planejamento anual, separe um bom valor para investir no marketing para essa data. Por isso, é importante aproveitar todas as estratégias que o mercado oferece. Campanhas por geolocalização, em seu ponto de venda, por meio da sua base de e-mails, entre outras ações são importantíssimas para garantir o sucesso dessa data sazonal para o seu negócio.

4 – Investir na capacitação de sua equipe de vendas

Com o seu estoque preparado e suas campanhas de marketing alinhadas, não investir no atendimento que a sua equipe presta ao cliente pode ser um tiro no pé.

Por isso, é de suma importância que sua equipe de vendas mantenha a qualidade já prestada em dias normais. Lembre-se sempre de dar uma atenção especial para o cliente. Além disso, garantir uma boa experiência de compra para ele nesse momento torna-se essencial para sua fidelização.

Por isso, caso você ache necessário, realizar contratações temporárias pode ser uma boa saída.

5 – Invista nas degustações

Ter degustações dos produtos ofertados é importante para influenciar o cliente na sua decisão de compra. Lembre-se da importância de proporcionar essa experiência para ele. Pois ao provar que ele está cogitando comprar, sua decisão torna-se mais fácil ainda.

Por isso, invista em degustação de produtos típicos para a data sazonal. No natal, por exemplo, oferecer a degustação de panetone e chocotone é um grande influenciador de compra para o cliente.

6 – Garanta que a decoração do seu PDV estará de acordo com a data

Essencial para conquistar a atenção do cliente e atrair cada vez mais consumidores, as decorações são uma ótima estratégia.

Desde decoração temática para o dia das mães, a páscoa, até apostar em um ambiente todo voltado para o São João. Esses pontos de exposição são ótimos para ajudar o cliente a se lembrar dessas datas.

Além disso, não deixe sua equipe de fora dessas datas. Garantir que sua equipe utilizará camisas xadrez para o São João, ou chapéus de palha, é uma maneira de descontração entre os colaboradores e também para os clientes.

7 – Que tal investir em um sorteio?

Essas datas são uma oportunidade para estreitar ainda mais o relacionamento com os seus clientes. Por isso, oferecer um sorteio torna-se um diferencial.

Além de aumentar o engajamento do seu cliente recorrente, um sorteio atrai clientes que não costumam realizar compras em seu estabelecimento. Essa é uma maneira de fidelizá-lo. Por isso, além do sorteio, é ideal oferecer uma boa experiência de compra para ele.

Lembre-se de divulgar a campanha promocional na loja física e também nas suas redes sociais. Você pode aproveitar ainda para enviar um e-mail para aqueles clientes recorrentes, avisando-os da novidade.

Conclusão

Com o aumento de vendas existe uma tendência a ocorrer ruptura. Ela é a falta de mercadoria disponível para a venda. Se um cliente busca um produto e não o encontra, a tendência é buscar em um concorrente. É necessário investir na tecnologia de forma que os dados necessários para prevenir a ruptura sejam usados. A forma de calcular uma cobertura de estoque, deve levar em conta a sazonalidade do produto e sua venda média.

Outro fator importante que gera perdas, e que costuma crescer muito neste período, são os furtos internos e externos. A prevenção de furtos pode ser realizada com treinamentos constantes dos colaboradores. Invista em atendimento preventivo, crie normas e procedimentos e monte uma segurança interna, com o monitoramento de imagens.

Seguindo estas dicas, com certeza você terá ótimos resultados neste período tão importante.

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