Hoje nesse post quero falar um pouco sobre essa importante demonstração contábil que serve de auxílio para avaliar o o desempenho do seu negócio.

O que é o Balanço?

O Balanço é um demonstrativo contábil que reflete a situação econômica financeira da empresa, onde os pontos fortes e fracos serão evidenciados, representa a situação patrimonial da empresa num determinado momento de tempo.

As 3 principais categorias

O ativo inclui tudo aquilo que a  empresa possui que pode ser avaliado em dinheiro, são as chamadas: disponibilidades (dinheiro em numerário, depósitos bancários e títulos negociáveis), créditos sobre clientes, estoques de mercadorias, equipamentos, instalações, etc. Podemos resumir que são os Direitos da empresa.

O passivo
 são os recursos obtidos externamente pela empresa, seja através de empréstimos, as compras de estoques que deverão ser pagas as fornecedores, e valores a pagar como impostos, contribuições relativos as operações da empresa. Podemos resumir que são as Obrigações a cumprir da empresa.

O patrimônio líquido, que corresponde ao capital pertencente aos sócios, representa o valor do investimento realizado pelos proprietários adicionado dos lucros, ou deduzido de prejuízos.

Existem as sub-divisões dentro do Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, como no Ativo é separado por: Ativo Circulante e Ativo Não Circulante.

 

Fórmula do Balanço

Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido

Esse cálculo é um dos princípios básico da contabilidade, segundo o qual a aquisição do patrimônio da empresa tem que ser financiada por  capitais dos sócios (capital próprio) ou por capitais alheios (passivo).

Um outro ponto importante é a relação entre ativo circulante (AC) e passivo circulante (PC), se a soma do AC for maior que a do PC, a empresa evidencia capacidade para satisfazer os seus compromissos de curto prazo, caso contrário, a empresa dentro do curto prazo não conseguirá cumprir com as obrigações do PC.

O Balanço é um documento de base financeira, documento contabilístico que expressa a situação patrimonial de uma empresa, em determinada data. O conjunto de bens e direitos constitui o activo e de obrigações que constitui o passivo, ou pode ser considerado simplesmente o inventário do conjunto de activos e das dívidas da empresa numa determinada data.

Visões diferentes do Balanço

  • Para os juristas, o Balanço representa  a situação patrimonial da empresa em determinado momento
  • Para os contadores, o Balanço expressa a situação econômica e financeira, numa determinada data, tendo por base as normas contábeis.
  • Para os economistas, o Balanço representa a estrutura da empresa em determinado momento, é a visão estática e financeira.

O Balanço representa a situação patrimonial da empresa num determinado momento de tempo, é apresentado no final de um período contábil podendo ser trimestral, semestral e anual.

Modelo de Balanço 

Segundo as Resoluções CFC 1.157 e 1.157 de 2009, abaixo segue o modelo de Balanço. 

ATIVO

CIRCULANTE

Disponibilidade

Duplicatas a Receber

(-) Duplicatas Descontadas

Contas a Receber

Estoques

Despesas do Exercício Seguinte

 

NÃO-CIRCULANTE

Realizável a Longo Prazo

Valores a Receber

Investimentos

Participação em Outras Empresas

Outros Investimentos

Imobilizado

Bens em Operação

Imobilizado em Andamento

(-) Depreciação Acumulada

Intangível

Direito Autoral

Fundo de Comércio

Software

(-) Amortização Acumulada

PASSIVO

CIRCULANTE

Empréstimos e Financiamentos Bancários

Fornecedores Nacionais

Fornecedores Estrangeiros

Obrigações Trabalhistas

Obrigações Tributárias

Outras Obrigações

 

NÃO-CIRCULANTE

Financiamentos

Obrigações

 

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Capital Social

Reservas de Capital

Ajustes de Avaliação Patrimonial

Reservas de Lucros

Ações em Tesouraria

Prejuízos Acumulados

Alguns modelos podem ser emitidos para análise contábil (sintético, analítico, comparativo entre anos etc), principalmente  para realizar melhor uma determinada análise, pois através do balanço são retirados informações de diversos índices contábeis que ajudam no gerenciamento nas tomadas de decisões das empresas.

Manter o balanço da empresa sempre atualizados com os valores permite sempre ter a informação confiável e segura, ter um software que permita ter sempre em tempo real essa demonstrativo também é muito importa, no Bluesoft ERP o Balanço é emitido sempre que preciso pelos usuários e com a opção de 3 modelos para melhor análise, clique aqui e conheça o Balanço Patrimonial no Bluesoft ERP.