Para empresas que estão começando suas atividades, o foco normalmente está em captar clientes, produzir e vender. Com isso, alguns pontos importantes da gestão acabam ficando de lado, como por exemplo: o controle e planejamento das finanças.
Conforme a empresa cresce, este controle passa a ser essencial, porém nesse momento o empreendedor pode encontrar-se em um cenário de caos.

Veja a seguir algumas dicas para colocar a casa em ordem e passar a ter controle total das suas finanças:

1. Separe as contas pessoais das contas da empresa

É muito comum que pequenos empreendedores utilizem a conta pessoal para controle das finanças da empresa. Porém com o crescimento da empresa, isso pode se tornar um problema uma vez que isso dificulta a identificação de despesas.
Separar as contas deve ser o primeiro passo para deixar as finanças da empresa em dia. Procure também utilizar cartões corporativos e defina um pró-labore. Isso ajudará também a manter o controle do Fluxo de Caixa e facilita o planejamento.

2. Organize e acompanhe o Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa é um dos principais indicativos financeiros. Através dele, é possível ter o controle de tudo o que foi gasto e recebido, ou seja, é possível acompanhar toda a movimentação financeira. Além disso, é possível também fazer projeções do futuro e desta forma, fazer o planejamento financeiro com maior exatidão, possibilitando ainda a identificação de possíveis problemas de escassez de recursos, por exemplo, e tomar medidas preventivas.

3. Identifique a origem de todas as movimentações

Registrar todas as movimentações também é muito importante para identificar para onde o dinheiro está indo ou de onde ele está vindo. Esses registros fornecerão dados para o Fluxo de Caixa e outros indicativos.
Uma dica neste ponto, é utilizar também os Centros de Resultados que poderão posteriormente demonstrar com maior exatidão onde estão sendo gerados maiores lucros ou gastos para tomar as medidas necessárias.

4. Avalie a necessidade de ampliar o Capital de Giro

Para manter a empresa funcionando, o Capital de Giro precisa ser suficiente para pagar os fornecedores e demais despesas para garantir a compra de matéria-prima e demais recursos necessários para ter um produto ou serviço que poderá ser vendido e gerar receitas.
Para empresas que estão começando, nem sempre o Capital de Giro disponível é suficiente, pois a necessidade de investimento é maior do que as vendas. Em casos como esses, pode ser necessário recorrer a outros recursos como financiamentos. A dica é procurar pelas melhores condições para evitar que isso não vire um problema no futuro.

5. Utilize um sistema de gestão

O uso de um bom software ERP irá auxiliar no controle e registro de todas as informações de forma automática, evitando esquecimentos ou equívocos comuns de lançamentos manuais. Além disso, o ERP poderá fornecer diversos tipos de relatórios analíticos que podem mostrar um reflexo das finanças e auxiliar na tomada de decisão.