O consumo das famílias é um dos principais fatores que movimentarão a economia em 2018

De acordo com o Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), divulgado na segunda semana de dezembro, o consumo das famílias brasileiras foi um dos principais destaques da revisão das projeções de crescimento econômico para 2018.

O Instituto Brasileiro de Economia da FGV também elevou a previsão do PIB de 2018 de 2,5% para 2,8%.

Um dos principais fatores para essa revisão foi a projeção do consumo das famílias. Antes dessa revisão, o Instituto trabalhava com 3,3% de alta para 2018. Mas agora, esperam que esse componente avance 3,9%.

Isso tudo porque a geração de empregos e a recuperação do crédito para as famílias vão avançar neste próximo ano, substituindo o efeito da desinflação sobre a renda como principal forma do consumo, segundo Silvia Matos, Economista da Instituição.

Bruto Ottoni, também do Instituto, diz que as previsões para o consumo das famílias foram realizadas a partir do indicador de massa salarial ampliada (MSA), desenvolvido com o objetivo de aprimorar as projeções do instituto, além de outros indicadores. O indicador de massa salarial ampliada considera a renda real efetiva do trabalho (13º, férias), benefícios assistenciais e previdenciários.

A equipe do Instituto também projetou 800 mil vagas de empregos formais do Ministério do Trabalho para 2018, permitindo que a economia seja tocada e avance pelo consumo.

Gostou?

Comente e compartilhe!

Fonte: https://newtrade.com.br/economia/consumo-sustentara-o-crescimento-da-economia-em-2018/