A consignação mercantil é a operação em que uma empresa consignante, remete a outra empresa, a  consignatária, mercadorias com a finalidade de comercialização.
Consignante: pessoa que remete as mercadorias ou bens a um contribuinte do ICMS, para que este efetuará as vendas.

Consignatário: estabelecimento que recebe a mercadoria ou bem em consignação mercantil com a finalidade de comercialização.

Consignação no Sistema Bluesoft
No cadastro do produto na aba Detalhes é necessário informar que o Produto é para uso de consignação.

O processo é iniciado com a criação de um Pedido de Compra do tipo: Compra por Consignação.

O fornecedor (consignante) emitirá então uma nota fiscal de Remessa de Mercadoria Consignada com CFOP 1917 ou 2917.
Na sequência, deve-se informar os dados dos itens como em qualquer outra nota fiscal.
Ao confirmar esta nota fiscal não será gerada nenhuma duplicata de pagamento. Apenas escrita fiscal, contabilização, e movimentação de estoque próprio e de terceiros. A duplicata de pagamento só será criada posteriormente com o recebimento da nota fiscal de venda efetiva.
Veja a movimentação do Estoque Próprio e do Estoque  de Terceiros.
Após recebida a nota fiscal, as vendas dos produtos ao consumidor final, podem ocorrer normalmente.
No  exemplo acima foi vendido 6 unidades da “revista dinheiro”. Na imagem abaixo temos o estoque disponível do produto alterado de 25 para 19, porém o estoque de terceiros permanecerá inalterado até que se realize a devolução simbólica para consignante.
Devolução simbólica
A devolução simbólica, ocorrerá quando a mercadoria anteriormente enviada em consignação , for efetivamente vendida pelo consignatário ao consumidor final. O consignatário ou seja o adquirente da mercadoria recebida em consignação, emitirá nota fiscal de devolução simbólica da mercadoria, com as  quantidades efetivamente vendidas.
A devolução é simbólica porque não acompanha mercadoria física, uma vez que esta, já foi vendida anteriormente ao consumidor final pela loja (consignatário).
Para emitir a nota de devolução simbólica acessar: Operação / Nota Fiscal / Notas Fiscais de devolução / Devolução simbólica de mercadoria consignada.
Permissão: 1552 – Devolução simbólica de mercadoria consignada
Ao clicar no prosseguir para o faturamento, irá para tela de preview conforme imagem abaixo:
Na imagem acima, esta nota de devolução simbólica terá o CFOP 5.919/6.919 – Devolução simbólica de mercadoria recebida anteriormente em consignação mercantil ou industrial, e uma mensagem com a referência da nota fiscal de origem.
Ao emitir esta nota fiscal, será retirado do estoque de terceiros, as 6 unidades devolvidas, conforme imagem abaixo:
Venda Efetiva
Após receber a nota fiscal de devolução simbólica, o fornecedor (consignante), emitirá uma nota fiscal com o CFOP 5.114 – Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros remetida anteriormente em consignação mercantil. Esta nota deverá ser lançada no recebimento de mercadorias conforme imagem abaixo:

 

Ao clicar no prosseguir, o sistema irá mostrar todas as notas fiscais de devolução simbólica anteriormente emitidas (ver imagem). O usuário deverá então escolher quais são as devoluções simbólicas relacionadas com a nota fiscal de venda efetiva a ser recebida.

Ao confirmar a nota fiscal, será gerada a duplicata de pagamento, conforme imagem abaixo:

 

 

Devolução Parcial/Total

É possível também realizar devoluções físicas do produto ao consignatário (fornecedor). Para emitir a nota fiscal de devolução acessar: Operação / Notas Fiscais / Notas Fiscais de devolução / Devolução de mercadoria consignada.

Permissão: 1420 – Devolução de mercadoria consignada

Visualizar os itens e a quantidade a devolver, da nota fiscal selecionada na imagem acima.

Preview do faturamento

 

Nesta devolução, está sendo devolvido o saldo restante da “revista dinheiro”. Veja como ficará a ficha de estoque do produto após nota fiscal emitida, conforme imagem abaixo:

 

Com isso cobrimos todo o processo de consignação. Em caso de dúvidas, por favor, entre em com contato com nossa equipe de suporte.

Obs.: Só é possível receber este tipo de nota manualmente.

Release: R20