O Planejamento tornou-se o foco de atenção da alta administração nas empresas, pois é uma importante ferramenta de gestão, que enfatiza na preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo, que no geral podemos considerar em Lucro.

Ter um bom planejamento  é indispensável para atingir suas metas e objetivos, é uma necessidade para conseguir ser competitivo em um mercado como nosso, que possui uma política de custos elevados.

Com um bom planejamento, o gestor poderá administrar baseando nas metas estabelecidas, e assim agir conforme o andamento das atividades, ou seja, comparar o planejamento com o realizado, sendo essencial na tomada de decisões,  e posteriormente, servirá também para confirmar se as as decisões tomadas foram acertadas (feedback).

O planejamento é importante para vários fatores: estruturação da resolução de problemas, busca de soluções com eliminação de re-trabalhos e desperdícios, o que resulta na economia de recursos, direcionamento e alocação de recursos de forma correta e sem desperdícios, dentre outros fatores.

 bi-logo-7681f9f6fe35831f431cef9c4a02fb68

Sabendo da importância, a Bluesoft disponibiliza as melhores soluções e ferramentas do mercado para seus clientes. Por isso fechamos parceria com a melhor e mais conceituada empresa de BI do Mundo, para que você visualize facilmente os dados que sua empresa gera todos os dias. O Bluesoft Intelligence oferece análises e business intelligence rápidas e fáceis. Por meio de dashboards interativos e completos, com relatórios detalhados, possibilitando inumeros cruzamento de informação. Você poderá criar análises complexas e compartilhar informações em segundos, sem a necessidade de conhecimento em programação.

 

Um dos dashboard que poderá ser usado na gestão da sua empresa é do EBIT e EBTIDA.

O EBIT corresponde a uma medida de lucro mais ligada ao resultado de natureza operacional auferido pela sociedade, que não inclui resultado financeiro, dividendos ou juros sobre o capital próprio, resultado de equivalência patrimonial e outros resultados não operacionais. Essa ferramenta, apresenta para o usuário da informação contábil, qual é o verdadeiro lucro contábil a partir das atividades genuinamente ligadas ao negócio, isto é, o quanto a empresa obteve de lucro se só considerasse as operações realizadas pela atividade fim da empresa.

Já o EBITDA é a sigla em inglês para Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, também chamado no Brasil de LAJIDA, ou seja, é o Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Essa medida consiste no EBIT tradicional, eliminados ainda os efeitos das provisões da depreciação de ativos tangíveis e da amortização de ativos intangíveis que antes haviam sido deduzidos como despesas do período na demonstração de resultado. Fonte

 

Outro Dashboard muito importante é o Planejamento Orçamentário.

O Planejamento Orçamentário, ou apenas PO, é uma das principais ferramentas de gestão de qualquer empresa, seja ela pública ou privada, consiste em criar um plano financeiro estratégico em determinado exercício, com o cálculo das receitas e das despesas, ou seja, com a estimativa das entradas e saídas ao logo do período.

 

Em breve disponibilizaremos o Dashboard de Metas, onde poderá visualizar as Metas para Vendas, Compras, Bonificação, Margem versus o Realizado, será outra importante ferramenta para poder administrar.