O carnaval está chegando e o clima de folia está no ar. E, você supermercadista, não pode ficar de fora desta festa, não é mesmo? Afinal, segundo a Confederação Nacional do Turismo, os foliões gastam cerca de R$ 8 bilhões durante a festa. Por isso, saber como preparar a sua loja para o carnaval é fundamental para aproveitar melhor essa data e vender cada vez mais. E, foi pensando nisso que criamos o texto a seguir. Nele, te mostramos 6 dicas sobre como preparar a sua loja para o carnaval. Confira!

6 Dicas para preparar sua loja para o carnaval

Como falamos acima, com os dias de folia se aproximando, é necessário preparar sua loja para vender bem no carnaval. Porém, além de caprichar na decoração de seu supermercado, é necessário contar com os SKU’s mais vendidos para essa data. 

Por isso, é necessário se atentar em pontos como os que apresentamos abaixo:

  • Negociar com os fornecedores;
  • Capriche nos SKU’s mais buscados;
  • Crie diversas ações de marketing;
  • Treine seus colaboradores para atender os foliões;
  • Não esqueça de garantir que seu e-commerce estará com as promoções ofertadas em loja;
  • Realizar um planejamento para aproveitar o melhor da data.

Abaixo, vamos entender melhor essas dicas!

Negociar com os fornecedores

Negociar com seus fornecedores, é o passo inicial para alavancar suas vendas no carnaval. Afinal, dessa forma você garante o melhor preço ao comprar os produtos essenciais para a data, como cerveja, gim (que está MUITO em alta atualmente), entre outras bebidas, as refrescantes e hidratantes, como, água de coco, água mineral, isotônicos, entre outros.

Uma forma de garantir melhores preços nesta data, é mostrar dados concretos para seus fornecedores de que seus produtos são os mais procurados em sua loja neste período. 

Para te ajudar nessa negociação, contar com uma plataforma de Business Intelligence, como o Bluesoft Intelligence é fundamental. Para entender melhor os diferenciais que ela oferece para seu supermercado, confira o texto que fizemos com 10 Benefícios do B.I. para Supermercados

Capriche nos SKU’s mais buscados

Agora que você já sabe como negociar com seus fornecedores, é necessário garantir que o seu estoque esteja preparado para lidar com as vendas do período. 

Por isso, é necessário ter todas as informações necessárias sobre o seu estoque de fácil acesso. Assim, você consegue prever os itens que estão prestes a acabar na gôndola, evitando rupturas e agregando mais valor para o seu consumidor.

Além disso, como você garantiu os melhores preços com o seu fornecedor, você consegue caprichar nas promoções, atraindo o consumidor que busca pelos menores preços. Mas, é sempre importante lembrar de garantir que suas campanhas não te darão uma dor de cabeça.

Por isso, para te ajudar a aproveitar da melhor maneira essa data, baixe gratuitamente o nosso e-book “Como Melhorar suas Margens de Lucro com Promoções”, que fizemos em conjunto com a Smarket, para auxiliar você, varejista, a garantir o melhor preço, sem ter dores de cabeça com isso!

Crie diversas ações de marketing

E, de que adianta você negociar com o seu fornecedor, garantir os melhores preços para os SKU’s e preparar o seu estoque, se você não comunica para seus consumidores suas promoções?

Por isso, é de suma importância que você crie diversas ações de marketing, sejam elas direcionadas a um tipo de público ou mais geral. Explore seus diferenciais, seja ele o preço baixo, vender a bebida gelada ou a localização, que pode ser próxima das grandes concentrações, facilitando a logística do folião. 

Independente de qual seja o seu diferencial ou qual é a sua promoção, não deixe de criar ações de marketing. Esse pode ser o diferencial que irá te fazer vender mais nessa data.

Treine seus colaboradores para atender os foliões

Agora que você já negociou com seus fornecedores, preparou seu estoque e criou os locais especiais de venda para os produtos do carnaval, é necessário treinar seus colaboradores para atender os foliões.

Afinal, você irá lidar com um público que está com o astral em alta e muito animado, portanto, não será o seu supermercado que vai estragar essa experiência do seu consumidor, não é mesmo?

Por isso, lembre-se de garantir que seu colaborador não será rude com os consumidores e saiba informar ele da melhor maneira sobre os produtos para o carnaval.

Além disso, vale também criar uma orientação especial para seus colaboradores lidarem da melhor maneira com consumidores embriagados, algo que pode ser comum nessa data sazonal.

Não esqueça de garantir que seu e-commerce estará com as promoções ofertadas em loja

Além dos foliões que vão para os bloquinhos e adoram uma farra, também existe o pessoal que é adepto do carnaval com séries e comida. Por isso, é importantíssimo que o seu e-commerce esteja com as mesmas promoções do seu supermercado físico.

Além disso, adotando esse tipo de estratégia, você consegue captar o interesse do folião que vai preparado para curtir o dia e quer realizar suas compras com antecedência e está pesquisando o melhor preço na internet.

Por isso, não deixe de atualizar o seu e-commerce e também de deixar a sua loja virtual com a cara do carnaval. E, para te ajudar a ter mais sucesso ainda no mundo virtual, baixe gratuitamente o e-book “E-Commerce para Supermercadistas”

Nele, te damos as melhores dicas para você expandir a atuação do seu supermercado da melhor maneira!

Realizar um planejamento para aproveitar o melhor da data

E por último, mas não menos importante, não se esqueça de realizar um planejamento consistente e que tenha a ver com o seu objetivo para o carnaval. Apesar de listarmos como nossa última dica, essa é a mais importante, pois impacta no restante.

Por isso, gaste o tempo necessário para que você tenha um planejamento que faça sentido para a sua empresa e que atinja o seu público. Analise seus consumidores e os dados coletados por seu supermercado, faça pesquisas de mercado, crie estratégias de marketing, enfim. Faça tudo para garantir que seu carnaval seja um sucesso de vendas.

E, para te ajudar em seu planejamento, baixe gratuitamente o Calendário do Varejo 2020! Nele, separamos as principais datas e eventos para você, varejista, não deixar nada escapar!

Conclusão

Agora que você já conheceu as nossas 6 dicas para preparar a sua loja para o carnaval, vamos colocar ela em prática?

Vale destacar que apesar de termos direcionado as dicas para o carnaval, elas podem muito bem serem utilizadas como um direcionamento para te ajudar a se preparar para outras datas sazonais, como a páscoa, o dia das mães, etc.

Por isso, não deixe com que nenhuma data passe em branco, realize a preparação de sua loja de forma antecipada para garantir que você terá sempre lucro nessas datas!