Nós já falamos aqui sobre como o supermercado pode ser omnichannel e também trouxemos alguns dos principais conceitos dele no varejo. Afinal, oferecer uma experiência memorável para seu consumidor, em tempos de pandemia, tornou-se ainda mais indispensável para que ele se fidelize com sua marca.

E é por isso que fizemos esse artigo, afinal, é preciso que você, varejista, saiba como o seu supermercado pode ser omnichannel e quais os benefícios disso para sua operação. Confira!

Exemplos de como o Supermercado pode ser Omnichannel

Como falamos acima, o Omnichannel é o uso das tecnologias no varejo supermercadista, visando melhorar cada vez mais a experiência do consumidor durante sua compra. 

É importante analisar que os momentos de compra de um consumidor começam antes dele entrar em sua loja. Afinal, o supermercado online foi uma das tecnologias que mais teve destaque em 2020, chegando a aumentar em mais de 180% seu volume de vendas. Por isso, os principais exemplos de como o supermercado pode ser omnichannel que trouxemos, são:

  • Diferentes maneiras de entrega de uma compra online;
  • Oferecer o WiFi em sua loja;
  • A implementação da Jornada Figital no seu Supermercado;

Abaixo, vamos entender melhor sobre esses exemplos de como o Supermercado pode ser Omnichannel!

Diferentes Maneiras de entrega de uma compra online

Quando estamos falando sobre Omnichannel, alguns tipos de entrega dos alimentos comprados via e-commerce possuem bastante destaque: 

  • O BOPIS (Buy on-line, pickup in store, ou em português “Compre on-line e retire na loja”);
  • O BORIS (Boy on-line, return in store, ou em português “Compre on-line e devolva/troque na loja”);
  • O ROTIS (Reserve on-line, try on in store, ou em português, “reserve on-line, prove na loja”), muito usado no mundo do varejo fashion;
  • O uso de lockers para a entrega dos produtos em um caminho que facilite a vida do consumidor;

Essas formas de entrega de uma compra online, facilitam a vida do seu consumidor, que pode escolher qual melhor se adapta a sua realidade. É importante que você deixe isso bem explicado no checkout do seu e-commerce, dessa forma, seu cliente não se confunde e tem uma experiência positiva de compra em seu estabelecimento.

Oferecer o WiFi em Sua loja

Oferecer o WiFi em sua loja é importantíssimo. Afinal, de acordo com a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), para investigar o perfil e os hábitos de compra dos consumidores digitais, cerca de 97% dos clientes buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas.

Ou seja, os estabelecimentos, principalmente os supermercados, que oferecem o WiFi para os clientes possuem um diferencial em relação ao seu concorrente. E é aqui que entra em cena a possibilidade de utilizar os aplicativos, que, aliados a um Big Data, permite que os supermercadistas ofereçam ofertas exclusivas de acordo com os dados coletados e seu histórico de compra. 

Logo, vimos que o marketing de massa é algo ultrapassado. A bola da vez agora é o marketing direto e personalizado. No Brasil, o Grupo Pão de Açúcar foi pioneiro com seu aplicativo Meu Desconto que oferece ofertas personalizadas de acordo com os hábitos de consumo do cliente, apresentando elas em formatos de cupons que podem ser resgatados através do celular na hora da compra.

A partir do conhecimento do hábito dos consumidores é possível estabelecer uma estratégia de negócio mais sólida, baseada em dados e não em crenças ou falsos paradigmas. O objetivo final é permitir que seu cliente se sinta atendido e satisfeito, independente do canal em que ele está.

Porém, lembre-se sempre de garantir que o uso dos dados desses consumidores, seja algo consentido e expresso para ele. Afinal, você não quer ser autuado pela LGPD, não é mesmo?

A implementação da Jornada Figital no seu Supermercado

Apesar de parecer complexo, esse termo é mais simples do que nós imaginamos e o próprio nome nos dá uma dica do que é: a jornada de compra do consumidor, que busca informações sobre um determinado produto na internet, fecha a compra online e, vai para a loja física, apenas para retirar sua compra. 

Segundo um estudo realizado pela GFK, os principais segmentos do varejo que são “afetados” pela jornada figital, são: Bens de Consumo não Duráveis, Tecnologia, Produtos para a casa e Cosméticos.

Além disso, segundo a pesquisa “Varejo em Transformação”, feita pela Deloitte, “para 65% das empresas ouvidas, mais da metade de seus clientes apresentam comportamento phyigital. Ou seja, consultam preços na internet enquanto estão na loja física.”. Isso demonstra que o Figital é um caminho só de ida, tendo o varejista a necessidade de se adaptar a essa nova jornada de compra.

E, como o varejista consegue viabilizar isso, para seu consumidor? Algumas estratégias são via social Selling, Vendas via WhatsApp, disponibilização de aplicativos, através de informações detalhadas nas descrições dos produtos, entre outras ações.

Ou seja, quanto mais disponível o varejista estiver, mais fácil será para o consumidor achar ele, aumentando assim a possibilidade de realizar uma compra. Porém, vale ressaltar que o consumidor figital é ainda mais exigente, buscando sempre mais conveniência, sempre com segurança ao realizar suas compras. 

Por isso, alguns varejistas buscam aumentar a quantidade de informações disponíveis para o seu cliente. Um exemplo, é o do aplicativo Magalu, que permite que o usuário realize suas compras e pesquisem também, se as lojas próximas de sua casa, possuem o produto buscado. 

O App da empresa também permite que a compra seja feita online, retirando o pedido na loja física. Dessa forma, seu consumidor ganha em agilidade e economiza o valor do frete, trazendo dois benefícios para ele. 

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer alguns exemplos de como o supermercado pode ser omnichannel? Esperamos que elas te auxiliem na transformação digital do seu estabelecimento, gerando ainda mais comodidade para o seu consumidor.

Vale reforçar que o Omnichannel, é uma plataforma importante para os supermercados em tempos de coronavírus, afinal, não são todos os clientes que irão se expor. Logo, você precisa garantir que esse consumidor seja bem atendido e consiga realizar suas compras mesmo à distância.