O RFID, ou identificação por radiofrequência, é uma tecnologia que permite a identificação de qualquer objeto sem a utilização de fios. Para realizar esse processo, ele utiliza ondas de rádio, que normalmente está localizada na etiqueta do produto.

Porém, o seu uso no varejo não é limitado apenas à identificação. Por isso, criamos o texto a seguir. Nele, mostramos como o uso dessa tecnologia vem revolucionando o varejo, diminuindo suas perdas e, consequentemente, aumentando suas margens de lucro. Confira!

O que é o RFID

Conforme falamos acima, o RFID (Radio Frequency Identification), é uma tecnologia que utiliza a frequência de rádio, para realizar a captura de dados, sendo incorporada recentemente à cadeia de suprimentos, sistemas de check-out e identificação de itens no varejo. 

Nos produtos, essa tecnologia pode ser utilizada sozinha ou, de forma complementar aos já famosos códigos de barras. Afinal, ela te auxilia a ter mais velocidade em processos, como a gestão de estoque, check-out facilitado, entre outros. Além disso, essa tecnologia também te auxilia a prevenir suas perdas quando relacionadas a roubos, aumentando seu lucro.

Abaixo, vamos entender quais são os principais usos do RFID no varejo!

Principais usos do RFID no varejo

Quando falamos sobre os usos do RFID no varejo, temos diversos canais que se beneficiam dessa tecnologia. Os principais que destacamos, são:

principais usos do RFID pelo varejo

Abaixo, vamos entender melhor sobre esses pontos apresentados acima!

Manutenção do Estoque

O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), desenvolveu um sistema chamado de RFly, que adiciona um chip RFID a drones que conseguem localizar itens no estoque facilmente. 

Com um erro de 19 centímetros, que pode ser facilmente compensado por intervenção humana, essa tecnologia é promissora e promete evoluir, podendo se tornar realidade nos próximos anos, especialmente para os nichos de varejo em que o RFID já é predominante.

Assista no vídeo abaixo, como funciona o RFly:

Prevenção de Perdas

Quando falamos na Prevenção de Perdas, as tecnologias RFID são um excelente aliado do supermercadista. Afinal, cada item possui uma etiqueta única. 

Isso permite que você tenha um melhor controle no seu estoque, além de conseguir identificar de maneira rápida e simples, qual é a curva de saída dos itens, permitindo que você tenha uma melhora significativa no seu processo de compras. 

Além disso, por cada item ter o seu código único, essa tecnologia é uma grande aliada da prevenção de perdas. Afinal, caso o consumidor tente sair do seu estabelecimento levando algum produto, ao passar pela antena que transmite a frequência de RFID para seu sistema, ela irá ativar um alarme.

Isso dificulta e inibe cada vez mais esse tipo de ação dentro do seu supermercado.

Check-out sem atrito

Além de ser um grande aliado na prevenção de perdas e no controle do seu estoque, o RFID também te auxilia com o check-out sem atrito. Um exemplo recente, vem diretamente do Canadá, mais especificamente, da rede de supermercados Sobeys.

A rede está testando um carrinho que escaneia e pesa os itens, assim que eles são colocados em seu interior. Além disso, o carrinho ainda possui um visor, que mostra em tempo real o registro da compra.

E, o carrinho ainda possui inteligência artificial, permitindo que o consumidor inclua sua lista de compras, auxiliando em seu processo de comprar.

Abaixo, um vídeo que mostra como o carrinho, que foi criado pela Caper funciona. Veja:

Medição do Mapa de Calor da Loja

E por último, mas não menos importante, vem a Medição do Mapa de Calor da Loja, utilizando tecnologias RFID. Afinal, se no e-commerce é muito comum fazer uma série de análises sobre a visita do cliente ao site, em quais produtos se interessou, entre outras.

No varejo físico, isso também se torna possível. Afinal, com o uso de câmeras inteligentes (com RFID) e Internet das Coisas (IoT), extrair essas informações do seu cliente em seu PDV ficou cada vez mais fácil. 

Apesar de estar se democratizando no Brasil, essa tecnologia ainda é pouco utilizada. Um varejista que consegue utilizar ela de forma positiva, é a Amazon. 

Em seu supermercado autônomo, o Amazon Go, a empresa usa a tecnologia de câmeras não só para identificar os itens que o cliente tira das gôndolas para fazer a cobrança automaticamente na saída da loja. Além disso, ela também coleta dados sobre a rota da pessoa, os produtos que se interessou, dentre outras coisas.

Isso permite que ela tenha mais informações e consiga melhorar cada vez mais seus SKUs, sempre de acordo com o que o consumidor deseja consumir.

Cases de uso do RFID no Varejo

Para te ajudar a entender melhor como o RFID trabalha no varejo, trouxemos alguns cases famosos no mercado. Confira!

JD.com

Quando falamos sobre cases de uso do RFID no varejo, conseguimos pegar ótimos exemplos vindos da China. O país asiático é um dos pioneiros na utilização dessa tecnologia. E conseguimos notar como ela está modificando o dia a dia dos chineses. 

A JD.com, por exemplo, instalou em suas lojas de conveniência uma solução que utiliza o RFID. Seu uso principal é através das câmeras no teto, que identificam o movimento dos clientes e geram mapas de calor para monitorar as áreas de maior ou menor fluxo dentro da loja, gerando insights sobre o mix de produtos e preferências dos consumidores.

Além disso, essas câmeras identificam qual a reação do cliente ao ver o produto e, os sensores de gravidade analisam se as gôndolas estão vazias ou cheias. 

Dessa forma, o repositor é notificado quando existe uma ruptura, aumentando a sua performance e diminuindo as perdas por esse motivo. E por fim, as etiquetas de preços são eletrônicas, o que agiliza a troca de preço e a criação de ofertas.

Alibaba

Ainda em território chinês, a Alibaba lançou o restaurante mais tecnológico do mundo, totalmente robotizado: o Freshippo

A sua experiência é assim, ao chegar no restaurante você pede uma mesa através do aplicativo do Freshippo e, ao sentar, você escaneia um código QR para que então os robôs saibam onde exatamente você está sentado. 

Depois você escolhe seu prato através do aplicativo e logo a comida é entregue por robôs que andam por uma esteira ao lado da mesa. Os robôs usam tecnologia RFID para identificar onde é sua mesa. Quando você termina sua refeição, outro robô vem retirar seus pratos.

Veja no vídeo abaixo, mais detalhes sobre como funciona toda essa experiência:

Amazon Go

Talvez o maior case quando estamos falando sobre a utilização do RFID no varejo, é o da Amazon Go. Ela utiliza essa tecnologia para coletar os dados sobre a rota do consumidor, como os produtos que ele se interessou, qual foi o tempo de permanência na loja, dentre outras coisas.

Além disso, o que mais chamou a atenção desde o seu lançamento, é que se trata de um supermercado que opera sem caixas para cobranças de clientes.

Para comprar, o consumidor precisa ter uma conta na Amazon e o aplicativo da Amazon Go instalado em seu smartphone. Para entrar na loja, o cliente precisa passar por uma catraca eletrônica que lê um QR Code gerado pelo app, identificando-o e dando início a sua compra.

Os corredores da loja, gôndolas e prateleiras são equipadas com câmeras e sensores que são capazes de identificar com exatidão quais foram os produtos retirados da prateleira, incluindo-os em um carrinho virtual ou até mesmo retirando automaticamente caso o cliente devolva o produto à gôndola.

Quando o cliente finaliza sua compra pegando todos os produtos desejados, ele pode simplesmente ir embora!

Os sensores identificam automaticamente a saída do cliente da loja, encerrando o carrinho virtual e debitando o valor dos produtos diretamente do cartão de crédito associado a sua conta da Amazon.

Essa tecnologia é conhecida como Just Walk Out ou “apenas saia” e tem feito bastante sucesso no exterior.

Zaitt

E é claro que não poderia faltar um representante brasileiro dentro dos cases apresentados, não é mesmo? E a Zaitt não sai atrás da Amazon Go. Afinal, para realizar compras no supermercado, é preciso apenas ter o aplicativo instalado com o seu cartão de crédito cadastrado. 

Após isso, para entrar no supermercado, é preciso escanear o QR Code na entrada e fazer o reconhecimento facial depois.

E é interessante notar como a empresa faz o uso da tecnologia RFID, pois nas unidades de São Paulo, não é necessário escanear os produtos que você deseja comprar. Basta pegar eles na prateleira e, ao sair do estabelecimento, o check-out é feito de forma automática e rápida, gerando na tela, um resumo do que foi comprado e uma solicitação de aceite.

Após isso, basta sair do supermercado com seus produtos e ir para o seu destino. Veja o vídeo abaixo para entender melhor sobre o funcionamento do Zaitt.

Conclusão

Legal entender como as tecnologias, como o RFID, facilitam a nossa vida e nos ajuda a economizar tempo, não é mesmo?

Mas é importante lembrar sempre que, apesar de contar com a tecnologia em nosso estabelecimento ser algo que faz a diferença para o consumidor, se o básico em sua loja não for bem feito, ele irá reclamar.

Por isso, analise e veja se o básico você faz bem feito antes de inovar em seu estabelecimento, para aí então, ir em busca de aumentar o valor percebido pelo seu cliente com a adoção de novas tecnologias.