Seja bem vindo ao Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema em Nuvem Especializado em Redes Varejistas e hoje eu vou falar sobre o COAF.

O COAF ou Conselho de Controle de Atividades Financeiras, é a unidade de inteligência financeira brasileira, no combate e prevenção ao crime de lavagem de dinheiro.

O crime de lavagem de dinheiro consiste em ocultar ou dissimular a natureza de bens, direitos ou valores oriundos de crimes.

Geralmente é o ato ou sequencia de atos praticados para mascarar a natureza, localização, movimentação ou propriedade de bens, entre outros, com a intensão de reinseri-los na economia com aparência de licitude.

O COAF é um órgão administrativo, responsável pela prevenção e fiscalização da prática do delito de lavagem. E tem por finalidade disciplinar, aplicar penas administrativas, receber, examinar e identificar as ocorrências suspeitas previstas na Lei.

Desse modo, o COAF é o principal órgão brasileiro neste tipo de inteligencia, além de ser responsável por elaborar autoavaliações e enviar relatórios anualmente ao GAFI ou Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo.

Assista ao vídeo. =D