Seja bem vindo ao Papo express da Bluesoft, Sistema de Gestão para o Varejo na nuvem, e hoje Wilson Souza fala sobre a estratégia de Click and Collect.

Segundo algumas pesquisas, 44% dos usuários de internet abandonam o carrinho por considerar o frete muito caro, assim como 22% desistem por não encontrarem informações ou boas opções de entrega. Para tentar diminuir esse problema, uma das estratégias que vem sendo adotada em alguns países é o chamado Click and Collect ou a retirada em loja.

A retirada em loja vem se tornando cada vez mais popular em diversos países por ser uma escolha conveniente e que ainda pode trazer certa economia, principalmente se o consumidor estiver próximo às lojas físicas em seu dia a dia. Além disso, essa opção atrai um público bastante comum na internet, o cliente que não quer ir a loja física, mas precisa do produto rapidamente.

Com essa estratégia, o cliente pode fazer pesquisas em diversas lojas e selecionar aquela que tem o melhor custo/benefício para ele. Note que o fator preço pode não ser o decisivo e sim, o tempo para obter o produto. Em geral, o segmento de moda é o mais impactado com essa estratégia, assim como os supermercados online.

Assista ao vídeo. =D

Agregar a operação de click and collect ao seu e-commerce, além de poder aumentar a taxa de conversão e o ticket médio, reforça a identidade da sua marca ao proporcionar mais uma experiência multicanal ao cliente, o que demonstra preocupação em atendê-lo da melhor forma possível no momento da compra.