Muitos varejistas ainda tem dúvidas se adotar um modelo logístico com Centro de Distribuição próprio é ideal. Embora um CD possa ser uma excelente vantagem competitiva para o negócio, há desafios que o empresário precisa estar atento antes de tomar uma decisão.

Preparado para descobrir o que é um Centro de Distribuição e se ele é aderente à sua logística? Então continue lendo:

Afinal, o que é Centro de Distribuição?

Um Centro de Distribuição (CD) é uma unidade onde se concentra as tarefas de armazenagem e transporte de mercadorias. Ao reunir os produtos em um só lugar é mais fácil despachá-los para outras unidades, filiais ou até mesmo entregar à clientes.

No CD são realizadas diversas atividades cruciais para a operação do negócio, como por exemplo, recebimento, armazenamento, processamento de cargas, carregamento de veículos etc. Há casos em que também é nos CDs onde se colocam embalagens e rótulos em produtos, processam pedidos e até mesmo se emitem notas fiscais.

O que levar em conta antes de criar um Centro de Distribuição?

Há vários fatores que devem ser avaliados antes de implantar um Centro de Distribuição. Principalmente:

  • Localização;
  • Porte e modelo de negócios;
  • Mão de obra empregada no estoque.

Localização

A localização de um Centro de Distribuição é uma das decisões mais estratégicas que um empresário pode tomar.

Uma prática é instalar o Centro de Distribuição próximo de rodovias para facilitar a entrada e retirada de mercadorias. Porém, outros fatores devem contar, como por exemplo, trânsito, proximidade com fornecedores e com as unidades que serão abastecidas etc.

Um CD é normalmente composto de um galpão ou conjunto de galpões para agrupar a maior quantidade de cargas possível. Além disso, é preciso espaço para estacionamento e para o processo de abastecimento de caminhões.

A localização do Centro de Distribuição também pode influenciar na quantidade de impostos que a empresa vai pagar. Isso, pois estados e municípios podem ter políticas diferentes para cobrar tributos, por exemplo, as variações do ICMS. Além disso, é possível negociar incentivos fiscais com governos estaduais ou municipais.

Porte e modelo de negócios da empresa

Um Centro de Distribuição é ideal para empresas de diversos segmentos de mercado, como indústrias, atacadistas e distribuidores e redes varejistas. Porém, antes de decidir adotar um CD na sua logística é preciso avaliar se isso vai, de fato, melhorar o processo.

Geralmente, quanto maior o número de clientes e setores de atuação, mais CDs uma empresa possui.

Agora, caso um CD distribua um volume de mercadorias muito baixo, sua existência, ou, pelo menos, sua localização, pode ser um erro.

Mão de obra empregada no estoque

Um ótimo critério para analisar a implantação de um CD é a quantidade de mão de obra empregada nos estoque descentralizados. Reunir os estoques em um só lugar traz sinergia nas operações e de pessoal.

A manutenção dos EPIs (equipamentos de proteção individual) fornecidos aos funcionários e dos EPC (equipamentos de proteção coletivo) também deve entrar nessa conta.

Vantagens de um Centro de Distribuição

Há inúmeras vantagens que um Centro de Distribuição pode trazer a um negócio. Por exemplo:

  • Redução de custos logísticos;
  • Gestão de compras e relacionamento com fornecedores;
  • Maior controle dos processos logísticos;
  • Melhoria na qualidade do atendimento e aumento da lucratividade.

Redução de custos logísticos

Adotar um Centro de Distribuição pode ser um divisor de águas nos custos logísticos de uma empresa. Agora, vamos ver como um CD impacta cada fator que compõe os custos logísticos:

  • Custos de Armazenagem

O custo de armazenagem da operação pode ser reduzido consideravelmente com um Centro de Distribuição. Isso, pois, ao concentrar os produtos em um único lugar, é mais fácil seguir processos e padronizações.  

Além disso, o aluguel ou mesmo compra do espaço para um CD podem minimizar a necessidade de reformas para manutenção na sede da empresa.

  • Custos de Estoque

Ao concentrar recebimento e distribuição de cargas para unidades de acordo com a necessidade, o estoque delas pode ser minimizado. Além disso, a Administração de Estoque como um todo pode ficar mais fácil ao adotar um Centro de Distribuição

Um estoque bem administrado evita rupturas de estoque e possibilita a Prevenção de Perdas. O agrupamento do estoque ajuda ainda a abastecer as unidades durante Sazonalidades e demandas não previstas.

  • Custos com Processamento de Pedidos

Os custos com processamento de pedidos também podem ser reduzidos com um Centro de Distribuição com boa produtividade.

Isso, pois com boa execução, um CD pode reduzir o esforço das etapas do ciclo do pedido, como, preparação, transmissão, recebimento e expedição do pedido e o relatório da situação.

  • Custos com Transportes

Há diversos custos com transportes que podem ser minimizados com um bom Centro de Distribuição. Por exemplo:

Gestão de Frota – Uma boa localização implica em menos custos com combustível e manutenção da frota empregada na logística.

Custo com Fretes – Ao direcionar os pedidos para um mesmo lugar é possível reduzir os custos com fretes e ainda fidelizar fornecedores.

Gestão de compras e relacionamento com fornecedores

Um Centro de Distribuição com estoque organizado ajuda na Gestão de Compras porque evita compras desnecessárias. Isso, pois evita que produtos sofram danos, passem da validade ou mesmo não sejam encontrados na separação.

Contar com um Centro de Distribuição pode ajudar a potencializar o relacionamento com o fornecedor. Isso, pois em vez de fazer pequenas entregas para abastecer as unidades do varejista, ele pode entregar o pedido inteiro no CD, o que reduz custos com transportes e tempo desprendido.

Além disso, é possível ainda comprar produtos de alto giro com uma boa negociação (o que geralmente implica em grandes quantidades) e atender as unidades conforme suas necessidades.

Maior controle dos processos logísticos

Unificar o estoque e os esforços em um único lugar permite mais controle dos processos logísticos e cria padronizações. Desse modo, é possível evitar que cada unidade adote um tipo de classificação de produtos ou critério de separação.

Criar uma unidade em toda empresa é muito útil, principalmente quando há trocas ou transferências de estoque de uma loja para outra.

Melhoria na qualidade do atendimento e aumento da lucratividade

Quando uma empresa conta com um bom processo logístico o consumidor é o principal beneficiado. Podemos dizer que adotar um Centro de Distribuição impacta no atendimento ao cliente por causa dos seguintes consequências:

  • Em unidades bem abastecidas o cliente sempre encontra o produto que busca e o negócio não perde vendas.
  • Quando o setor de compras possui um alto poder de negociação, é possível oferecer preços mais baixos aos shoppers.

Clientes satisfeitos compram mais, com mais frequência e ainda oferecem indicações para outros. Em outras palavras, atender as expectativas do shopper se traduz em aumento do faturamento e da lucratividade do negócio.

Além disso, um atendimento de qualidade impacta também no market share e na competitividade do negócio frente a concorrentes.

Desvantagens de um Centro de Distribuição

Enquanto um Centro de Distribuição bem planejado e executado pode ser a vantagem competitiva que seu negócio precisava, um com baixa performance pode prejudicar o caixa e a operação da empresa.

Antes de decidir incluir CDs na logística do seu negócio é preciso planejar muito bem, pois sempre é um investimento alto.

Além do capital inicial necessário, é preciso estar atento a um possível aumento dos custos operacionais. Isso, pois esse empreendimento costuma gerar as seguintes despesas:

  • Aluguel ou compra do espaço do CD;
  • Manutenção do Espaço;
  • Impostos (como IPTU) e seguros (como contra roubos e incêndios);
  • Valor da folha salarial dos funcionários exclusivos do CD;

Como otimizar os processos logísticos

Um sistema de gestão empresarial (ERP) é um dos principais aliados para otimizar os processos logísticos de qualquer negócio.

A automatização de processos traz segurança e assertividade aos processos logísticos das empresas, além de outras vantagens.

Vale destacar alguns processos logísticos e funcionalidades que um bom ERP consegue administrar e automatizar, facilitando assim, a rotina no Centro de Distribuição.

Conclusão

Antes de tomar qualquer decisão, é importante não economizar tempo e recursos na pesquisa e conhecer muito bem as características e necessidades da sua empresa.

Desenvolver um Centro de Distribuição pode ser a vantagem competitiva que o seu negócio estava precisando. Porém, espero que este artigo tenha sido claro sobre os desafios e impacto que isso pode trazer para a operação.