Você já conhece o cartão private label? Traduzindo o termo, ele significa “marca própria”. Ou seja, esse tipo de cartão é emitido pela própria empresa e geralmente só pode ser usada naquele varejo. Mas, vale lembrar que ele não se limita apenas a supermercados, podendo ser oferecido por uma loja de departamentos ou outra empresa varejista, por exemplo.

Sabemos que os varejistas precisam inovar diariamente e as estratégias usadas não podem se resumir apenas à propaganda, degustação e posicionamento dos produtos nas gôndolas. 

Por isso, essa é uma modalidade que vem crescendo ao longo dos últimos anos. E, a maioria das grandes redes já tem o próprio cartão e usa isso como forma de atrair e fidelizar clientes. 

Isso ocorre porque, apesar de acostumados com os cartões de crédito tradicionais, muitos consumidores se sentem atraídos pelas facilidades que o private label pode oferecer. Elas são as melhores opções de parcelamento, promoções exclusivas e programa de fidelidade, por exemplo.

Pensando nisso, criamos esse artigo para que você tenha uma visão geral sobre os cartões private label e entenda porque seu supermercado deve ter um!

Você deve estar se perguntando, mas quais as principais vantagens de oferecer Cartões Private Label?

Aumento do engajamento

Adotar essa estratégia pode ser vantajoso tanto para a marca quanto para o consumidor. Afinal, ele impacta o relacionamento com o cliente, criando um tratamento diferenciado para o cliente, sentindo que você tem uma vontade maior em mantê-lo na carteira.

E não existe nada melhor para um varejista do que ver sua loja movimentada e cheia de clientes interessados em consumir seus produtos. Ao criar um cartão crédito especialmente para os clientes a tendência é que eles passem a comprar mais em seu estabelecimento, do que em qualquer outro.

Afinal, com o private label, ele possui as melhores oportunidades e alternativas de pagamento. Logo, seu cliente irá com mais frequência sua loja, se tornando fiel a sua marca. Dessa forma, ele pode até mesmo indicar para familiares e amigos as vantagens de comprar com você.

Sem os obstáculos de limite disponível para efetivar as compras, é mais fácil que seu cliente saia do mercado com itens que ele não tinha a intenção de comprar quando entrou, aumentando assim, o seu ticket médio.

Relatórios

Os dados sempre vão ser um bem valioso diante dos olhos de um varejista. Afinal, é a partir dos relatórios gerados que o empresário pode planejar ações publicitárias e de relacionamento de maneira mais assertiva. Assim, ele consegue desenvolver campanhas diferentes para grupos específicos de consumidores.

Além ser muito útil e servir de norte para a equipe de marketing, os dados dos seus clientes podem servir para o desenvolvimento de relatórios gerenciais, indicando onde seu negócio e seus investimento devem ser reforçados. Já que, você terá disponível o gasto por cliente, frequência de compra do público, e muito mais.

Na sua loja física, os ganhos vêm desde resultados mais práticos, como o crescimento das vendas e do número de consumidores, até o desenvolvimento das ações gerenciais e de campanhas de marketing mais precisa, tudo isso devido ao maior controle sobre o seu próprio negócio.

Aumento do ticket médio das vendas

Sabemos que o cartão private label oferece um crédito próprio, ou seja, ele não interfere no limite do cartão de crédito convencional. Dessa forma, há maiores chances de aumentar o ticket médio das vendas do seu supermercado.

Afinal, é muito comum que um cliente vá até sua loja disposto a encontrar um produto específico, mas depois de se deparar com às ofertas exclusivas para as compras feitas no cartão da loja acabe fazendo uma compra maior. Essas facilidades vão fazer com que ele consuma mais, por acreditar que seja uma ação vantajosa, o que de fato é.

É preciso acompanhar essa nova experiência de compra para fidelizar o cliente e dar apoio sempre que ele precisar. Como já foi dito, esse suporte deixa a relação mais confiável e engajada, proporcionando um crescimento sustentável com resultados significativos no faturamento.

A segurança pode ser um fator decisivo para o cliente na hora de finalizar suas compras. Afinal, sabendo o que pagará, quais as taxas menores e o fato de não ter ligação com outros créditos, a vontade do consumidor de manter ativo um cartão como o private label aumenta.

Apesar de não existir uma fórmula mágica para conquistar clientes, fazer um trabalho de avaliação e analisar alguns fatores, como práticas de mercado, perfil de compra do cliente, preferência por produtos, facilidade de compras, pode ajudar nessa missão.

Não se esqueça que o cartão private label não é apenas vantajoso para o consumidor, ele também pode ser para a sua loja, que contará com uma ferramenta de fácil monitoramento e com um grande potencial de aumento do faturamento.

Conclusão

Além disso, a  junção de todos os fatores citados acima também gera o aumento do movimento de clientes nas lojas. Vale destacar que isso não ocorre apenas pelas formas especiais de pagamento e pelas campanhas de marketing, mas também quando é preciso pagar a fatura do cartão ou contratar um serviço extra.

Espero que tenha ficado claro os benefícios de ter um cartão private label para as vendas em seu supermercado.