Neste Papo de Negócios, Wilson Souza conversa com Larissa Ramos e Vinícius Martins sobre Business Intelligence.

Business Intelligence ou como é conhecido popularmente como BI, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e úteis a fim de analisar o negócio.

O objetivo do BI é permitir uma fácil interpretação do grande volume de dados. Identificando novas oportunidades e implementando uma estratégia efetiva baseada nos dados e também pode promover negócios com vantagem competitiva no mercado e estabilidade a longo prazo.

O BI pode ser usado para ajudar na decisão de uma grande variedade de negócios variando do operacional ao estratégico. Decisões de operações básicas incluem posição do produto ou atribuição de preços. Decisões de estratégia de negócios abrangem prioridades, objetivos e direções do mais amplo nível.

Nesta conversa, cada um dos entrevistados comenta um pouco sobre o significado do BI, em quais pontos ele pode ajudar a sua empresa e o que a organização pode perder caso não utilize um BI.

Assista ao Vídeo. =D