Nos dias de hoje, a maioria das organizações já está convencida da importância de se utilizar ferramentas de BI para tomar melhores decisões operacionais, táticas e estratégicas.

Gostaria de consolidar nesse texto análises de alguns especialistas como Peter Juel Jensen sobre algumas das principais diferenças entre os dois principais líderes de mercado no segmento de BI: Tableau e Qlik.

Ambas as ferramentas são muito poderosas e as melhores referências no segmento, e como você já sabe a Bluesoft é parceira da Tableau, por isso vamos defender os diferenciais da Tableau e porque temos orgulho de oferecer nossas soluções de BI para você.

Tableau é Fácil e Intuitivo

Tableau é mais Moderno e mais Intuitivo, e com ele é mais fácil de fazer visualizações no Estado da Arte com interface Amigável e Bonita.

QlikView tem foco na Equipe de TI, Tableau nas pessoas de Negócio.

Com Tableau você consegue criar Dashboards profissionais “arrastando e soltando” sem precisar ser um especialista em tecnologia.

Além disso a Tableau investe alto em Pesquisa & Desenvolvimento e traz inovações frequentes.

Simplicidade e Transparência nos Preços

Já há algum tempo a Tableau apresenta em site as informações de preços de forma aberta e transparente. A Qlik abriu seus preços em 2012 porém depois acabaram mudando a política novamente.

Para você utilizar o Tableau em sua Empresa como Plataforma de BI, basicamente vai precisar adquirir licenças de desenvolvedor para as pessoas que forem criar novos Dashboards, e uma licença de servidor para cada usuário que precisar ter acesso para visualizar os dashboards na Internet (ou Intranet). Nada mais.

A QlikView, oferece vários tipos de licenças, além da licença para desenvolver e acessar pelo servidor você poderá precisar de licenças extras para acessar cada documento publicado, são as chamadas Document Client Access License (ou Document CAL – acesso de um usuário para um documento). Leia mais nesse documento ou nesse site. Você também poderá precisa de licenças (Npriting Sever License e Npriting Designer License) do Qlikview NPriting para configurar e distribuir seus relatórios em formatos como PDF.

Numa análise realizada por Andrei Pandre na época em que a Qlik abriu os preços, uma semelhante solução para 46 usuários, a Tableau oferece um preço aproximadamente 30% menor do que a QlikView se consideradas todas as licenças necessárias. “My estimate of total cost for 3 years came up as about $118K for Qlikview Deployment and $83K for Tableau Deployment (both before discounts and taxes and both do not include any development, training, consulting and IT cost).” Leia o artigo dele aqui.

Mais recentemente a Qlik lançou um produto chamado QlikSense, esse é melhor comparado ao Tableau em termos de funcionalidades do que o QlikView. O Qlik Sense é visto por muitos como uma Resposta da Qlik ao grande sucesso do Tableau.

Tableau tem uma Comunidade muito Forte

Com o Tableau Public você pode se inspirar em diversos Dashboards publicados pela Comunidade e publicar Dashboards gratuitamente através da ferramenta.

“O Tableau Public é uma nova plataforma gratuita para você contar histórias com seus dados na Internet.”

O Tableau Public já conta com mais de 100.000 autores, Mais de 500.000 Dashboards publicados e Mais de 450.000.000 de Visualizações.

Você pode navegar no Repositório de Dashboards do Tableau Public para se Inspirar e Criar seus Próprios Dashboards.

Veja alguns exemplo de publicações no Tableau Public

Company Privatizations in Europe, 1977-2013

Company Privatizations in Europe, 1977-2013

6. O Offline Reader do Tableau é Gratuito. Isso é você consegue criar seus Dashboards e Distribuir para outras pessoas consultarem e navegarem interativamente nas informações através do Tableau Reader.

Tableau é Líder no Gartner

Outro ponto interessante é analisar o quadrante mágico do Gartner que apresenta os líderes na área de “Business Intelligence & Analytics”. A Tableau está foi classificada como líder.

O relatório anual da Gartner sobre o mercado de business intelligence e análise tem um significado especial, pois ele reflete as inovações e as mudanças que conduzem esse mercado.

Tableau é Líder no Gartner

Material de Treinamento Aberto e Abundante

Além de ter uma comunidade madura que compartilha dashboards e visualizações no Tableau Public, a Tableau também disponibiliza treinamentos em vídeo (inclusive muitos em português) gratuitamente em seus site, veja mais informações aqui.

Veja o Case Brasileiro da Rede de Farmácias Pague Menos, por exemplo:

Infográfico da IntelliPaat (Tableau ou QlikView)

qilkview-vs-Tableau-2xvpmcr05vgo306cjnt4ow

Referências e Mais Informações

Experfy.com

Tableau.com

Qlik.com

A Bluesoft tem orgulho de sua parceria com a Tableau e através dessa parceria, com o produto Bluesoft Intelligence oferecemos para redes varejistas a melhor tecnologia para que possam tomar decisões estratégicas, táticas e operacionais em tempo real.

Entre em contato com nossa equipe comercial para descobrir como a Bluesoft pode ajudar sua empresa a tomar melhores decisões com o Bluesoft Intelligence.