Dentro das rotinas dos setores de contas a pagar e contas a receber há diversos termos únicos, mas que seu entendimento faz toda a diferença dentro dessas áreas tão importantes para as empresas. Por isso, hoje gostaria de falar um pouco sobre Borderô.

Preparado para aprender o que é borderô e como ele pode trazer rapidez e eficiência para uma empresa? Então continue lendo:

Afinal, o que é Borderô?

A palavra borderô vem do francês, bordereau. Este substantivo significa “registro, relação de operações financeiras, comerciais e etc.”

Um Borderô é uma lista ou agrupamento de títulos, a pagar ou a receber, referentes a bens de consumo ou serviços prestados. Esse conjunto de operações bancárias deve ocorrer no mesmo dia e na mesma conta bancária.

Adotar os borderôs traz um ganho operacional enorme para o setor financeiro das empresas.

Vale ressaltar que em produção de eventos, borderô tem um significado um pouco diferente. Este documento reúne todos os lançamentos, receitas e despesas, durante o período do evento. Isso vale para festas, partidas de futebol e eventos em geral.

Qual é o processo de um borderô?

Os borderôs devem reunir os títulos de acordo com seu objetivo, no caso, se é a pagar ou a receber. Estes títulos podem ser em diversos formatos como duplicatas, cheques, boletos, captações de cartão de crédito e etc.

Depois de finalizado, o borderô, seja de contas a receber ou a pagar, é enviado para o banco ou a outra empresa responsável para processamento. Depois de processado, ainda há a cobrança de encargos financeiros e despesas bancárias correspondentes.

Para enviar o borderô para o banco é possível utilizar o EDI, Electronic Data Interchange ou “troca eletrônica de dados” em português.

Conheça 5 Motivos para usar o EDI de Cobrança na sua empresa!

O borderô ainda pode ser impresso ou gerado em um arquivo TXT com seus dados. O layout do arquivo TXT utiliza os mesmos mecanismos da geração do arquivo remessa CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária).

Vantagens de usar borderô

Já deu para perceber que um borderô traz eficiência e praticidade para o departamento financeiro de uma empresa, não é mesmo?

Uma das principais vantagens do uso de Borderôs é que o seu movimento aparece no extrato bancário em uma única linha, já que ele representa uma lista de títulos. Isso facilita (e muito) as conciliações bancárias e impacta até mesmo na economia de folhas na impressão de extratos.

Descubra como reduzir perdas financeiras utilizando EDI de cartões.

Quais os desafios do uso dos borderôs?

Como um borderô é um conjunto de títulos, um problema com um deles pode prejudicar toda a operação. Isso vale para borderôs a pagar ou a receber.

Outro problema que ocorre muito com borderôs é quando há erro no envio dele ao banco ou empresa que irá realizar seu processamento. Por isso, verifique sempre se todos os dados estão preenchidos corretamente. Muitas vezes são erros simples, como trocar o campo de moeda usada na operação ou código do banco.

Borderôs e sistemas de gestão empresarial

Com todas essas vantagens fica claro que o seu sistema de gestão empresarial (ERP) precisa trabalhar bem com borderôs. Vale ressaltar, que um bom software consegue evitar os problemas que os borderôs podem apresentar.

Com o Bluesoft ERP, é possível fazer, por exemplo:

  • Consulta de Borderô de Cheques;
  • Realizar pagamento de folha salarial;
  • Criar e Consultar Borderôs a pagar;
  • Criar e Consultar Borderôs a receber;
  • Analisar detalhes de cada borderô, como por exemplo, descontos, abatimentos, juros e multas;
  • Contas a Pagar/Receber com Filtro por tipo de Borderô;
  • Estornar duplicatas de um Borderô quitado sem estornar o borderô inteiro;
  • e muito mais!

Conclusão

Agora que você sabe o que é e para o que serve um borderô, é praticamente impossível pensar em um departamento financeiro sem ele, não é mesmo?

As operações financeiras de uma empresa podem ganhar muita assertividade e agilidade adotando, borderôs em suas rotinas.

Além dos borderôs, há outras diversas formas de automatizar atividades e ganhar objetividade, como por exemplo, adotar um bom sistema de gestão empresarial.