Aqui começamos uma série onde vamos aprender boas práticas na operação logística. O foco aqui será o uso da logística no armazenamento e distribuição de mercadorias usando operadores logísticos ou centros de distribuição.

Endereçamento Logístico

Tudo começa com um bom endereçamento logístico que nada mais é do que um mapeamento físico de todo o armazém de forma organizada. É de suma importância que esta organização tenha  uma metodologia simples e de fácil assimilação, de forma que possa ser entendido por todos os colaboradores (novatos ou veteranos).

É importante que o endereçamento seja orientado geograficamente de uma forma bem simples através de muitas sinalizações, de modo que facilite a localização e locomoção dos produtos.

A estrutura do endereço logístico

É recomendado não usar letras na estrutura do endereço devido suas limitações. Elas podem se tornar confusas devido a falta de referência direta à localização. Como exemplo, podemos citar a situação de alguém ter que se locomover da rua 5 até a 15. A pessoa já tem em mente que ele deverá caminhar por dez ruas para chegar na rua 15. Esta mesma facilidade não terá se estiver na rua B e tenha que ir para a rua P.

Pensando desta forma, temos abaixo um exemplo de endereço logístico:

area

Repare que o endereçamento logístico pode ser relacionado ao endereçamento de bairros de uma cidade.

Área: Seria o equivalente ao bairro. São grandes espaços que, dependendo do tamanho do armazém, podem ser vários. Permite também manter a organização com o crescimento físico do galpão.

Rua: Também pode ser chamado de “Corredor”. Dentro de uma área deve ter apenas um número identificador para cada rua. A numeração deve ser voltada às docas, isto é, a rua número um deve ser a mais próxima à doca.

Coluna: Também representado pelos termos “Prédio” e “Módulo”. Cada rua terá vários prédios nos dois lados, cada um com uma numeração. Aconselha-se que a numeração das colunas seja semelhante às ruas de uma cidade, isto é, com números pares de um lado e ímpares do outro. Isto geralmente facilita a operação pois ela pode ser realizada de uma só vez, do início da mesma até o final, sem precisar voltar na mesma.

Nível: Corresponde aos andares de um prédio de uma rua. Sua numeração deve ser ascendente de baixo para cima.

Sequência: Também chamado de Apartamento devido sua correspondência a aos apartamentos do andar de um prédio. É a divisão do espaço de cada nível  de uma coluna em posições de armazenamento. Pode ser único, referente um palete, ou podem se referir a mais de um posicionamento. A numeração geralmente é da esquerda para a direita.

Segue exemplo do endereçamento de uma rua:

operador

No ERP Bluesoft é possível fazer este mapeamento e muito mais. Conheça AQUI.

Até a próxima parte.